Desejos Vãos


Eu queria ser o Mar de altivo porte
Que ri e canta, a vastidão imensa!
Eu queria ser a Pedra que não pensa,
A pedra do caminho, rude e forte!
.
Eu queria ser o Sol, a luz intensa,
O bem do que é humilde e não tem sorte!
Eu quero a ser a árvore tosca e densa
Que ri do mundo vão e até da morte!
.
Mas o mar também chora de tristeza...
As árvores também, como quem reza,
Abrem, aos céus, os braços, como um crente!
.
E o Sol altivo e forte, ao fim de um dia
Tem lágrimas de sangue na agonia!
E as Pedras...essas...pisa-as toda a gente!...
.
Florbela Espanca

11 comentários:

    Não conhecia este poema de Florbela Espanca, uma das minhas poetisas preferidas ! Adorei ! ;)

    Deixo-te aqui um que também gosto bastante !
    "Eu quero amar, amar perdidamente !
    Amar só por amar: Aqui ... além ...
    Mais este e aquele, o outro e toda a gente ...
    Amar ! Amar ! E não amar ninguém !

    Recordar ? Esquecer ? Indiferente ! ...
    Prender ou Desprender ? É mal ? É bem ?
    Quem disser que se pode amar alguém
    Durante a vida inteira é porque mente !

    Há uma primavera em cada vida:
    É preciso cantá-la assim florida,
    Pois se Deus nos deu voz, foi pra cantar !

    E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada
    Que seja a minha noite uma alvorada,
    Que me saiba perder ... pra me encontrar ... "

    Florbela Espanca

    Bjinhos

     

    Lindíssimo esse soneto!

     

    Ambos os poemas LINDOS!!!

     

    Florbela Espanca é a minha poetisa preferida.

    Butterfly, obrigado pelo poema que deixaste na mensagem, obrigado pela partilha.

    Ariane e Cristina,

    os poemas são lindos sim, muito sentidos...

     

    Olá!

    Somos um grupo de jovens dos 10 aos 14 anos que participa num clube de leitura.Criámos um blog... dá uma olhadela

    Bjs

    Ps. vou adicionar-te aos meus links

     

    Adoro ouvir a fadista Mariza a cantar esse soneto. É lindíssimo.

     

    Isabel, acabei colocando os "Desejos Vãos" em vídeo.

    :)

     

    Oiii...obg por seguir meu Blog...BjOs
    Adorei o seu
    Lindo soneto

     

    Eu amo demais Florbela e me inspiro muito em seus sonetos quando escrevo.
    Obrigada amiga por dar este presente aos teus leitores.
    Tem selinho pro teu blog lá no Alma Poeta ok?
    Quando puder e se quiser pegue lá na galeria de selos que fica na barra lateral do meu blog.
    Um beijinho minha querida!

     

    É mesmo muito bonito,o poema...
    E bonita é a citação que escolheste para o teu profile...M.L.King é um ícone da Humanidade!

     

    Obrigado Joana.

     

Blogger Templates by Blog Forum