Sinopse:
Plano Nacional de Leitura
Leitura recomendada para o 6.º ano de escolaridade.

Naquela manhã, como em todas as manhãs que lhe foram dadas por Alá, Ali Babá andava a cortar lenha na montanha. De súbito, aparece no horizonte uma nuvem de poeira, aproxima-se uma caravana de quarenta ladrões e o pobre lenhador esconde-se numa árvore. Como podia ele ter imaginado que esse gesto simples de prudência iria mudar a sua vida, fazer com que o sangue e a violência entrassem na sua casa? É que do seu esconderijo, Ali Babá descobre um segredo fabuloso: as palavras mágicas que dão acesso ao tesouro dos bandidos...

Opinião:
Este ano na disciplina de Português do meu filhote, uma das leituras obrigatórias é esta obra.
Depois de ele a ler avidamente e dizer que gostou bastante, resolvi ler também já que só me lembrava dela muito vagamente.
“Ali Babá e os Quarenta Ladrões” é um dos contos Árabes que faz parte da obra “As Mil e um Noites”.
Quanto terminei a leitura deste pequeno conto, eu e o meu filho resolvemos “discutir” o que pensavamos sobre a obra. Concluímos que os heróis da obra (Ali Babá e a sua criada Morjana) são ambos personagens inteligentes e astutas, mas que afinal eram tão boas como os quarenta ladrões. Primeiro começamos por ter um Ali Babá que rouba moedas de ouro aos ladrões (o meu filho aqui, como a desculpá-lo, usou o provérbio “Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão”, não me parece que seja uma boa justificação), depois temos uma criada que além de muito astuta não tem os menores escrúpulos em matar os ladrões e se ver livre deles, para além de que no século que foi escrito este conto, não era muito usual uma mulher ter tanto protagonismo, ainda para mais sendo Árabe. No final tivemos de concordar que apesar de tudo Ali Babá valorizava mais a riqueza do saber do que a riqueza material e que era uma pessoa que gostava de ajudar o próximo.
Como curiosidade, procurei o que se dizia sobre este conto, e descobri outra versão, a versão da qual eu me recordava. Nessa versão a criada Morjana não fazia parte do conto e o protagonista era Ali Bába, era ele que tratava da saúde aos quarenta ladrões com a sua astúcia, para além de se casar com a filha do sultão.
O principal nesta obra, é que conseguiu despertar o interesse ao meu filho e aos coleguinhas, o que ultimamente com os youtubers e playstations não tem sido muito comum, nem fácil.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum