Momentos Nonsense #5



Há muito tempo que uma dúvida vagueia pelo meu cérebro, órgão esse possuidor certamente de uma dimensão pouco generosa. Digo que é pouco generosa, pois se assim não fosse eu saberia a resposta para a seguinte questão:
porque é que as pessoas falam com os bebés como se fossem - bebé e adulto - seres de raciocínio lento, para não chamar outra coisa?
Os bebés não falam, ainda, a nossa linguagem... Check... Ok, não é assim que nos perceberão, bem pelo contrário.
Ao interagirmos dessa forma estamos a estimular a criança e a captar a sua atenção... Check... Muito bem, mas se regarmos a nossa cabeleira com gasolina e lhe atearmos fogo certamente causará tanto ou mais impacto.
Passa a haver uma relação de interacção entre o adulto e o bebé... Check... Sabendo que os bebés - e muitos adultos também - têm tendência a imitar-nos talvez esteja explicada, em parte, as dificuldades dos nossos jovens em falar e escrever português. 
Posto isto, vou ver se passo pela biblioteca municipal para averiguar o que dizem os peritos acerca das vantagens desta forma de estar da maior parte dos adultos para com as crianças. Certamente haverão imensas. Afinal, existe um micro cérebro deste lado.



4 comentários:

    On 05 novembro, 2013 António Branco disse...

    Check

    O mais hilariante é vermos professores, no ativo ou reformados a "silabar" todas as palavras...

    Não percebo...
    Vai-se a ver o meu tb é micro...

     

    Regar a cabeleira com gasolina???
    o.O
    Vai causar mais impacto, sem dúvida alguma :P

    Gostei do post!! E sim, quem sabe se as dificuldades têm a sua origem aí.

     

    Eu fui professora,dita primária com muito gosto ,diga-se de passagem,pois antigamente éramos os primeiros agentes educativos,para além da família com quem as crianças contactavam,tratei sempre e lidei sempre normalmente com elas chamando cada coisa pelo seu nome.Elas não são debeis mentais,nascem com um grau normal de inteligência,que será cada vez mais apurado consoante a aprendizagem que fazem do mundo que as rodeia.Deixem de falar com as crianças como se fossem atrasados mentais...

     

    Os meus filhos com 2 e 4 não falam bem e eu tento corrigir sempre, de forma a evoluirem, mas confesso que enquanto não disseram as primeiras palavrasfalei com eles de forma mais "cutxi-cutxi", se fiz mal? Não acho, se fiz bem, tb não acho, mas o importante é, como tudo na visa, saber quando parar. Pelo menos assim penso...

     

Blogger Templates by Blog Forum