Sinopse:
Raymie quer reaver o pai, que saiu de casa para ir viver com outra mulher. Assim, quer ganhar um concurso de beleza infantil. Se a sua fotografia aparecer nos jornais, talvez o pai se lembre dela. Para isso, inscreve-se numa aula de malabarismos com bastão, onde conhece Louisiana Elefante e Beverly Tapinski. Cedo, veem-se envolvidas em aventuras à volta de um livro, de boas ações e de um gato. Juntas, estas três meninas de dez anos vivem um dos verões mais tristes e belos das suas vidas.
Kate DiCamillo, uma das mais destacadas escritoras juvenis norte-americanas, dá-nos uma obra intemporal, perfeita para miúdos e graúdos.

Opinião:
Estamos no Verão de 1975, e a pequena Raymie de 10 anos, está a passar por uma grande mudança na sua vida. O seu pai saiu de casa, para viver com outra mulher, e deixou de conviver com a ela. Raymie sente-se triste, assustada e confusa, foi “um pequeno e perfurante tiro no seu coração”, e para conquistar de novo a atenção do pai tem um plano. Quer participar e tornar-se a Pequena Miss Pneus Flórida Central 1975, assim o seu pai veria a sua fotografia no jornal e voltaria para casa.
Para isso vai tentar aprender malabarismo com bastão, e é nessas aulas que faz duas novas amizades (Lousiana e Beverly). Duas amigas aparentemente muito diferentes, mas com algo em comum entre si (a falta dos seus pais).
A pequena Lousiana perdeu os pais e vive com a extravagante avó, e Beverly tenta muitas vezes fugir de casa para ir viver com o pai que está noutra cidade distante, o que faz com que tenha grandes desentendimentos com a mãe.
As três meninas são baptizadas como “Rancheras”, pela pequena Lousiana, e vão viver algumas aventuras engraçadas.
No fim a fotografia de Raymie aparece no jornal, não por ter ganho o concurso, mas pela coragem que teve ao salvar a sua amiga Lousiana de se afogar. O pai vê a fotografia e finalmente telefona preocupado. Raymie não sabe o que lhe dizer, e entre eles instala-se um grande silêncio….

Esta é uma obra que recomendo para miúdos e graúdos.


Infelizmente a separação dos pais é uma situação cada vez mais frequente. Através da pequena Raymie, percebemos alguns sentimentos que as crianças têm, principalmente o de culpa, o de medo da solidão e de falta de protecção… por aqui também se vê o que os Pais (pai ou mãe) não devem fazer, seja porque motivo for… afastarem-se dos seus filhos. Não digo o afastamento físico, porque por vezes é impossível não existir esse afastamento, mas o de sentimentos, o de intimidade e carinho nas conversas… e explicar, para que elas compreendam, que não têm qualquer culpa na separação dos pais.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum