Balanço 2011...

Este ano 2011 foi um ano muito positivo em termos de leituras. Li mais 30 livros do que o ano passado, portanto li cerca de 83 livros, 11 dos quais infantis.

Foi também o ano em que me desviei mais da minha lista de leitura, elaborada no início do ano e não consegui completar o meu desafio literário de 2011 - ler “D. Quixote” de Cervantes. Estou no final do primeiro volume e a gostar imenso!

Foi também um ano em que o …viajar pela leitura… realizou mais passatempos (cerca de 50 se não estou em erro) e que se atingiu em vários dias as 1000 visitas diárias. Comprei menos livros novos e mais em alfarrabistas, nomeadamente na Livraria Barateira (que tem óptimos livros a óptimos preços) e as minhas estantes passaram para mais duas este ano :)

Palpita-me que em 2012 o blogue vai estar mais calmo em termos de passatempos, divulgações/novidades e de actualizações diárias, mas mais pessoal em termos de rubricas.

Penso que 2012 será um excelente ano de leituras, espero terminar em breve “D. Quixote” que já devia estar finalizado há muito e logo se vê qual será “O Livro” de 2012. Confesso que adoraria ler “Os Miseráveis”, mas não me atrevo, ainda não vou pensar tão alto… :P

Um aspecto muito positivo, este ano, foi a leitura de vários autores portugueses entre os quais, Cristina Torrão, Casimiro Teixeira, Paulo Alexandre e Castro, Fernando Évora, Manuel Poppe, Miguel Almeida, Pedro Miguel Rocha, Hugo Girão, Patrícia Carreiro…Espero que estes autores tenham a divulgação merecida nos próximos anos porque o merecem e muito!

Foi também um ano de algumas desilusões com alguns autores, nomeadamente Valter Hugo Mãe e José Luís Peixoto, pois uma vez contactados para participarem da rubrica “O Livro” aqui no blogue, o primeiro não se dignou a responder e o segundo em resposta alegou não ter tempo para a rubrica.
Acredito que realmente o tempo seja limitado, mas teria sido simpático se tivessem participado, pois acredito que os visitantes do blogue gostassem de ler um breve texto escrito pelos escritores em questão.

Também resolvi retirar a classificação que costumava dar aos livros pois, tornava-se difícil decidir entre um bom e um muito bom ou entre um muito bom e um excelente.

E para o balanço de 2011, penso que não há muito mais a acrescentar, fica então o meu top 11 de leituras deste ano.



1- Por Favor Não Matem a Cotovia - Harper Lee
2- Pequena Abelha- Chris Cleave
3- A Vida de Pi - Yann Martel
4- A Pérola - John Steinbeck
5- O Grande Gatsby - Scott Fitzgerald
6- O Limiar da Sombra- Joseph Conrad
7- A Casa de Papel  - Carlos Maria Dominguez
8- A Sonata de Kreutzer - Lev Tolstói
9- Se Isto É Um Homem - Primo Levi
10- Imperium e Lustrum Robert Harris
11- O Canto do Anjo - A História de um Castrato - Richard Harvell


O Livro que MENOS gostei de 2011 foi Manhãs Gloriosas de Diana Peterfreund - Não aconselho a ninguém.
O livro mais "doce" foi Quando Sopra o Vento Norte de Daniel Glattauer - Uma leitura leve, romântica, divertida e perfeitamente real. Lê-se num serão
Um livro que nos faz "pensar/revoltar com o desempenho dos personagens"  Desgraça de J. M. Coetzee - Aconselho!
O livro Infanto-Juvenil que mais gostei - Queres Saber Porquê de Sylvie Baussier - Um livro muito educativo e muito bem conseguido a nível de conteúdos e imagens! Adorei! Recomendo!
O livro que deveria estar no meu Top 11, mas não está porque assim teria de ser um Top 12 O Último Cabalista de Lisboa de Richard Zimler - ACONSELHO SEM RESERVAS!

Para 2012 desejo, a todos os visitantes e seguidores, que seja um bom ano a nível pessoal e profissional. Um ano recheado de boas leituras e positivismo.
Muita saúde e muita alegria ;)

FELIZ 2012


Vincent Van Gogh

A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a dor do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana.

A maior solidão é a do homem encerrado em si mesmo, no absoluto de si mesmo, o que não dá a quem pede o que ele pode dar de amor, de amizade, de socorro.

O maior solitário é o que tem medo de amar, o que tem medo de ferir e ferir-se, o ser casto da mulher, do amigo, do povo, do mundo. Esse queima como uma lâmpada triste, cujo reflexo entristece também tudo em torno. Ele é a angústia do mundo que o reflete. Ele é o que se recusa às verdadeiras fontes de emoção, as que são o patrimônio de todos, e, encerrado em seu duro privilégio, semeia pedras do alto de sua fria e desolada torre."

Vinicius de Moraes
O blogue agradece aos 193 participantes do passatempo "Os Últimos Dias de Pôncio Pilatos" de Paula de Sousa Lima.

Os vencedores do passatempo são:
Josette - Marie Chambre Madeira Fróis
Octávio Militão

Parabéns aos vencedores e boas leituras!

Ainda os livros do Natal...


