O Mundo do Livro II

E o os membros do clube "O Mundo do Livro" voltaram a reunir-se, desta feita ao ar livre. O tempo tem estado agradável, de maneira que o encontro foi à beira da piscina :D
Cada um levou um livro e fez um resumo referindo o que havia gostado mais e o que havia gostado menos. Outros, ainda referiram o que aprenderam com aquela leitura.


Depois trocaram os livros entre si para explorarem, verem as imagens...





O Óscar também esteve curioso, não tanto pelos livros, mas pela azáfama dos pequenos leitores…

Houve uma imagem para trocar idéias...



Ao fim da tarde, o mergulho na piscina foi inevitável :P


O Óscar ficou a ver :D



Opinião:
"A Senhora Frederica" é uma pequena e sensível história que nos fala sobre uma grande questão da nossa actual sociedade: a solidão das pessoas idosas.
Este é um assunto abordado com bastante subtileza, mostrando-nos também como as crianças vêem os idosos - um amigo sábio - quando são educadas para tal.
A senhora Frederica tem 91 anos, vive sozinha e tem por único amigo um menino que é seu vizinho. Este menino, vê a sua amiga de 91 anos como uma senhora sábia, curiosa e divertida. Ela sabe sempre quando ele está triste, conhece palavras "mágicas" que o fazem rir e consegue arranjar sempre os seus brinquedos e tornar, certas coisas, especiais. Porém, muitas vezes a senhora Frederica esquece a sua própria história e então o seu amigo recorda-lhe e os dois divertem-se muito a contar e a partilhar histórias.

Este é sem dúvida um livro do qual se pode tirar muito partido com as crianças. As ilustrações são muito bonitas, é de salientar que a senhora Frederica é sempre ilustrada em tamanho "gigante", situação esta que achei bastante curiosa e acertiva, pois é assim que as crianças vêem os adultos que adoram - uma grande figura que comporta toda a sabedoria do mundo.

Esta é uma leitura aconselhada aos mais pequenos e deverá ser explorada por miudos e graúdos para que assim se possa tirar o máximo proveito desta  rica narrativa :)





Sinopse:
Com espantosas ilustrações da reconhecida artista austríaca Helga Bansch, e vencedor de vários Prémios de Literatura Infantil, A Senhora Frederica conta a extraordinária relação de fantasia que só entre uma criança e um velho pode acontecer, porque os velhos têm o maravilhoso condão de voltar a ser um pouco como as crianças.

A Senhora Frederica é uma vizinha mas também podia ser a avó que, como tantas avós das nossas crianças, já perdeu um pouco do sentido da realidade. Mas é também por isso, por velhos e crianças partilharem o mundo da imaginação, que estas ligações podem ser tão poderosas.


Bem, continuo com a leitura de
A Cidade Impura de Andrew Miller


E vocês leram muito a semana que se passou?
Esta semana o que pretendem ler?


Carla M. Soares nasceu em 1971.
Formou-se em Linguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras de Lisboa, e tornou-se professora. Tem um Mestrado em Estudos Americanos (em Literatura Gótica e Film Studies). É doutoranda no Instituto de História da Arte, na Faculdade onde se formou. É, antes de mais, filha, mãe, mulher, amiga. Leitora e escritora compulsiva. Sempre.

Alma Rebelde é o seu primeiro romance, uma história de amor no século XIX, publicado pela Porto Editora em abril deste ano. Outros esperam, não na gaveta mas nas muitas pastas do seu netbook, uma oportunidade de serem lidos.




“É muito difícil para mim escolher um só livro especial, de entre as muitas obras maravilhosas que tenho tido a oportunidade de ler. Por isso, vou apontar dois: Hamlet, de Shakespeare, e Brave New World, de Aldous Huxley, que me vêm sempre primeiro à memória quando a pergunta me é colocada.
Hamlet, a peça intemporal de Shakespeare, fez parte do meu curriculo de estudos. Nenhum outro texto me deu o mesmo prazer a trabalhar, nenhum para mim teve, desde então, o mesmo equilíbrio entre a poesia das palavras e a brutalidade dos sentimentos, amor, medo, loucura, desejo. Não sei se uma nova leitura me traria o mesmo prazer, nem sei se a farei, porque desejo preservar essa sensação de irrepetibilidade: de ser este um livro que para mim é único.




