Balanço 2018 (Lígia)



2018 foi um ano de alguma ansiedade, de muito trabalho, mas que aprendi muito e compensou muitíssimo, porque consegui atingir o que pretendia… o meu grande objectivo de 2018. No dia 4 de Novembro participei na minha primeira maratona, a Maratona do Porto e foi uma das melhores experiências da minha vida, valeu cada minuto, cada km, cada gota de suor, que levei para me preparar para esse grande momento.
Claro que conjugar a vida familiar, trabalho, o blogue e a corrida não foi nada fácil, e como se devem ter apercebido o blogue acabou por ficar para segundo plano… não que o tenha feito deliberadamente, mas ao final do dia (é quando ponho a minha leitura em dia), estava (e ainda estou) tão cansada que acabava por ser vencida pelo cansaço e adormecia.
Para o ano vou repetir tudo novamente, porque apesar de toda a ansiedade, trabalho e cansaço, foi um ano em que me senti muito feliz e realizada.

Foi dos anos em que li menos e que gostava e tinha como objectivo ler muito mais, mas digo já que não me arrependi nada… entre livros infanto-juvenis e para adultos li cerca de cinquenta e dois. A correria era tanta que consegui vencer um pouco mais que o ano passado, a minha “compulsão” na compra de livros. Conclusão… tal como no ano passado a minha estante continua com muitoooos livros que quero muitoooooo ler….


Quanto ao meu TOP, gostei de vários, vou referir três para adultos e uma coleção infanto-juvenil:

“Se Isto é uma Mulher” de Sarah Helm, de todas as obras que li sobre o Holocausto foi a que mais impressionada, chocada e revoltada me deixou, aconselho vivamente a sua leitura, mas preparem-se que não é fácil.
A Alegria de Ser Miserável” de Rute Simões Ribeiro, adoro esta autora, tem uma escrita e uma imaginação deslumbrante. Editou há pouco tempo uma pequena obra com o título “O Escritor e o Prisioneiro”.
- “Perguntem a Sarah Gross” de João Pinto Coelho, um dos livros do meu Desafio de Leituras para 2018. Adorei…
Temos autores portugueses muitíssimo bons e que são pouco valorizados. Devemos trata-los melhor e valorizar mais o seu excelente trabalho.

Quanto às leituras infanto-juvenis deste ano, resolvi apresentar as aventuras do Astérix ao meu filho, e tivemos uns valentes minutos bem divertidos todas as noites. Só hoje reparei que não apontei todos os livros que li do Axtérix.

Dia 10 de Janeiro vai estrear no cinema mais uma aventura do Astérix, e o meu filhote já me convenceu a fazer esse grande sacrifício de o acompanhar a essa sessão ;)


Quanto ao desafio de leitura de 2018 (podem ver aqui), não fui nada cumpridora, dos 12 livros li 8, por isso os restantes vão transitar para o desafio de 2019, já que me espera mais um ano de muita correria ;)

Desejo-vos a todos um bom ano e de preferência com muito boas leituras ;)



2 comentários:

    On 03 janeiro, 2019 Paula disse...

    Olá Lígia!!!!
    Aorei Perguntem a Sarah Gross - Chorei imenso!!
    Gostava de ler "Se Isto é Uma Mulher", mas o tamanho do livro assusta-me um bocado e tenho até medo do que vou ler nesta obra :(

     
    On 04 janeiro, 2019 LC disse...

    Olá Paula.

    "Se Isto é uma Mulher", fui lendo aos pouquinhos, não consegui ler tudo de uma vez, ficava muito impressionada e de coração apertado.
    As pessoas por vezes comportam-se como selvagens e é muito difícil digerir e compreender certos actos...

     

Blogger Templates by Blog Forum