Estes foram os livros que ofereci a mim mesma :)
Aproveitei os descontos natalícios da Editorial Presença para comprar estas obras que já andava a namorar há algum tempo :)
Chegaram hoje ;)
Opinião:
“Mina e as Coincidências” relata a história da mulher do diplomata Van Ghel – Mina. A sua vida decorre em paralelo à vida do marido. Um marido ausente mesmo quando se faz presente e, por conseguinte, sem muito que contar e partilhar. Assim Mina, inevitavelmente desenvolve uma vida onde as aventuras, paixões e desilusões vão ocorrer, num cenário comum e até um tanto mundano. A par da sua história “privada” e pessoal, Mina vai poder escrever uma tese sobre os Painéis de Nuno Gonçalves.
Nota-se toda a influência do mundo do autor, nesta escrita, primeiro nas palavras e frases usadas em francês para reforçar alguns momentos de ironia, depois no mundo da arte em que Mina vai mergulhar/investigar.
José-Augusto França é crítico de arte e membro de academias de artes e cultura em Portugal. Tenho conhecimento que é excelente naquilo que faz. Mas será que com todo o seu conhecimento consegue produzir um livro capaz de cativar o leitor? Acredito que sim, mas não aconteceu comigo. O ideal seria mesmo, cada macaco no seu galho. Em Portugal estamos a assistir a um “boom” de escritores, não estou a dizer que é negativo, é certo e sabido que muita literatura que tem saído recentemente é boa, no entanto de vez em quando assistimos a outras que não.. Depois saem coisas destas, cujo único proveito é o dinheiro que os autores embolsam. E embolsam porque são conhecidos, são "famosos", despertam o interesse do leitor, mas depois não correspondem às expectativas.
Esta foi uma leitura que não me prendeu pois não me cativou nem a história nem a escrita.

Sinopse:
Mina é uma personagem do primeiro longo capítulo de A Guerra e a Paz, romance precedente do mesmo autor: era holandesa e tinha então dezassete anos.
Dez anos mais tarde, ela acompanha seu marido, o diplomata van Ghel, nomeado para Lisboa, e vai poder escrever uma tese sobre os célebres Painéis de Nuno Gonçalves.
Aqui, durante um ano, Mina atravessa uma história algo policial e pícara, instalada num meio mundano muito Cascais - 2000. Mas, sobretudo, ela vive, de coincidência em coincidência, duas histórias intensas e bilingues de amor e desamor.

Sobre o autor:
José-Augusto França é historiador, crítico de arte e Professor Catedrático Jubilado da Universidade Nova de Lisboa. Obteve os graus de Doutor em História e em Letras e Ciências Humanas na Sorbonne, em França. A Presença tem publicado um vasto número de obras do autor tanto no domínio da História de Arte como da ficção.

O livro aqui na editora

Os livros que recebi no Natal!!


E cá estão eles, os livrinhos deste Natal!!
Nada mal  hein? ;)

Vou a meio do livro "O Sentido do Fim" de Julian Barnes que foi vencedor do Booker Prize 2011 e estou a gostar muito. Daqui a uns dias a opinião aqui no blogue!
E vocês foram presenteados com livros nesta quadra??

Festas Felizes!!

O blogue e a autora Cristina Torrão, agradecem aos 185 participantes do passatempo "A Cruz das Esmeraldas".

O vencedor do passatempo é
Sónia Alexandra Faro Gomes dos Santos

Parabéns à vencedora e boas leituras :)

* imagem retirada da net
O blogue e a Editorial Presença agradecem aos 129 participantes do Especial Passatempo Presença composto por um pack - livro de Gerónimo Stilton "O Estranho Caso do Ladrão de Notícias" + um jogo para a PSP "O Reino da Fantasia".
.
A vencedora do passatempo é
Eduarda Ferreira André

Parabéns à vencedora :)


Mais informações aqui

Imagens retiradas do referido site
O blogue e a editora Alfarroba agradecem aos 207 participantes do passatempo "Percepção" de Sara Farinha.

O vencedor do passatempo é
Rui Miguel Tomé Henriques

Parabéns ao vencedor e boas leituras :)
O blogue e a ASA agradecem aos 231 participantes do especial passatempo  ASA com a oferta de um pack, composto pelos livros "Uma Menina de Boas Famílias" de  Elizabeth Edmondson e pela obra "Jesus O Homem Que Era Deus" de Max Gallo.

A vencedora do passatempo é
Ana Catarina Brandão Pereira

Parabéns à vencedora e boas leituras ;)
O blogue e a Editorial Presença  agradecem aos 287 participantes do passatempo "Mina e as Coincidências" de José-Augusto França e os "Cavaleiros da Montanha, Uma Aventura em Verso" de Maria Teresa Maia Gonzalez.

A vencedora do passatempo é
Sónia Pinheiro

Parabéns à vencedora e boas leituras ;)
O blogue agradece aos 39 participantes do especial passatempo "Viajar pela leitura" com a oferta de 11 livros infanto-juvenis.
O vencedor do passatempo é o participante Arnaldo António Teixeira de Oliveira Santos, com o seguinte poema:

Natal, tempo que é "loucura"
Tempo de Solidariedade, de paz,
Tempo de "Viajar Pela Leitura"
Que óptimos passatempos nos traz.
Obrigado "Viajar Pela Leitura"
Obrigado "Pai Natal"
Que esta seja sempre a maior ternura
Dum blogue, referência em Portugal!

Parabéns ao vencedor :)

O blogue em parceria com a Editorial Presença tem para oferecer em passatempo mais um pack especial nesta época especial - Um livro de Gerónimo Stilton "O Estranho Caso do Ladrão de Notícias" + um jogo para a PSP "O Reino da Fantasia" a um só vencedor.
Para participar terá de responder acertadamente a todas as questões do formulário e respeitar as regras.


Geronimo Stilon
O Estranho Caso do Ladrão de Notícias
Título Original: Lo Strano Caso del Ladro di Notizie
Tradução: Carlos Grifo Babo
Páginas: 128
Coleção: Geronimo Stilton Nº 45
ISBN: 978-972-23-4655-9
Código de Barras: 9789722346559
.
AVENTURA ENTRE JORNAIS
Segue mais um hilariante episódio de Geronimo Stilton e descobre o enigma do jornal concorrente que o está a deixar pensativo. Como é que A Gazeta do Rato consegue ter acesso a todas as notícias em primeira mão?
«A Gazeta do Rato, o jornal da Sally Rasmaussen, está a publicar furos extrarráticos: os novos enviados da Escola de Jornalismo Acrobático conseguem deitar a unha às notícias primeiro que qualquer outro! Mas como é possível? Como fazem para saber tudo antecipadamente? Este é um estranho caso para a família Stilton!»

SITE NOVO:
E a grande novidade está em http://www.geronimostilton.com/portal/PT/pt/home o site mais extrarrático da Internet onde poderás criar o teu rato-perfil personalizado, ver vídeos, jogar, ler, escrever, cantar, explorar a Ratázia e manter-te a par das novidades vindas diretamente da Ilha dos Ratos!
Geronimo Stilton Natural de Ratázia (Ilha dos Ratos), é formado em Ratologia da Literatura Rática e em Filosofia Arqueorrática Comparada. Há vinte anos que dirige o jornal Diário dos Roedores.

NO REIRO DA FANTASIA
O VIDEOJOGO:
Chega agora a Portugal o primeiro videojogo de Geronimo Stilton exclusivo para PSP com base No Reino da Fantasia. O jogo vai manter o espírito do livro e das personagens enquanto proporciona uma aventura gráfica cheia de enigmas adivinhas, ilusões óticas, puzzles e jogos de lógica. Há sete níveis e os gamers terão de superar dez desafios de forma a continuar a história. Aqui encontrarás muitas aventuras e mistérios para resolver, obstáculos para vencer e brincadeiras que alimentam a imaginação.

O LIVRO:

GERONIMO STILTON: NOVO LIVRO COM CHEIROS
O super-herói Geronimo Stilton está de regresso num livro com cheiros. Uma edição cartonada, que se apresenta como o primeiro livro do mundo com 8 maus cheiros e bons cheiros! Contém páginas especiais: cheira-as…vais ver que cheirete (ou que cheirinho)!

Alguma vez sonhaste viajar através do Reino da Fantasia? Gostarias de encontrar Bruxas, Sereias, Dragões, Duendes, Gigantes, Fadas…e também Unicórnios, Trolls e Lobisomens? Então parte já para o Reino da Fantasia, com Geronimo Stilton.

Geronimo Stilton Natural de Ratázia (Ilha dos Ratos), é formado em Ratologia da Literatura Rática e em Filosofia Arqueorrática Comparada. Há vinte anos que dirige o jornal Diário dos Roedores.

Regras do passatempo:
-O passatempo começa hoje, dia 17 de Dezembro de 2011 e termina às 23.59h do dia 19 de Dezembro de 2011
-O participante vencedor será escolhido aleatoriamente;
-O vencedor será contactado via e-mail;
-Apenas poderão participar residentes em Portugal e só será permitida uma participação por residência

Formulário:
PASSATEMPO ENCERRADO

Boa sorte aos participantes :)
O blogue tem para oferecer em passatempo dois exemplares autografados da obra de Paula de Sousa Lima "Os Últimos Dias de Pôncio Pilatos".
Para participar e tentar ganhar um destes exemplares, terá de responder acertadamente a todas as questões do formulário e respeitar as regras.

Sinopse:
Cláudia tem desde criança o dom da premonição - e foi num sonho que viu pela primeira vez Pôncio Pilatos e soube que seria seu marido; mais tarde, quando o reconheceu no palácio do imperador, teve a certeza de que o seu coração - tão escuro naquele momento - um dia iria clarear-se.
Foi também num sonho que Cláudia anteviu a chegada do Nazareno - de quem foi seguidora desde o primeiro instante - e se intrigou com as imagens recorrentes de sangue derramado, desconhecendo, porém, que se tratava do sangue de Cristo, do qual Pilatos, seu marido, não poderia lavar as mãos. Estamos agora no ano de 86, e Cláudia desce todos os dias até Roma para socorrer os mais necessitados, a quem já ofereceu todos os seus bens. Teme pela vida dos apóstolos Pedro e Paulo, pois o imperador mandou que se perseguissem e matassem todos os cristãos; teme ainda pela vida do marido quando o deixa sozinho, ancião já, em busca das palavras mais justas para compor o evangelho que o redimirá da sua culpa de omissão: o testemunho da obra e da palavra do Nazareno, que clareou o seu coração e lhe deu a conhecer a sua alma.

Situando a acção em Roma e na Palestina, Os Últimos Dias de Pôncio Pilatos é um romance poético e inovador, que ficciona a vida de personagens reais que interagem com outras, surgidas da imaginação, num tempo mais mágico do que histórico.

Sobre a autora:
Filha de pais açorianos, Paula de Sousa Lima nasceu em Lisboa e vive nos Açores desde os seis anos, com uma passagem por Moçambique. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e Mestre em Literatura Portuguesa, tem exercido funções de docente tanto no Ensino Superior como no Secundário, dedicando-se também à investigação, da qual resultaram artigos sobre literatura, língua e didáctica, publicados em revistas das especialidades. Mantém, desde há vários anos, uma colaboração assídua em jornais, com crónicas e artigos sobre literatura e língua. É co-autora de uma obra de gramática (Explicações de Português), publicada pela ASA. No âmbito da actividade literária, publicou vários contos em jornais e nas revistas NEO e Insulana e dois romances – Crónica dos Senhores do Lenho e Variações em Dor Maior.
.
Regras do passatempo:
-O passatempo começa hoje, dia 16 de Dezembro de 2011 e termina às 23.59h do dia 25 de Dezembro de 2011
-Os participantes vencedores serão escolhidos aleatoriamente;
-Os vencedores serão contactados via e-mail;
-Apenas poderão participar residentes em Portugal e só será permitida uma participação por residência

Formulário:
PASSATEMPO ENCERRADO

Boa sorte aos participantes :)
Opinião:
Tiago Rebelo reúne neste livro pequenas histórias que nos falam de amor. Histórias estas imaginadas, mas perfeitamente reais - o amor nas suas diferentes vertentes.
Uma obra que se lê com bastante facilidade, não só pela linguagem usada, mas principalmente pela forma e brevidade com que cada história é explorada.
Alternando entre cenários singulares vamos dando conta de paixões passageiras, ódios, amizade e amores que marcaram os seus personagens.
Um excelente livro para quem quer fazer uma leitura leve e um tanto encantada, porque o amor é encantado e traz-nos sempre alguma nostalgia.
Gostei!


Sinopse:
Breve História de Amor é o desfile de retratos autênticos sobre relações quotidianas. Caminhos do acaso que levam homens e mulheres a cruzarem os seus destinos, por vezes, nas circunstâncias mais surpreendentes.
Pessoas que se encontram, ou se reencontram, que se unem ou se separam, sentimentos intensos e irreprimíveis que determinam as suas vidas e alteram bruscamente e sem aviso os seus destinos.
Através de uma descrição intensa e cirúrgica, Tiago Rebelo conduz-nos aos pensamentos mais íntimos das personagens que tantas vezes se confundem com os nossos.
Autor de romances bem conhecidos do público, como O Tempo dos Amores Perfeitos, O Último Ano em Luanda ou Uma Noite em Nova Iorque, Tiago Rebelo oferece aos leitores a versão original das melhores histórias publicadas ao longo de mais de um ano na revista Domingo, do Correio da Manhã, e ainda o conto inédito Amores Indeléveis.

Novidades Europa América

Os Apóstolos de Fénix
Autores: Lynn Sholes e Joe Moore
Colecção: Contemporânea
Pp.: 380

Um novo policial dos autores de A Conspiração do Graal

A jornalista Seneca Hunt está a assistir à abertura do túmulo de Montezuma na Cidade do México quando a equipa de escavação, chefiada pelo seu noivo, descobre que os restos mortais do imperadoe desapareceram. Poucos minutos depois, todos os que ali estão sãi mortos — com excepção de Seneca, que escapa à carnificina por um triz.
Decidida a descobrir quem está por detrás das mortes, Seneca junta-se ao romancista Matt Everhart. Juntos, eles fazem a arrepiante descoberta de que alguém está a roubar restos mortais dos mais famosos assassinos em massa da história — enquanto seguem um trilho letal que vau recuar até à morte de Jesus Cristo.

«O que é que se obtém quando se cruza Indiana Jones com o Código Da Vinci?
Os Apóstolos da Fénix, uma viagem emocionante, com tantas reviravoltas que mal temos tempo para recuperar o fôlego» — Tess Gerritsen, autora do êxito Ice Cold.

«Sholes e Moore criaram um policial apocalíptico espectacular, uma história épica de ouro, arqueologia, assassinos em massa, profecias antigas e terrorismo.» — Douglas Preston, autor do êxito Impact.

«Um romance empolgante, fascinante.» Carla Neggers, autora do êxito Cold Dawn.

Submundo
Autor: Robert Finn
Colecção: Contemporânea
Pp.: 144

A prequela do Perito…

Quando se é ladrão, é difícil conhecer a rapariga certa. E, quando isso acontece, há sempre alguma coisa a atrapalhar. Como ficar preso no Metro, apanhado no meio de um tiroteio, perseguido pela polícia e só com um assassino com poderes sobrenaturais para nos proteger. E, se se conseguir sobreviver a tudo isso, ainda é preciso convencê-la a dar o seu número de telefone.

