Opinião:
O Estranho Ano de Vanessa M, relata-nos os acontecimentos na vida de Vanessa durante um ano.
Vanessa é casada, tem uma filha e um emprego estável, mas sente-se infeliz com tudo à sua volta, sente essencialmente falta daquilo que não viveu.
Durante um ano, Vanessa vai arriscar, vencer e também perder. Vai reflectir sobre o que deixou e sobre o que conquistou, com ela os leitores também poderão fazer esta reflexão.
Filipa Fonseca nesta narrativa aborda as relações humanas e a sua complexidade de uma forma bastante simples, real e um tanto previsível. 
Trata-se de uma leitura agradável, sem dúvida, faz-se rápida e ligeira, contudo eu esperava mais. Talvez porque as minhas expectativas para com este romance fossem muito elevadas. Penso que o publico mais jovem o apreciará bastante!

Sinopse:
Quando entrou no carro naquela tarde de Inverno, Vanessa não sabia que estava a embarcar numa viagem sem retorno. Uma viagem interior, que pôs em causa todas as suas escolhas e, acima de tudo, toda uma vida construída em torno das expectativas e opiniões dos outros.
Fluido, divertido e fresco, O Estranho ano de Vanessa M. conduz-nos nessa autodescoberta de 365 dias e faz-nos reflectir sobre o poder que temos de, a qualquer momento, colocar tudo em questão, através de episódios trágicos e cómicos que envolvem uma mãe controladora, uma tia hippie, um casamento entediante, um chefe insuportável e uma amiga que não sabe quando se calar. Porque a busca da felicidade não tem prazo e a chave para abrir essa porta está dentro de nós.
Uma nova voz irrompe na cena literária portuguesa, leve, despretensiosa, crua, divertidíssima e incrivelmente humana.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum