Sinopse:
Confia nas grades. Aproxima-te. Vou-te contar. Vá lá, aproxima-te, leitor. E tu, leitora. Não tenhas medo. Estou preso vai para três anos. Não vês as grades? Não te consigo tocar. Receias sequer olhar-me? Então escuta só, vou contar-te do escritor conceituado. Soube agora que sou seu filho. Não se lembra sequer da minha mãe, não sabia de mim. Recompôs-se, aceita-me, vem-me buscar. Vai-me conseguir a liberdade. É famoso, influente, já viste a minha sorte? Se me ouvires, vais saber que a mulher dele nem sonha que existo, vais ver o neto autista que ele finge não ver. Mais o padre que se dedicou a mim na prisão, que acredita que ainda vou a tempo, que jurou que não me deixa apodrecer aqui. O padre que me perdoa o crime horrível. Sim, o crime. Mas não te assustes. Não te afastes agora. Confia nas grades. Aproxima-te. Vou-te contar.

Opinião:
A narração desta obra vai “saltando” entre a história de Geraldo que está preso por matar o namorado da mãe, de Alexandre Vilar Raposo o escritor conceituado que vem a descobrir que é pai de Geraldo, e de Camila (filha legitima de Alexandre e Maria Antónia) que tem um filho autista. Esta obra é parte da história da família Vilar Raposo.
A forma como Geraldo se exprime, é como se estivesse connosco numa conversa frente a frente, em que usa o vocabulário (o calão) que provavelmente usam numa prisão, sem papas na língua, onde muitas das vezes de uma forma fria e provocatória, retrata o ser humano, sob vários aspectos, com os seus vícios e pensamentos, muitos dos quais também os temos (os leitores), não os manifestamos, mas estão lá e se alguém disser que os temos, negamos até ao fim.
Depois entramos nos pensamentos de Alexandre, muitas das vezes com a ajuda de Maria Antónia, sua esposa. Alexandre quer ser visto como uma pessoal inteligente e diferente de todas as outras, um artista intelectual, em que como ele não há igual. Na realidade é vaidoso e no seu íntimo é um ser gabarolas, e egocêntrico. Só se preocupa com ele e com os seus livros, e vive um medo constante de ser ultrapassado por outros escritores, mas tenta mostrar sempre aquilo que não é, como se fosse realmente modesto, que se interessa pelo próximo e que ama a sua família. A esposa só ao descobrir a existência de Geraldo e de saber que Alexandre a traiu e mentiu durante tantos anos, é que começa a ver o que ele é, e que ela já sabia e não queria ver. Mas apesar de tudo, não consegue se afastar dele, porque acha que está velha e já não pode ter uma nova vida. O vocabulário aqui é bem diferente do usado por Geraldo, mas mais uma vez ficamos envolvidos nesta história e as personagens parecem estar a “falar” e a manifestar os seus sentimentos para nós.
Quanto a Camila, está numa fase da vida difícil, descobre porque o seu filho Pedro tem um comportamento diferente das outras crianças. Ela e o seu marido já sabiam que algo de errado se passava com o menino, mas não o queriam admitir, o filho é autista. O marido não reage bem, sente-se impotente tal como ela, e acaba por enveredar pelo caminho mais fácil e vai embora sem avisar, e deixa Camila só com o filho. Aqui conhecemos as dúvidas, os medos e as dores de Camila e a espera incessante pelo regresso do marido, e das melhoras do filho como por magia.

Já há muito tempo que não era conquistada por completo por uma obra, como fui com esta. Como já disse atrás, a forma como está escrita envolve-nos de tal maneira, que parece que somos bons amigos das personagens e que estas estão a desabafar e a conversar connosco. Há muitos autores que o tentam, mas muito poucos o conseguem fazer como Rodrigo Guedes Carvalho conseguiu com esta obra.

Sem dúvida nenhuma que é uma excelente obra e a recomendo.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum