Opinião:
Esta é uma obra que nos ajuda a entender não só a doença de Alzheimer, mas também, e sobretudo, saber aceitá-la e lidar com a mesma. Imagino que, para quem receba a notícia de que um familiar sofre da referida doença, seja algo complicado e em certo ponto assustador, uma vez que não é fácil lidar com Alzheimer (ideia preconcebida que muitos de nós temos).
O que esta obra tenta mostrar, é que se torna fundamental conhecermos o universo da referida doença para que saibamos lidar com ela o mais natural que é possível. Assim, o Dr. Molinuevo, diz-nos que é imperativo aceitar a realidade de quem a vai viver para que não a vejamos como algo diferente!
O autor, deixa um alerta para quem tem o papel de cuidador: É essencial que nunca se esqueça de si "O paciente forma uma unidade com o cuidador, pelo que o bem-estar do paciente passa pelo bem-estar do cuidador e vice-versa"*
Torna-se, desta forma importante, para quem cuida, abrir-se de forma plena e aceitar que vai cuidar de uma pessoa que apenas já não vê a sua realidade como antes. É necessário respeitá-la nas suas limitações e tentar tomar decisões acertadas por ela e nunca confundir os desejos do cuidador com os desejos da paciente!
Gostei desta obra, pois informa e alerta para erros comuns em pacientes de Alzheimer, dando dicas e conselhos de comunicação a quem cuida e ajuda a perceber um pouco mais deste universo que nos parece (e é) tão complicado!

*pág 77

2 comentários:

    On 03 maio, 2014 sandra disse...

    Pobres cuidadores!

     
    On 03 maio, 2014 Denise disse...

    Muito interessante.

     

Blogger Templates by Blog Forum