Opinião:
O que dizer sobre um livro que se adorou ler?
Tenho sempre alguma dificuldade em “dissertar” sobre um livro de que gostei muito e que me prendeu, isto tudo porque as palavras serão poucas para exprimir o quanto gostei de o ler!
Esta é uma narrativa baseada em factos verídicos – Em Abril de 1506 durante as celebrações da Páscoa, cerca de dois mil cristãos-novos foram mortos em Lisboa e os seus corpos queimados no Rossio. Este é um tema que apesar de muito triste, gosto de ler pela informação histórica dos factos que se adquire e também porque a cultura judaica de certa forma fascina-me. Admiro a sua força e preserverança. A forma como incutem as suas tradições aos seus descendentes.
Muitas vezes Igreja católica cometeu crimes horrendos, crimes estes que jamais devem ser esquecidos. No entanto, devemos saber separar os representantes da igreja do ser superior em que acreditamos. Na minha modesta opinião, um não tem nada a ver com o outro (mas este é um tema que dava um outro post).
Zimler, é um mestre na escrita. Neste livro, para além de todo o conteúdo histórico que nos transmite, aproxima-nos dos personagens e leva-nos por vários trilhos de acções cheias de tensão e mistério, sem nunca perder o fio condutor da narrativa e sem nunca desiludir o leitor!

Excelente, recomendo sem reservas!

Esta leitura surge no ambito da leitura conjunta do blogue Destante

2 comentários:

    Fiquei com vontade de ler...
    Sabe que há dias recebi uma mensagem de um amigo de Israel a referir um post seu sobre Appelfeld: uma afirmação de Zimler sobre as qualidades do autor israelita e do livro "Fragmentos de uma Vida".
    De facto, um livro fantástico!
    Fiz logo "reclame" ao seu blog...
    Abraços o falcão

     

    Olá Falcão, tenho a certeza que vá adorar este livro de Zimler.

    Quanto aos "Fragmentos de uma vida" vou ter o prazer de ler dentro de umas semanas :)

    Um abraço e obrigado

     

Blogger Templates by Blog Forum