Sinopse:
Gianni Rodari é um nome incontornável da literatura infantil italiana e, mais uma vez, Anna Laura Cantone fez um trabalho extraordinário ao ilustrar um dos seus livros. A partir da antiga tradição da fábula, o escritor transformou os animais em personagens inconfundíveis, com vícios e virtudes do mundo moderno. O resultado é um conjunto de nove breves histórias hilariantes e muito pedagógicas. Os elefantes equilibristas, o gato vaidoso, a raposa manhosa, entre tantos outros animais, são apenas uma pequena parte deste elenco, que em vez de viver em cativeiro no jardim zoológico habita um espaço de liberdade e de fantasia.

Opinião:
Animais sem Jardim Zoológico”, o título foi muito bem escolhido, tal como a sinopse diz, este livro tem um conjunto de histórias em que os protagonistas são animais que vivem em liberdade e em fantasia, só que têm a particularidade de ter os vícios e as virtudes dos humanos. Em determinadas histórias o pequeno leitor pode-se identificar e aprender a agir de outra forma, pois todas têm um final pedagógico, em que o vaidoso e fanfarrão tem o seu castigo, e o mais inteligente e modesto se fica a rir.
Na história dos “Elefantes Equilibristas”, temos um gato fanfarrão e vaidoso, e cinco elefantes muito pacientes. Mas um dia o gato exagerou na sua fanfarronice, e os elefantes deram-lhe uma lição. O gato acabou por fugir com muita vergonha e nunca mais o viram.
Na “A Corrida das Tartarugas”, temos 12 tartarugas ciclistas, que vão participar numa corrida, e outras tantas que vão ajudar, mas como não se queriam cansar muito, pois eram muito preguiçosas, todas acabaram por adormecer e nenhuma chegou à meta.
Na do “Rato Cinzento, Cauda Espetada e Meio Bigode”, tem 3 ratos que recebem a herança do pai. Para um dos ratos não houve herança, o pai disse que ele teria de se desenrascar sozinho. E assim ele fez, no fim os outros dois ratos acabaram comidos pelo gato, porque se acomodaram e ele que usou o que tinha (a sua inteligência e astúcia) acabou por se salvar e o gato nunca o apanhou.
Ainda temos as histórias “O Cavalo Amestrado”, "O Árabe e o Camelo", "A Raposa Fotógrafa", "O Urso Bandido", "O Urso Pescador" e "A Raposa e a Cauda", em todas temos algo a aprender.


As ilustrações dos animais das diversas histórias, são muitíssimo engraçadas e originais, os mais pequenos vão gostar.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum