Imperium - Robert Harris

Opinião:
Imperium (I volume da trilogia) de Robert Harris, conta-nos a vida de Cícero até ser eleito cônsul – o seu grande objectivo.
A sua história, é contada através do narrador – Tirão, seu escravo e secretário, que o acompanhou em todas as etapas da sua ascensão.
Cícero, filho de famílias humildes, sem um nome que lhe garantisse o sucesso e sem carreira militar, haveria de atingir o seu objectivo através da palavra, da oratória que detinha quase sem limites. Apesar de estar sempre ciente do lado da verdade e da justiça, nunca se conteve em defender um inocente ou um culpado, para ir de encontro àquilo que almejava. Bastava-lhe encontrar um ponto forte em que pudesse acreditar para defender quem quer que fosse.
Assim, lutou para que Gaio Verres fosse condenado pelos seus inúmero crimes cometidos na Sicília e que Pompeu chegasse a governador (mesmo sabendo das desvantagens que isto poderia acarretar para Roma). Por último, todo o plano traçado para chegar a Cônsul, deixa Cícero, numa situação muito delicada perante aquilo que sempre defendeu… É que a sua vida e a sua obra foram sempre condicionadas pelas circunstâncias políticas do tempo. Na verdade tratava-se de uma época conturbada, que marca o fim da Republica Romana, em direcção ao Império, passando pela ditadura de Júlio César. Aliás, a vida de Cícero é indissociável da vida de Júlio César.
A obra termina aquando da eleição de Cícero a cônsul, deixando a sua posição frágil em aberto para o II volume da trilogia – Lustrum.
As três questões que referi, são sem dúvida o ponto forte da obra que nos transmitem a figura e o carácter de Cícero.
Esta é uma leitura bastante interessante para aprender/recordar alguns aspectos de Roma Antiga.
.
Sinopse: Primeiro volume de uma trilogia que nos transporta até aos últimos quarenta anos da Roma republicana, Imperium segue as carreiras e as vidas dos homens que lutaram por a governar, sobretudo de Cícero. Através dos olhos de Tirão, seu secretário pessoal, materializa-se diante de nós um retrato vivo e repleto de suspense do mundo violento, traiçoeiro, corrupto e labiríntico da cena política romana, e em especial deste prometedor advogado e orador brilhante. Cícero é apenas um jovem senador quando o encontramos no início destas páginas. Porém, assistimos à sua ascensão determinada, implacável e feroz até obter imperium – o sumo poder estatal. Imperium é o primeiro volume de uma trilogia que foi já adquirida por cerca de 23 territórios e desde Setembro já vendeu mais de 200 000 exemplares nos EUA e no Reino Unido. A Presença publicará os dois volumes subsequentes.
Os estados emergem e caem. O poder nunca muda.

O livro aqui na editora

5 comentários:

    On 14 julho, 2011 Unknown disse...

    Olá,
    gosto muito de romances históricos sobre o império romano. Serei sempre condicionada pela versão dos livros da Colleen McCullough e do seu "O primeiro Homem de Roma" mas vou pôr este na lista dos livros a ler.
    Obrigada pela sugestão.

     
    On 14 julho, 2011 Paula disse...

    Patrícia,
    Este é de facto um bom livro para se aprender/recordar Cícero. Agora tenho de ler Lustrum, o segundo volume, mas penso que para a semana estará lido :)

     
    On 14 julho, 2011 Lauh disse...

    Tenho bastante interesse neste livro, especialmente porque falei sobre Direito Romano este ano na Faculdade e dá para cruzar referências. Além disso, é sempre interessante um livro deste género, mesmo quando não se sabe nada. Aprende-se sempre algo, nunca se perde.

     

    Parece-me ser um livro bastante interessante, tenho de lhe dar uma espreitadela. Beijinhos

     
    On 16 julho, 2011 Paula disse...

    Laura,
    É bem verdade :)

    Nuno Chaves,
    Acho que vais gostar, mas há o 2º volume que vou ler esta semana :)

     

Blogger Templates by Blog Forum