Balanço 2011...

Este ano 2011 foi um ano muito positivo em termos de leituras. Li mais 30 livros do que o ano passado, portanto li cerca de 83 livros, 11 dos quais infantis.

Foi também o ano em que me desviei mais da minha lista de leitura, elaborada no início do ano e não consegui completar o meu desafio literário de 2011 - ler “D. Quixote” de Cervantes. Estou no final do primeiro volume e a gostar imenso!

Foi também um ano em que o …viajar pela leitura… realizou mais passatempos (cerca de 50 se não estou em erro) e que se atingiu em vários dias as 1000 visitas diárias. Comprei menos livros novos e mais em alfarrabistas, nomeadamente na Livraria Barateira (que tem óptimos livros a óptimos preços) e as minhas estantes passaram para mais duas este ano :)

Palpita-me que em 2012 o blogue vai estar mais calmo em termos de passatempos, divulgações/novidades e de actualizações diárias, mas mais pessoal em termos de rubricas.

Penso que 2012 será um excelente ano de leituras, espero terminar em breve “D. Quixote” que já devia estar finalizado há muito e logo se vê qual será “O Livro” de 2012. Confesso que adoraria ler “Os Miseráveis”, mas não me atrevo, ainda não vou pensar tão alto… :P

Um aspecto muito positivo, este ano, foi a leitura de vários autores portugueses entre os quais, Cristina Torrão, Casimiro Teixeira, Paulo Alexandre e Castro, Fernando Évora, Manuel Poppe, Miguel Almeida, Pedro Miguel Rocha, Hugo Girão, Patrícia Carreiro…Espero que estes autores tenham a divulgação merecida nos próximos anos porque o merecem e muito!

Foi também um ano de algumas desilusões com alguns autores, nomeadamente Valter Hugo Mãe e José Luís Peixoto, pois uma vez contactados para participarem da rubrica “O Livro” aqui no blogue, o primeiro não se dignou a responder e o segundo em resposta alegou não ter tempo para a rubrica.
Acredito que realmente o tempo seja limitado, mas teria sido simpático se tivessem participado, pois acredito que os visitantes do blogue gostassem de ler um breve texto escrito pelos escritores em questão.

Também resolvi retirar a classificação que costumava dar aos livros pois, tornava-se difícil decidir entre um bom e um muito bom ou entre um muito bom e um excelente.

E para o balanço de 2011, penso que não há muito mais a acrescentar, fica então o meu top 11 de leituras deste ano.



1- Por Favor Não Matem a Cotovia - Harper Lee
2- Pequena Abelha- Chris Cleave
3- A Vida de Pi - Yann Martel
4- A Pérola - John Steinbeck
5- O Grande Gatsby - Scott Fitzgerald
6- O Limiar da Sombra- Joseph Conrad
7- A Casa de Papel  - Carlos Maria Dominguez
8- A Sonata de Kreutzer - Lev Tolstói
9- Se Isto É Um Homem - Primo Levi
10- Imperium e Lustrum Robert Harris
11- O Canto do Anjo - A História de um Castrato - Richard Harvell


O Livro que MENOS gostei de 2011 foi Manhãs Gloriosas de Diana Peterfreund - Não aconselho a ninguém.
O livro mais "doce" foi Quando Sopra o Vento Norte de Daniel Glattauer - Uma leitura leve, romântica, divertida e perfeitamente real. Lê-se num serão
Um livro que nos faz "pensar/revoltar com o desempenho dos personagens"  Desgraça de J. M. Coetzee - Aconselho!
O livro Infanto-Juvenil que mais gostei - Queres Saber Porquê de Sylvie Baussier - Um livro muito educativo e muito bem conseguido a nível de conteúdos e imagens! Adorei! Recomendo!
O livro que deveria estar no meu Top 11, mas não está porque assim teria de ser um Top 12 O Último Cabalista de Lisboa de Richard Zimler - ACONSELHO SEM RESERVAS!

Para 2012 desejo, a todos os visitantes e seguidores, que seja um bom ano a nível pessoal e profissional. Um ano recheado de boas leituras e positivismo.
Muita saúde e muita alegria ;)

FELIZ 2012


19 comentários:

    On 31 dezembro, 2011 Anónimo disse...

    Bom dia Paula. Um balanço muito completo. Do teu top11 só li a obra de Primo Levi, que considero que dentro do género de não ficção é um livro duro capaz de impactar o leitor. Por outro lado, tenho pendente Por Favor Não Matem a Cotovia de Harper Lee (como já te tinha comentado). Para mim, a nível de personagens, o livro que homenageei foi "Agua aos Elefantes".
    Feliz ano de 2012 :)

     

    Offuscatio,
    Tenho por ler "Água aos Elefantes" :)
    Feliz ano novo :)

     

    Olá Paula... Gostei imenso imenso desta tua lista, destes livros existem 2 ou 3 que estão a saltitar para serem lidos muito em breve. São eles A Vida de Pi (muito por tua causa, desgraça, e o grande Gatsby.
    É uma pena VHM não se ter sequer dado ao trabalho de te responder, mas acredito que no meio de tanta azáfama arranjaria com toda a ceteza 5 minutos para te dizer "não posso" como fez JLP. Está já num degrau elevado, mas por vezes voltam a descer (enfim)
    A imagem que vejo como fundo do teu blogue são as tuas estantes certo? (GOSTEI)
    E como tens feito as compras na barateira? via mail?
    Paula desejo-te um feliz ano junto de toda a tua familia e amigos, pela minha parte cá estarei uma vez mais em 2012, para continuarmos a vijar pela leitura.
    Feliz ano novo.
    Nuno

     

    Nuno Chaves,
    Olá :)
    Tenho a certeza que vais adorar estes 3 livrinhos, em especial "A Vida de Pi".
    E sim, são as minhas estantes estas :)
    Em relação à barateira, tenho contactado o Sr. Rui através de mail e ele faz o favor de me enviar os livros. É um espectáculo. Foi através do teu blogue que tomei conhecimento deste alfarrabista. Os livros são impecáveis e os preços são fantásticos!!!
    E cá estamos nós à espera de mais um ano para descobrirmos boas leituras :)
    Desejo também a ti e à tua família um feliz 2012 ;)

     

    Olá Paula,

    Muitos Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido! Só posso desejar que o mesmo continue dentro das tuas possibilidades!

    Um grande beijinho e votos de um bom ano!

    Sofia

     

    Bom ano de 2012 com muitos e bons livros

    www.pereirasbooks.blogspot.com

     

    Paulinha!

    :D Do teu top já li alguns mas destaco os livros Imperium e Lustrum de Robert Harris que tenho ainda na pilha e que devo ler em 2012.

    Um excelente ano de 2012, com muita saúde, trabalho, amor e livros.

    :)

    Beijinho!

    Miguel

     

    Oi,

    Bem, do teu top 11 - :) - não li nenhum e apenas conheço «A Pérola» - John Steinbeck e «O Grande Gatsby» - Scott Fitzgerald.

    Em 2011 li pouco autores portugueses - apenas 11 de 80, no global.

    «Desgraça» de J.M.Cotzee foi uma leitura muito prazerosa, e sim, um livro quem sabe a reler.

    «O Último Cabalista de Lisboa» também já me foi recomendo - faz alguns anos - por um professor meu.

    Bom ano!!!!

     

    Queria explicar-me como é que consegue ler 83 livros num ano...já para não falar nos €€ que gasta com eles...
    Adoro ler, faço-o desde os meus 10-11 anos mas nunca consegui ler mais de 20 por ano. E este ano com o nascimento da minha filha, nem pensar chegar a este número, acho que li 5.
    Bom ano para todos e boas leituras.

     

    Paula,

    Obrigado pelos desejos gerais (de boas leituras) e nos que a mim são dirigidos (de maior divulgação). Em relação aos últimos agradeço particularmente as tuas palavras de apreço na crítica ás minhas porcas-saras.
    É um belo topo de leituras e, depois de ler os comentários, fiquei com a pulga atrás na orelha com "A vida de Pi". De todos os livros mencionados no top, e de entre os que li, o meu preferido é "A pérola". Mas nisso sou suspeito: o Steinbeck será, para mim, um dos melhores (direi o melhor em alguns dias) escritores do século XX.
    E aí está: um Bom ano 2012 para ti e para os teus leitores. E boas leituras, pois então, que essas ainda vamos conseguindo fazer (ainda não se chegou ao ponto de se voltar a fazer fogueiras de livros. Que assim continue).

     

    Sofia Teixeira e Maria Pereira
    Muito obrigado e bom 2012 para vocês!

    Iceman,
    Gostei muito de Imperium e Lustrum, acho que também vais gostar ;)
    Um feiz 2012!!

    Miguel Pestana,
    Que estajamos cá em 2012 o nosso gosto pelos livros ;)

    Chicca,
    Não é difícil, penso que é uma questão de organizar o nosso tempo. Digamos que durmo menos do que devia e leio por vezes pela noite dentro, vejo menos TV :P
    Quanto aos euros... pois... estes gastam-se, no entanto podemos sempre optar pelos alfarrabistas que têm livros muito bons a bons preços e as bibliotecas :)
    Abraço e bom 2012

    Fernando Évora,
    Temos imensos autores portugueses que merecem muita divulgação, no entanto... vemos tanta divulgação a livros que o melhor mesmo era nem serem editados :P (já fiz vários posts sobre isso aqui no blogue).
    Li o seu outro livro "Como se de uma fábula se tratasse" no entanto ainda não fiz o comentário. Pretendo fazê-lo em 2012.
    Quanto ao Steinback, tenho as Vinhas da Ira para terminar.
    A Vida de Pi, penso que irá gostar :)
    Um feliz 2012 para si e para a sua família, muita saúde e muita alegria :)
    Um abraço

     

    Tudo de bom para ti em 2012!
    Bjs.

     

    Não li nenhum dos livros do teu top, fiquei curiosa :)
    Em relação a outros livros, eu gostei do "Manhãs Gloriosas", é divertido! lol (são gostos ;)

    Mas o importante é que te sintas satisfeita :) Espero que 2012 de traga muitas e boas leituras! Feliz Ano Novo!

     

    Feliz 2012, com muitos livros bons.
    Um beijinho

     

    Grande TOP, Paula, grade TOP.
    Livros maravilhosos!
    Os três primeiros, também os li neste ano.
    O teu NUMERO 1 é um hino à arte de bem escrever; um livro magnífico sobe as coisas maravilhosas e as coisas vergonhosas que os seres humandos podem fazer.
    O Número 2 é um livro muitop actual, uma mensagem esplendida para nos ajudar a compreende ro mundo por vezes absurdo em que vivemos.
    A Vida de Pi é uma fábula dos tempos modernos. Um livro belissimo.
    O número 5 é um dos livros da minha vida. Arrepio-me ao pensar nesse livro.
    O 7 é um livro para reler urgentemente. Li-o há tantos anos que já não guardo memória quase nenhuma dele.
    o 4 tenho de ler. Urgentemente.
    Só o 6... esse é um excelente livro mas tão... como direi... sombrio, cinzento.
    beijinhos..

     

    Esqueci de dizer que adorei as imagens que decoram este texto :)
    Quanto ao vedetismo do VHM e do JLP, enfim, é a triste realidade... estrelas de papelão... escrevem bem, mas na vida real comportam-se como aquelas figurinhas das revistas cor de rosa...

    Fernando Évora, prezo ficar sabendo que as tuas porcas-saras ainda não são "porcas saras" nem "porcassaras" :)

     
    On 02 janeiro, 2012 Paula disse...

    Clarinda, Tétis e Isabel,
    Um bom ano para vocês também :)

    Elphaba J.
    :) é assim, ainda bem que nem todos gostam do mesmo :)

    Manuel Cardoso,
    É verdade Manuel, estas foram óptimas leituras.

     
    On 02 janeiro, 2012 Alu disse...

    Parabéns por tudo o que o Blog alcançou neste último ano!
    Espero que continue a crescer!
    Feliz 2012!

    Cumps!
    Alu

     

    Já li alguns livros do teu top, que gostei bastante, como O Grande Gatsby (brevemente teremos em cinema), A Sonata de Kreutzer (o livro que me levou a apaixonar por Tolstói), Se Isto é um Homem (dos mais crus que li sobre o Holocausto) e claro o meu deste ano Por favor não matem a cotovia (deliciosa narração pelo olhar de uma criança). Ah! Estava a ficar esquecido A Pérola (uma preciosidade de Steinbeck).

    O meu ano não foi tão produtivo como o teu. Não passei dos 20 livros lidos... Espero também que em breve termines o Cervantes e possas pensar alto com o Vitor Hugo. ;)

    Aguardo pelas tuas palavras literárias neste novo ano. Beijinhos e um 2012 cheio de bons momentos!

     

Blogger Templates by Blog Forum