Submundo é um policial curto, terno, tenso, que se desenrola ao ritmo de um comboio de alta velocidade.
Opinião:
Palavras Nossas, Colectânea de Novos Poetas Portugueses, é uma obra que reúne os poemas de diversos autores. Um projecto ambicioso coordenado pelo nosso já conhecido Miguel Almeida.
Há quem defenda que escrever livros cujo género é a poesia é um risco, pois em Portugal (diz-se) não se lê poesia. No entanto há que arriscar, há que não desistir dos sonhos e principalmente dos sonhos dos poetas. Haverá modo de expressão mais belo que este?
"Palavras Nossas" é um sonho concretizado dos autores que nesta obra deixaram a sua marca para o mundo. A todos eles os meus parabéns pela vossa força e persistência e pelos belos poemas que compõem esta colectânea.
Opinião:
Porque o sonho faz parte do ser humano em qualquer idade, Maria Teresa Gonzalez oferece-nos uma história, cujo sonho é uma constante...
Castelos, cavalos, dragões e montanhas mágicas são alguns dos ingredientes que compõem esta história em verso.

"Era uma antigo castelo
muito velho, muito belo
igualzinho ao de uma história
cheio de encanto de glória!
Era um castelo em ruínas,
onde meninos traquinas
brincavam aos cavaleiros.
Também se brincava às damas
e aos dragões lança-chamas..."*



Um grupo de crianças resolve subir a uma montanha mágica em busca de aventuras e conquista, para além do que inicialmente procuram  vão também deparar-se com algo muito importante - a amizade!
Um bom livro para ter em casa para os mais pequeninos. Uma história de aventuras contada sob a forma de poesia que sendo lida em voz alta torna-se ainda mais atractiva para os nossos leitores de palmo e meio.


*Citação e imagens retiradas da obra Os Cavaleiros da Montanha de Maria Teresa Maia Gonzalez

O livro aqui na editora
O blogue em parceria com a autora Cristina Torrão, tem para oferecer, em passatempo, um exemplar autografado do livro "A Cruz das Esmeraldas", o primeiro romance histórico da autora.
Para participar no passatempo e tentar ganhar este exemplar, terá de responder acertadamente a todas as questões do formulário e respeitar as regras.


Regras do passatempo:
-O passatempo começa hoje, dia 12 de Dezembro de 2011 e termina às 23.59h do dia 22 de Dezembro de 2011
-O participante vencedor será escolhido aleatoriamente;
-O vencedor será contactado via e-mail;
-Apenas poderão participar residentes em Portugal e só será permitida uma participação por residência

As respostas ao formulário aqui
Formulário:
PASSATEMPO ENCERRADO

Boa sorte aos participantes :)
Lurdes Breda nasceu no concelho de Montemor-o-Velho. Frequenta o curso de Línguas e Literaturas Modernas – Variante Estudos Portugueses, da Universidade Aberta. Foi premiada em vários certames literários nacionais e internacionais. É autora de treze obras e coautora de outras sete (cinco das quais editadas no Brasil). Participa em atividades que visam a promoção do livro e da leitura. Colabora em revistas e em jornais de âmbito nacional e regional. http://lurdesbreda.wordpress.com/
.
.
"Cresci com a paixão dos livros. Não lhes resistia. Sentia que me desafiavam a descobri-los. Eu perdia-me ─ ou encontrava-me, não sei bem ─ dentro deles, completamente alheada ao que me rodeava. Ainda hoje é assim.

Cada livro é especial à sua maneira. Com frequência, a impressão que um livro me causa depende do meu próprio estado de espírito e da maneira como me sinto perante a vida. O simples facto de estar a chover ou a fazer sol, estar feliz ou infeliz, influencia a minha leitura e a predisposição com que a faço. Inversamente, um livro também é capaz de influir na minha forma de estar e de ser.

Já li quase todos os géneros e um grande número de autores. Se há livros que me marcam pelo valor e requinte literários, há outros que me seduzem pelos sentimentos que partilham comigo ou que me despertam. “Vai Aonde Te Leva o Coração” de Susanna Tamaro é um desses casos.

Sem que o consiga explicar, existem coisas que perduram em mim muito para além do tempo e do espaço. Que me marcam. A impressão que este livro me causou, permanece dentro de mim, mesmo vários anos depois de o ter lido.

Nas palavras de uma mulher ─ estrutura narrativa adoptada pela autora ─ desfilam três vidas bem distintas e, contudo, tão intimamente ligadas. Três gerações de mulheres da mesma família, que inevitavelmente se sucedem e se cruzam, mas que, salvo os laços que as unem, se movem em diferentes palcos da vida.

O amor, a falta dele e o conflito de gerações são a base que alimenta esta obra. A ligação afectiva e incondicional que uma avó nutre pela neta e a distância que as separa, levam-na a escrever uma espécie de diário, em cartas que nunca chegarão ao destino. Nessas cartas, ela desvenda a história da família, de forma sofrida, porém, serena e cheia de maturidade.

A riqueza de sentimentos, a escrita sensível, a sabedoria e a experiência de vida que a autora oferece à nossa descoberta, tornam este romance numa prosa poética ou talvez numa enorme poesia em prosa...

Os seus relatos são, por vezes, tão repletos de ternura e de simplicidade, que chegam a doer na alma.

A vida e a morte vagueiam nas suas palavras natural e subtilmente.

Para Susanna Tamaro, uma árvore ou uma rosa são entidades vivas, que adquirem personalidade própria: [... tocar numa árvore não é diferente do que tocar em qualquer outro ser vivo...], [... as raízes fazem-na estar mais perto do coração da terra do que qualquer outra coisa, a copa fá-la estar mais perto do céu].

Eu, que respiro e me alimento da Natureza para escrever, mais seduzida fiquei por estes sentimentos.

Também é benevolente e afectuosa com os animais e com as aves. Tanto, que senti vontade de afagar e mimar o Buck […o hóspede mais infeliz e mais feio dos duzentos que havia no canil.].

Conhecedora de uma certa psicologia e comportamento humano, Susanna Tamaro baseia-se inúmeras vezes em elementos naturais para, através de comparações e de personificações, alcançar pensamentos mais profundos e de carácter filosófico.

Este livro fala sobretudo de sentimentos, vai provavelmente do amor ao ódio, mas é o amor relatado de uma maneira comovedora, a expressão dos afectos no seu aspecto mais intrínseco. Sempre actual, pela mensagem que encerra.

[E quando à tua frente se abrirem muitas estradas e não souberes a que hás-de escolher, não metas por uma ao acaso, senta-te e espera. Respira com a mesma profundidade confiante com que respiraste no dia em que vieste ao mundo, e sem deixares que nada te distraia, espera e volta a esperar. Fica quieta, em silêncio, e ouve o teu coração. Quando ele te falar, levanta-te, e vai para onde ele te levar.].

Para ler, reler e voltar a ler outra e outra vez…"

Lurdes Breda
Depois de ter lido duas EXCELENTES obras de Cristina Torrão Afonso Henriques - O Homem e D. Dinis, A Quem Chamaram o Lavrador , vou daqui a dias mergulhar nesta leitura da autora - A Cruz das Esmeraldas.
.

A Cruz de Esmeraldas
de Cristina Torrão
Amor e mistério na conquista de Lisboa em 1147
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 256
Editor: Ésquilo
ISBN: 9789898092618

Sinopse
Em pleno século XII, são descritos, sob uma trama de mistério e ardil, os movimentos de ambas as partes no combate da Conquista de Lisboa, que não se trava só no campo de batalha, mas também, no quotidiano de convivência dos dois povos e do amor inquebrantável vivido por uma moura e de um cruzado. Um grande mistério rodeia uma Cruz de Esmeralda onde D. Afonso Henriques acaba por ter um papel decisivo.

O blogue de Cristina Torrão aqui

Estejam atentos porque daqui a dias também vai haver passatempo :)
O blogue em parceria com a editora ASA tem para oferecer, em passatempo, um pack (a um só vencedor) composto pelo livro "Uma Menina de Boas Famílias" de Elizabeth Edmondson e pela obra "Jesus O Homem Que Era Deus" de Max Gallo.
Para participar e tentar ganhar estes dois livros, terá de responder acertadamente a todas as questões do formulário e respeitar as regras.


Uma Menina de Boas Famílias
Sinopse
Em 1932, três amigas vão estudar para Oxford: Verity, filha de um pastor anglicano; Lady Claudia, uma jovem aristocrata; e Lally, filha de um senador.
Vee, uma impetuosa maria-rapaz, planeia usar a sua liberdade para corrigir tudo o que falhou na sua infância desprovida de amor. O seu fascínio pelo jovem Alfred abre-lhe as portas das misteriosas sociedades secretas e irá conduzi-la a uma imprevisível carreira como agente secreta. Claudia é resplandecente e intensa, e sente-se igualmente atraída por um misterioso grupo, ou melhor, por um dos seus membros em particular: o sofisticado John Petrus. É sob a sua influência que viaja para a Alemanha e se deixa enredar nos meandros do fascismo. Entre duas personalidades tão fortes, Lally, a americana glamorosa, tenta manter viva a chama da amizade mas, na verdade, está céptica e preocupada com as opções e crenças extremas das suas amigas. Mas o assustador ano de 1938 traz consigo a desilusão e Vee decide partir para a Índia. Uma decisão tempestuosa, ensombrada pelo perigo e pelo receio da guerra. Uma viagem que mudará para sempre a sua vida e a das suas amigas.
.
Elizabeth Edmondson nasceu no Chile e cresceu em Calcutá e Londres, antes de ir estudar para Oxford. Divide actualmente o seu tempo entre Itália e Inglaterra. Está casada com um historiador de arte e tem dois filhos. A história de A Casa do Lago foi inspirada por uma velha fotografia de uma excêntrica tia-avó e pelas ricas e abundantes memórias e histórias familiares da vida na região dos lagos na década de 1930. Na ASA estão também publicados, com grande sucesso, os seus romances Uma Villa em Itália, A Arte de Amar e A Casa do Lago.