Em Brave New World, Huxley constroi uma distopia em que cada membro da sociedade é clonado,  geneticamente manipulado, controlado através do consumo de ‘soma’ e da total ausência de literatura e outras expressões artísticas, para ser feliz com a sua posição e o seu trabalho – mesmo que seja no escuro e de cabeça para baixo. Narra o que acontece quando um selvagem, nascido e criado fora desse grupo dominante, se confronta com esta sociedade estratificada, repetitiva e aparentemente feliz. Há imagens que ainda trago comigo, como a de uma fábrica em que todos os trabalhadores são gémeos iguais. Ou a de uma escola apenas para Betas e Alfas, únicos que, nesta sociedade, são seres únicos. Ou de um só livro, precioso e proibido, fechado a sete chaves num cofre. O texto, obviamente datado, não se aprecia pela beleza da escrita, que é por vezes descritiva, mas pelo choque de nos reconhecermos estranhamente próximos desta distopia extrema. É arrepiante. Assustador. E nisso é único para mim.”

Carla M. Soares
O blogue em parceria com a Quinta Essência tem para oferecer um exemplar da obra "Tudo se Perdoa por Amor" de Patricia Scanlan.
Para participar no passatempo e tentar ganhar este exemplar, terá de responder acertadamente a todas as questões colocadas.

Sinopse:
Nada como um bom casamento… para dar início a Terceira Guerra Mundial! E é exatamente o que vai acontecer se Connie Adams, a mãe da noiva, não conseguir melhorar as relações entre Debbie e o pai. Barry faz questão que a sua emproada segunda mulher e a filha adolescente, sempre mal-humorada, o acompanhem no grande dia, mas Debbie preferia casar num supermercado a tê-las no seu casamento. E, como se não bastassem já a Debbie todas estas coisas, a sua chefe anda a fazer-lhe a vida num inferno e ela começa a desconfiar que o noivo tem algumas hesitações relativamente ao casamento… Por isso, viverão todos felizes para sempre ou estará a família inteira a encaminhar-se para o divórcio?
.
Patricia Scanlan nasceu e vive em Dublin. Os seus livros, todos êxitos de vendas, estão traduzidos em várias línguas. Sempre se interessou pelo mundo da edição e trabalhou em part time como consultora numa editora internacional. Embora adore escrever ficção, Patricia anseia verdadeiramente ser convidada para escrever um livro sobres os Grandes Spas de Luxo do Mundo ou as Lojas Mais Elegantes de Paris… não importa quais.
.
Regras do passatempo:

-O passatempo começa hoje, dia 23 de Junho de 2012 e termina às 23.59h do dia 30 de Junho de 2012
-O participante vencedor será escolhido aleatoriamente;
-O vencedor será contactado via e-mail;
-Apenas poderão participar residentes em Portugal e só será permitida uma participação por residência.
-O blogue não se responsabiliza pelo extravio dos livros.

PASSATEMPO ENCERRADO
.
Envie as respostas às questões colocadas para viajarpelaleiturapassatempos@gmail.com envie junto com as suas respostas o seu nome e morada completa .

Boa sorte aos participantes ;)

Ps - Tenham em atenção ao mail que utilizam para concorrer, há participantes a enviar respostas para o mail do blogue! O mail que aqui coloquei é específico para passatempos.
Obrigado
Em tempos li de Emma Wildes Lições de Sedução e gostei. Se esta nova obra for dentro do mesmo género, então será um livro a ler numa tarde de Verão, leve e descontraído.


Pecados Escondidos
de Emma Wildes
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 312
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896573089
 .
Sinopse
Não foi a arte do engano que desconcertou Michael Hepburn, mas sim a inocência. A sua recém-esposa era confiante, bonita e, para seu espanto, absolutamente fascinante.
Julianne Sutton sempre soubera que casaria com o marquês de Longhaven, como fora acordado anos antes pelas famílias. No entanto, assumira que o marido seria Harry, o afável herdeiro ducal, e não o enigmático irmão. Quando Harry morreu de forma inesperada e Michael lhe sucedeu como o novo marquês, não foram apenas os planos de casamento de Julianne que se alteraram.
Michael combatia o inimigo implacável num jogo de espionagem e engano, mas quando descobriu que a mulher tinha os seus próprios segredos, depressa descortinou que o amor se regia por um conjunto de regras completamente diferentes…
«Soberbamente sensual… deliciosamente erótico»
Publishers Weekly

Mais informações sobre o livro aqui

A Luz dos livros (Baby Bookworm)





O blogue e o autor Miguel Almeida, agradecem aos 153 participantes do passatempo "O Lugar das Coisas".

As respostas às questões colocadas:

1-O Lugar das Coisas, alimenta-se de quê?
Da palavra do que somos, como seres vocacionados para a alegria, o amor e a felicidade
 
2-Refira uma outra obra de Miguel Almeida.
Ser como tu (outros exemplos de resposta correcta: Chireto, O Templo da Glória Literária...)

A vencedora do passatempo é 
Carla Pereira de Sousa

Parabéns à vencedora e boas leituras.
Depois de ter lido O Que o Dia Deve à Noite de Yasmina Khadra, esta novidade da Bizâncio, será de leitura obrigatória!!


Título: Cada dia É um Milagre
Autor: Yasmina Khadra
ISBN: 978-972-53-0506-5
Código de Barras: 9 789 725 305 065
Págs.: 304
Romance


Na sequência de um terrível drama familiar, e a fim de superar a sua mágoa, o doutor Kurt Krausmann aceita acompanhar um amigo às Comores. O seu veleiro é atacado por piratas ao largo do litoral somali, e a viagem «terapêutica» do médico transforma-se num pesadelo. Feito refém, espancado, humilhado, Kurt vai descobrir uma África de violência e de miséria insuportáveis onde «os deuses já não têm pele nos dedos de tanto lavarem as mãos». Com o seu amigo Hans e um companheiro de infortúnio francês, descobrirá Kurt a força necessária para superar esta provação? Oferecendo-nos esta viagem surpreendente de realismo que nos transporta, da Somália ao Sudão, para uma África Oriental alternadamente selvagem, irracional, circunspecta, orgulhosa, digna e infinitamente corajosa, Yasmina Khadra confirma mais uma vez o seu imenso talento de narrador. Construído e conduzido com mão de mestre, este romance descreve a lenta e irreversível transformação de um europeu, cujos olhos se vão abrir, pouco a pouco, para a realidade de um mundo até então desconhecido para ele. Um hino à grandeza de um continente entregue aos predadores e aos tiranos genocidas.

Um relato sublime sobre a perda e o poder de redenção.

O Mundo do Livro

Depois da minha filha mais nova (8 anos) saber que eu estava a participar no Clube de Leitura Bertrand, achou que também ela deveria ter um Clube do Livro. Assim, nasceu o "O Mundo do Livro". Juntamente com mais um colega de escola - o João, elaboraram um cartaz e convites para o primeiro encontro que se realizou ontem, lá em casa.
Foi muito engraçado ver como eles se envolveram no seu pequeno/grande projecto. Algumas das crianças trouxeram livros para mostrarem e falarem um pouco dos mesmos, outros falaram de histórias que já haviam lido e das quais tinham gostado muito. Estiveram também a explorar os livros infantis que há lá em casa e ainda houve tempo para fazerem marcadores e brincarem claro.
Ficam umas fotos da tarde literária de ontem.

O Cartaz 
"O Mundo do Livro"


Discussão à volta dos livros


Elaboração dos marcadores



Explorando os livros



Foi com muito orgulho que assisti a este clube que já tem o 2º encontro marcado! :)

E começamos mais uma semana, mais um Segunda-feira :)


A semana que se passou li muito pouco. E como assim foi, continuo a ler
"A Cidade Impura" de Andrew Miller


A leitura que se seguirá? Não sei ainda :P

E vocês, como correu a vossa semana com as leituras?

O blogue em parceria com o autor Miguel Almeida tem para oferecer um exemplar autografado da obra "O Lugar das Coisas".
Para participar e tentar ganhar este exemplar terá de responder acertadamente a todas as questões colocadas.



Regras do passatempo:
-O passatempo começa hoje, dia 14 de Junho de 2012 e termina às 23.59h do dia 21 de Junho de 2012
-O participante vencedor será escolhido aleatoriamente; 
-O vencedor será contactado via e-mail;
-Apenas poderão participar residentes em Portugal e só será permitida uma participação por residência.
-O blogue não se responsabiliza pelo extravio dos livros.


Questões do passatempo:
PASSATEMPO ENCERRADO

Deve enviar as respostas para viajarpelaleitura@gmail.com juntamente com o seu nome e morada COMPLETA.
As respostas ao passatempo aqui e aqui


Boa sorte aos participantes ;)

Infinito...



O blogue e a Editorial Presença agradecem aos 231 participantes do passatempo "A Cidade Impura" de Andrew Miller.

As respostas às questões colocadas:
1-Qual o título original desta obra?
R- Pure
2- Quem é que está incumbido pelo ministro do rei de supervisionar a demolição do cemitério Les Innocents?
R- Jean-Baptiste Baratte

A vencedora do passatempo é
Teresa Cardoso de Lemos Rosado Pereira

Parabéns à vencedora e boas leituras ;)

Estou na recta final da leitura
"O Quarto Arcanjo - O Anjo Negro" de Florencia Bonelli


A próxima leitura será 
"A Cidade Impura" de Andrew Miller


E vocês o que estão a ler? O que leram?

