Se isto é um homem - Primo Levi
11/08/2011 by Paula
Opinião:
Primo Levi, judeu italiano, licenciado em Química, lutou contra a ocupação nazi até que um dia foi preso no campo de concentração em Auschwitz. Baseado na sua experiência de “estadia” neste campo, o autor escreve-nos este precioso testemunho que poucos sobreviveram para contar.
A certa altura, nesta obra, lemos “Ninguém deve sair daqui, pois poderia levar para o mundo, juntamente com a marca gravada na carne, a terrível notícia do que, em Auschwitz, o homem teve coragem de fazer ao homem.” No entanto, Primo Levi, saiu e publicou o seu testemunho. Não é um testemunho que pretende impressionar, nem acusar ninguém (como ele próprio refere) mas mostrar o que realmente aconteceu. Deixar um registo que, posteriormente possa servir de estudo à “alma” humana.
Os factos pelos quais passou, são contados de forma distanciada e ao mesmo tempo muito sentida, conta-nos até onde foi capaz de sobreviver, até quando os seus colegas aguentaram…O sofrimento foi imenso ao ponto de nos dizer que as palavras - fome e frio, teriam certamente outro significado para os milhares de prisioneiros cujas vidas foram abusadas e violadas nos seus direitos. E não o significado que nós, pessoas livres conhecemos…
Será que se podia chamar a todos aqueles prisioneiros homens?? Esta é a grande questão do livro, como o próprio título refere: “Se Isto é um Homem”
Este é um livro de leitura obrigatória e engana-se aquele que achar que este é simplesmente mais um livro sobre Auschwitz. É um relato único, que não pretende comover, mas relatar a realidade pela qual homens estiveram sujeitos, privados das condições básicas para sobreviver.
Aconselho!
Sinopse:
Na noite de 13 de Dezembro de 1943, Primo Levi, um jovem químico membro da resistência, é detido pelas forças alemãs. Tendo confessado a sua ascendência judaica, é deportado para Auschwitz em Fevereiro do ano seguinte; aí permanecerá até finais de Janeiro de 1945, quando o campo é finalmente libertado.
Da experiência no campo nasce o escritor que neste livro relata, sem nunca ceder à tentação do melodrama e mantendo-se sempre dentro dos limites da mais rigorosa objectividade, a vida no Lager e a luta pela sobrevivência num meio em que o homem já nada conta.
Se Isto é um Homem tornou-se rapidamente um clássico da literatura italiana e é, sem qualquer dúvida, um dos livros mais importantes da vastíssima produção literária sobre as perseguições nazis aos judeus
Outra opinião aqui
Olá Paula,
Há um tempo fiz um trabalho sobre este livro, e consultando as conclusões do mesmo, isto foi o que me chamou mais a atenção:
"Perante a análise da obra e vida de Primo Levi, uma questão continua a oferecer uma solução limitada. Pode a alma e a essência de um homem sobreviver a tamanha degradação da condição humana? Aqui, se a hipótese de suicídio do autor estivesse comprovada, a resposta seria: não. Significaria que a sua admirável serenidade e humanidade fora finalmente vencida pelo mal absoluto, desmentindo a mensagem de esperança da sua obra. Todavia, o impasse de compreensão e conhecimento, com que se deparava, poderia ter conduzido o seu espírito a um angustiante desgaste, que o levaria à submissão e rendição."
Offuscatio,
A sua força interior foi imensa... a força de não querer chegar à condição de animal, fez com que sempre lutasse dentro das suas limitações... e pudesse sempre resistir...
Quanto à questão: "Pode a alma e a essência de um homem sobreviver a tamanha degradação da condição humana?"
Pode, quando o homem quer tem muita força e foi isto que Primo Levi nos demonstra neste livro.
Um dos grandes livros do Século XX ... Recomendo a Leitura de Em Busca de Sentido: um judeu no campo de concentração, de Viktor Frankl, da Editora Vozes.
Ozias Filho,
Já anotei ;) obrigado
Boa tarde,
Gostaria de ler este livro mas, infelizmente, já não se encontra disponível para venda nas lojas. Alguém interessado em vender o seu exemplar?
Obrigado.