Jesus - O Homem que Era Deus
Sinopse
Aos pés da cruz erguida no monte Gólgota, Flávio, o centurião romano encarregado de comandar o suplício, vê Jesus de Nazaré agonizar em silêncio. À sua volta, ressoam gritos de ódio e altercações, mas também orações e lágrimas.
E quando o condenado morre e um trovão rasga os céus, nasce dentro de Flávio uma dúvida lancinante: e se aquele homem fosse realmente o Filho de Deus?
Encarregado por Pilatos de vigiar os "onze lunáticos e as poucas mulheres" que se dizem discípulos de Jesus, o centurião decide reconstituir os seus passos, guiando-nos pelo périplo breve e intenso dos seus trinta e três anos de existência terrestre.
Uma obra feita de emoção e reflexão, que nos envolve na mais extraordinária história de todos os tempos.
.
Max Gallo nasceu em 1932, em Nice (França). Professor de História, doutorado em Letras,dedicou-se ao ensino durante vários anos antes de entrar no mundo do jornalismo e de ocupar funções políticas como secretáriode Estado, porta-voz do governo ou deputado europeu. Escreveu cerca de uma centena de livros.
Nas suas obras de ficção reconstitui os grandes momentos da História e o espírito de uma época. É também autor de biografias de grandes personagens históricas, como de Gaulle, César, Victor Hugo ou Napoleão.
Esta última vendeu mais de 800 mil exemplares e foi a daptada à televisão. Em 1975, foi galardoado com o Prémio das Leitoras da Elle.
É membro da Academia Francesa desde 2007.

Regras do passatempo:
-O passatempo começa hoje, dia 9 de Dezembro de 2011 e termina às 23.59h do dia 16 de Dezembro de 2011
-O participante vencedor será escolhido aleatoriamente;
-O vencedor será contactado via e-mail;
-Apenas poderão participar residentes em Portugal e só será permitida uma participação por residência

Formulário:
PASSATEMPO ENCERRADO

Boa sorte aos participantes!

A Luz dos Livros...

O blogue e o Clube do Autor agradecem aos 194 participantes do passatempo "Meu Querido Cromo, As Minhas Calças Estão Assombradas" de Jim Benton.

O vencedor do passatempo é
António Rafael Viveiros Afonso

Parabéns ao vencedor e boas leituras.
O blogue e a Livros D'Hoje agradecem aos 190 participantes do passatempo "Astrologia e Guia do Amor 2012" de Paulo Cardoso.

O vencedor do passatempo é
Vitor José de Jesus Ribeiro

Parabéns ao vencedor e boas leituras.

Será Moda??

Estará na moda as figuras públicas lançarem livros sobre cozinha?
"Ontem" Miguel Sousa Tavares, "hoje" Clara de Sousa...

Aposto que se fosse o mais comum dos mortais a escrever este livro dificilmente alguém o compraria e mais dificilmente seria aceite por uma editora...
Enfim...
Será que o Júlio Magalhães ou o José Rodrigo dos Santos também nos vão presentear com os seus cozinhados... vamos ver :)
Opinião:
Quantos de nós já não fomos "assaltados" com inúmeras questões por parte dos mais pequenos? Questões estas tão simples que se tornam tão complicadas de explicar... a mim já me aconteceu.
Ora, este livro, traz um sem número de perguntas e respostas que nem as crianças se lembrariam de fazer...
Foi com bastante curiosidade que fui lendo e virando as páginas. Confesso que fiz algumas das perguntas às minhas filhas e tentando encontrar as respostas divertimo-nos imenso! Escusado será dizer que elas tomaram conta do livro!
Um livro cheio de cores que cativa as crianças de forma natural, a própria dinâmica do livro é extraordinária, pois as respostas às questões estão "escondidas" o que incentiva à exploração e leitura desta obra.


As páginas desdobram-se consoante as questões que abordam...


Há livros dentro do livro...


E jogos divertidos...

Este é um livro a não perder. Muito bom para ter em casa ou mesmo na sala de aula para as crianças consultarem e até fazerem jogos de pergunta e resposta uns com os outros...
.
Sinopse: Por que é que a água do mar é salgada? Por que é que temos esqueleto? Por que é que devemos obedecer aos nossos pais? Por que é que os egípcios construíam pirâmides? Estas são apenas algumas das mais de 100 perguntas surpreendentes a que este livro dá resposta! Acompanha a Ana e o Pedro ao longo das páginas repletas de ilustrações e de abas para levantares e satisfazeres a tua curiosidade.
Divertido e pedagógico, Queres Saber Porquê? é um livro encantador que responde aos muitos «porquês?» das crianças.