O 5º livro oferecido na rubrica "It´s Monday! What Are You Reading" sorteado entre todos os participantes da rubrica durante o mês de Maio vai para:
.
Carla Cruz

A Carla Cruz vai receber o livro:
.
A Terra Pura de Alan Spence
.

Carla Cruz, preciso que me envies os teus dados para o mail viajarpelaleitura@gmail.com

Ler é Fixe - Bairro dos Livros

Ler é Fixe
Bairro dos Livros
(Baixa do Porto)
9 de Junho das 10:30m às 22:30m


Consulte o programa aqui

Informação retirada daqui
O blogue em parceria com a Editorial Presença tem para oferecer, em passatempo, um exemplar de "A Cidade Impura" de Andrew Miller.
Para participar e tentar ganhar este exemplar, terá de responder acertadamente a todas as questões do formulário e respeitar as regras.


Regras do passatempo:
O passatempo começa hoje, dia 5 de Junho de 2012 e termina às 23.59h do dia 11 de Junho de 2012
-O participante vencedor será escolhido aleatoriamente; 
-O vencedor será contactado via e-mail;
-Apenas poderão participar residentes em Portugal e só será permitida uma participação por residência.
-O blogue não se responsabiliza pelo extravio dos livros.

Formulário:
(respostas ao formulário aqui )


Boa sorte aos participantes ;)

A semana que se passou  li

Os Malaquias 
de Andréa Del Fuego 


Esta semana estou a ler
O Quarto Arcano - O Anjo Negro
de Florencia Bonelli


E vocês o que estão a ler?

Os Malaquias, Andréa Del Fuego

Opinião:
Este livro, primeiro chamou-me a atenção pela magnífica capa, depois pelo que é dito na contra capa. É um livro fortemente elogiado, ganhou o prémio literário José Saramago 2011. E por ser muito elogiado, nomeadamente por Pilar Del Rio e José Luís Peixoto fiquei, como se diz por aqui, de pé atrás… Pois é sabido que muito elogio é também por vezes truque de venda. Todos os livros/novidades nos últimos tempos são "sem excepção" “fantásticos” e de “leitura obrigatória” que já nem tenho em atenção ao que é dito pela crítica…
Mas voltando ao livro, os meus colegas de blogue no Destante, resolveram analisar a presente obra no seu clube de leitura de Braga e eu decidi arriscar nesta leitura e ainda bem que o fiz!
Esta foi uma leitura que se pautou por muitas indecisões a nível de gosto. Primeiro gostei, depois quase detestei e finalmente adorei e fiquei rendida à escrita da autora.
É de facto um livro diferente, afasta-se da maioria que lemos pelo seu conteúdo que vinga pela originalidade. No entanto, como já referi, esta mesma originalidade fez-me duvidar entre o adorar e o odiar a leitura e finalmente decidir-me pelo adorar!
.
Serra Morena, terra húmida e humilde, como os seus habitantes, gentes do trabalho, gentes da vida. Um raio atinge a casa de Donana e de seu marido, tirando-lhes a vida. Este raio havia de marcar para sempre a vida de Nico, Júlia e António não só com a morte dos pais, mas em todos os seus actos e passos! Os três separam-se fisicamente uns dos outros para mais tarde Nico e António se reencontrarem, porém Júlia será uma constante no pensamento de ambos, mas como “em água turva, as substâncias não se veem” este encontro será sempre uma dificuldade.
Nesta escrita, existe a brutalidade das palavras e das descrições, mas também existem vales dentro de pedras que são uma opção, uma oportunidade para os personagens e um sonho para os leitores. Há também bules que engolem homens e que nos fazem sorrir, há quem consiga fazer-se luz numa lâmpada e colocar-se dentro de um tacho com o objectivo de fazer borbulhar o leite com a sua dança!
O sofrimento é uma constante nos personagens em todo o romance, um romance que se pinta com a cor da terra. O calor e o castanho foram para mim uma constante nesta leitura.

ADOREI! Recomendo!
É com imenso gosto que faço divulgação do novo livro do nosso conhecido Miguel Almeida  - "O LUGAR DAS COISAS". Já tive a oportunidade de ler algumas obras do autor, podem consultar as opiniões às mesmas aqui no blogue.
Em breve vou ler esta nova obra do Miguel e de realizar um passatempo aqui neste cantinho.



