Momentos Nonsense #5
05/11/2013 by Vasco
Há muito tempo que uma dúvida vagueia pelo meu cérebro, órgão esse possuidor certamente de uma dimensão pouco generosa. Digo que é pouco generosa, pois se assim não fosse eu saberia a resposta para a seguinte questão:
porque é que as pessoas falam com os bebés como se fossem - bebé e adulto - seres de raciocínio lento, para não chamar outra coisa?
Os bebés não falam, ainda, a nossa linguagem... Check... Ok, não é assim que nos perceberão, bem pelo contrário.
Ao interagirmos dessa forma estamos a estimular a criança e a captar a sua atenção... Check... Muito bem, mas se regarmos a nossa cabeleira com gasolina e lhe atearmos fogo certamente causará tanto ou mais impacto.
Passa a haver uma relação de interacção entre o adulto e o bebé... Check... Sabendo que os bebés - e muitos adultos também - têm tendência a imitar-nos talvez esteja explicada, em parte, as dificuldades dos nossos jovens em falar e escrever português.
Posto isto, vou ver se passo pela biblioteca municipal para averiguar o que dizem os peritos acerca das vantagens desta forma de estar da maior parte dos adultos para com as crianças. Certamente haverão imensas. Afinal, existe um micro cérebro deste lado.
Check
O mais hilariante é vermos professores, no ativo ou reformados a "silabar" todas as palavras...
Não percebo...
Vai-se a ver o meu tb é micro...
Regar a cabeleira com gasolina???
o.O
Vai causar mais impacto, sem dúvida alguma :P
Gostei do post!! E sim, quem sabe se as dificuldades têm a sua origem aí.
Eu fui professora,dita primária com muito gosto ,diga-se de passagem,pois antigamente éramos os primeiros agentes educativos,para além da família com quem as crianças contactavam,tratei sempre e lidei sempre normalmente com elas chamando cada coisa pelo seu nome.Elas não são debeis mentais,nascem com um grau normal de inteligência,que será cada vez mais apurado consoante a aprendizagem que fazem do mundo que as rodeia.Deixem de falar com as crianças como se fossem atrasados mentais...
Os meus filhos com 2 e 4 não falam bem e eu tento corrigir sempre, de forma a evoluirem, mas confesso que enquanto não disseram as primeiras palavrasfalei com eles de forma mais "cutxi-cutxi", se fiz mal? Não acho, se fiz bem, tb não acho, mas o importante é, como tudo na visa, saber quando parar. Pelo menos assim penso...