O livro aqui na editora

Governo Sombra, Casimiro Teixeira

Opinião:
Tal como o próprio nome indica, Governo Sombra é um livro sobre política. Fala-nos das sombras e dos lados obscuros dessa actividade tão polémica que é a política. Seja ela portuguesa, americana ou outra qualquer.
É um livro inquietante, pois apesar de ser ficção, acredito que muitas das acções e acontecimentos nele presentes, possam realmente acontecer.
A narrativa é composta por duas histórias aparentemente distintas e singulares, no entanto à maneira que vamos avançando na história vamos estabelecendo relação entre elas até que no final fundem-se culminando no auge da narrativa. Um final arrojado que eu não esperava, um final que me surpreendeu e que, talvez traduza a vontade de muitos portugueses no que respeita à governação actual do país...
Casimiro Teixeira, para além de nos levar pelos meandros da política e por todas as consequências, nas várias vertentes, que as decisões dos políticos acarretam, tenta mostrar ainda o lado humano destes. Os sonhos de início, os sonhos que se transformam em pesadelos, as dúvidas, e o ultrapassar tudo isso em prol de quem realmente manda. Porque contra quem manda ninguém realmente pode.
Não deixa de ser compreensível a desilusão que os portugueses sentem em relação aos políticos, mas também não deixa de ser verdade que quando falamos de política, somos frequentemente vítimas de algum preconceito. Para o “comum dos mortais” um político é alguém que procura acima de tudo o seu sucesso pessoal, a obter a todo o custo. Talvez o conceito tradicional esteja ainda muito influenciado por aquele postulado de Maquiavel segundo o qual “os fins justificam os meios”. No entanto, Casimiro Teixeira procura desmistificar este conceito algo obscuro do político, mostrando-o como um ser sonhador, alguém que procura atingir determinados objectivos com toda a ingenuidade que o iniciante revela. Um político não deixa de ser um homem, com todas as suas forças e fraquezas.
O autor usa uma linguagem simples e fluida onde a acção é uma constante, os seus personagens são solidamente caracterizados ao ponto de partilharmos sentimentos com estes. Esta é uma leitura bastante agradável, que nos elucida sobre um assunto bastante actual, levando-nos deste modo à reflexão e mostrando-nos as várias perspectivas do mesmo!
Recomendo!

Sinopse:
Um thriller de conspirações políticas que retrata as vidas paralelas de dois homens.
Um, desempregado, e com ambições de ser escritor, que desistiu da vida e da procura da felicidade, reencontrando-as ao receber uma estranha mensagem de uma amiga, que lhe encomenda a escrita de um livro sobre a sua vida, conduzindo-o numa viagem obsessiva por uma realidade ficcionada sobre um Portugal secreto e sinistro desconhecido por muitos.
O outro, um político empossado à força por um caciquismo familiar. Professor de história por paixão, torna-se secretário de estado por complacência dos interesses do falecido pai.
Vão ambos embarcar numa odisseia mirabolante de enganos e descobertas, na busca da confirmação da existência de uma ordem secreta, Os Alquimistas, cujo plano efetivo para o nosso país, consiste no controlo absoluto do seu governo, e no domínio total da vontade dos seus cidadãos.
De Nova Iorque a Bruxelas, e por diferentes locais em Portugal, um atroz destino os espera, nesta história implacável, que mistura passado e presente, cheia de suspense e completamente imprevisível.

Sobre o autor:
Governo Sombra (2011) é o primeiro romance de ficção de Casimiro Teixeira, Vila-condense de gema, e amante profundo das suas raízes, sobretudo da cidade que o viu nascer: Vila do Conde, Casimiro Teixeira, desde cedo demonstrou inclinações para as letras, publicando alguns textos numa revista editada pelo departamento de Filosofia do seu liceu, e criando assim um espaço interior inteiramente dedicado à escrita que foi sempre para si, um ombro amigo onde podia chorar as suas mágoas, ou divertir-se extravasando a sua felicidade. Foi na escrita que se moldou como homem, e nunca a abandonou apesar de não ter, até à data, exposto nenhum dos seus trabalhos ao público, deixando que estes se fossem acumulando em resmas de papéis guardados em gavetas..
Editou em 2011 pela Corpos Editora, o livro de Poesia: "Poemas por Tudo e por Nada" Tem também, disponível no sítio da Bubok, um conto; "Há Procura de uma Vida."
Incansável no seu gosto pela escrita, nos seus diversos estilos: Poesia, Romance, Novela e Conto, tem diferentes trabalhos investidos em concursos literários, tendo já este ano sido galardoado com uma menção honrosa no I Concurso Literário “Ser Solidário”, organizado pelo serviço de Humanização do Hospital de S. João do Porto, com o conto: “O Fim da Noite”
Define-se como um escritor estilizado nos moldes de um realismo mágico, e com essa grande paixão, publica quase diariamente no seu blog pessoal: O Mundo de Acordo com Miro, textos dos mais diversos géneros, assim como na sua página de fãs do Facebook, que atualiza constantemente, e igualmente em diversos outras páginas e blogs de poesia e conto

O blogue do autor aqui
Página pessoal do autor no facebook aqui
O blogue e a editora Livros D´Hoje agradecem aos 129 participantes do passatempo "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil" de Leandro Narloch.

A vencedora do passatempo é
Alice Monteiro dos Santos

Parabéns e boas leituras :)
*

Os passatempos por aqui não param, nem vão parar até ao final do ano!!!

O blogue em parceria com a editora alfarroba tem para oferecer, em passatempo, um exemplar da obra Percepção de Sara Farinha.
Para participar e tentar ganhar este livro, terá de responder acertadamente a todas as questões do formulário e respeitar as regras.
.


Regras do passatempo:
-O passatempo começa hoje, dia 5 de Dezembro de 2011 e termina às 23.59h do dia 14 de Dezembro de 2011
-O participante vencedor será escolhido aleatoriamente;
-O vencedor será contactado via e-mail;
-Apenas poderão participar residentes em Portugal e só será permitida uma participação por residência

As respostas ao formulário aqui
Formulário:
PASSATEMPO ENCERRADO

Boa sorte aos participantes :)

*Imagem retirada da net

Blogger Templates by Blog Forum