"Neste nosso mundo, dito desencantado, por fora tão deslumbrante e rico de promessas, mas tão desolado e vazio por dentro, onde enraizar a esperança que nos permite ser e viver?
Não há nada de simples, nas coisas mais simples da vida, como o sonho e a alegria, o amor e a felicidade, agora e sempre, o desejo de transcender o real.

Espaço de comunicação e comunhão, O Lugar das Coisas alimenta-se da palavra do que somos, como seres vocacionados para a alegria, o amor e a felicidade.

Espaço de solução e consolação, O Lugar das Coisas é como um Sol no centro da vida, numa demanda de valor e sentido para existir e ser vivida."

"Em O Lugar das Coisas cabemos todos, criados pela voz singular  de Miguel Almeida, que nos recria até ao âmago da alma e onde, mais puros, perdemos a inocência. Um livro de poesia e de vida, de humanidade e mundanidade, que nos coloca no lugar e nos acorda dos autómatos em que nos tornámos." Luís Miguel Rocha

“Gosto muito da musicalidade — principalmente os cativantes ritmos — dos poemas de O Lugar das Coisas.” Richard Zimler

Miguel, desejo-te tudo de bom e muito sucesso!
Ofereceram-me este livro. Pela sinopse parece-me bom (pois para além de conter romance, parece-me que aborda factos históricos interessantes)... só não sei mesmo quando o vou ler :P


Sinopse:
1986. Henry Lee, um americano de ascendência chinesa, junta-se a uma multidão que se encontra à porta do Hotel Panama, outrora o ponto de encontro da comunidade japonesa de Seattle. O hotel esteve entaipado durante décadas, mas a sua nova proprietária descobriu na cave poeirenta os pertences das famílias japonesas que, após o ataque a Pearl Harbor, foram enviadas para campos de internamento. Quando uma sombrinha de bambu é exibida, Henry recua quarenta anos e recorda Keiko, uma jovem de ascendência japonesa com quem criou um profundo laço de amizade e de amor inocente que ultrapassaram os preconceitos ancestrais que opunham as duas comunidades. Quando Keiko e a sua família são enviados para um campo, apenas resta aos dois jovens esperar que a guerra termine para que as promessas que fizeram um ao outro se possam finalmente cumprir.

Passados quarenta anos, Henry, agora viúvo, ainda tenta encontrar uma explicação para o vazio que o acompanhou desde então; para a atitude distante de um pai que nunca entendeu; para a relação difícil com o filho; e, sobretudo, uma explicação para as suas próprias escolhas.

O Gosto Proibido do Gengibre é um romance extraordinário, que nos revela uma das épocas mais conflituosas da História dos Estados Unidos.

A Cidade Impura

Andrew Miller
Título Original: Pure
Tradução: Miguel Romeira
Páginas: 344
Coleção: Grandes Narrativas Nº 528
ISBN: 978-972-23-4839-3
Código de Barras: 9789722348393






Data de Publicação: 5 Junho 2012 

ESCRITOR INGLÊS PREMIADO
PUBLICA NOVAMENTE EM PORTUGAL

Andrew Miller apresenta um romance «puro»
que ganha vida a partir do caos

SINOPSE:
Paris, 1785, uma cidade em vésperas de revolução. Jean-Baptiste Baratte, um engenheiro de origens humildes, é incumbido pelo ministro do rei de supervisionar a demolição do cemitério Les Innocents. Há décadas que o velho cemitério já não consegue conter os seus mortos e que a sua atmosfera de decadência contamina o ar e a vida dos habitantes vizinhos. Mas o jovem engenheiro vai muito em breve descobrir que nem toda a gente está satisfeita com a sua empreitada. Será um ano de trabalho árduo, de sobressaltos, mas também de grandes ideais, de amizade e amor.

O AUTOR:
Andrew Miller nasceu em Bristol em 1960. Já viveu em Espanha, no Japão, em França e na Irlanda, e atualmente vive em Somerset. Já publicou seis romances, tendo o primeiro, A Dor Industriosa, recebido três prémios e o terceiro, Oxigénio, sido nomeado para dois. A Cidade Impura, o seu romance mais recente, venceu o prestigiado prémio Costa Book of The Year 2011.

PRÉMIO: Costa Book of The Year Award, em 2011

CITAÇÕES IMPRENSA ESTRANGEIRA:
«Se gostou de O Perfume, não perca esta obra.» - Daily Express

«Esta recriação de Paris em vésperas da Revolução Francesa é extraordinariamente vívida e imaginativa, e a história é tão absorvente que não se consegue pôr o livro de parte antes do final.» - The Times

«Uma alucinante  viagem a Paris prestes a explodir antes da Revolução Francesa.» - Daily Mail

Blogger Templates by Blog Forum