Desgraça - J. M. Coetzee

Opinião:
Esta história, tem o seu início com a apresentação de David Lurie. Um professor universitário (na cidade do Cabo - África do Sul - pós Apartheid) conformado com a sua vida e com o emprego, encarando-o até como uma rotina enfadonha! Passa algum do seu tempo livre com uma prostituta, satisfazendo desejos e socializando. Ápós algum tempo deixa de a ver e David sente-se bastante tocado, sentimento este que lhe deixa alguma inquietação e reflexão.
Os seus problemas começam quando trava um conhecimento mais intimo com a sua aluna. Uma vez descoberta a sua aventura, tem a sua profissão e emprego em risco.
David Lurie, no início da narrativa é-nos apresentado como uma pessoa egoísta nas suas acções e um ser de convicções muito fortes! Assim, quando lhe é apresentado o processo que levará à perda do seu emprego, David não nega os factos nem mostra arrependimento algum. Prefere ser despedido a pedir desculpa! Decide então afastar-se de todos e passar algum tempo com a filha no campo.
No entanto, os problemas de Lurie, estão longe de se resolverem. No campo, a "Desgraça" persegue a sua filha Lucy. E é neste ponto que se´dá o grande desenvolvimento da história, que acaba por nos mostrar a realidade de África do Sul pós apartheid. Onde é suposto a convivência e o fim da tensão.
Após o grande acontecimento que irá marcar esta história Lurie e Lucy deixarão de se entender e isto somente acontece, porque o pai discorda das opções da filha. Discorda e não entende, tal como nós leitores.
Há um questionamento sem fim das atitudes de Lucy. Porém, tal como o pai, Lucy é de convicções fortes e ficar em África é, para a nossa personagem, mais importante que qualquer outra coisa, mesmo que signifique: tristeza, solidão, abandono pessoal...
Por mais que o leitor tente entender as opções de Lucy, é impossível não deixar de questionar o "porquê?" e "para quê?" tal como o seu pai.
David, ao longo da história sofre uma transformação muito curiosa de se assistir...afinal todos nós mudamos com o tempo, a idade e principalmente com os acontecimentos nas nossas vidas...
Esta é uma leitura interessante, viciante. Com personagens fortes e bem caracterizadas, com uma história narrada por alguém que viveu perto daquilo que descreve...sem dúvida um autor a reler!
Sobre o autor:
O escritor sul-africano, de origem boer, John Maxwell Coetzee nasceu na Cidade do Cabo, onde viveu grande parte da sua vida, residindo actualmente em Adelaide, Austrália, para onde foi depois da polémica que se seguiu à publicação de "A Desgraça" (1999).
Classificação: 5/7 Muito Bom

2 comentários:

    On 06 abril, 2011 Argos disse...

    Olá Paula,

    Não conhecia mas fiquei muito curioso, vou ler!

    Abraço

     
    On 06 abril, 2011 Paula disse...

    Argos,
    Quase tenho a certeza de que vais gostar ;)

     

Blogger Templates by Blog Forum