Opinião:
A história inicia-se com um rapaz de 14 anos, que não sabe ler nem escrever, vive na miséria com o seu pai mas, já é atraído pela violência. Este é o personagem principal que nos irá acompanhar durante toda a leitura. Foge da sua casa no Tennessee e empreende uma viagem cheia de perigos e violência pois, acaba por integrar um grupo que pratica actos selvagens. Por onde este grupo passa, tudo é escuro e com olhos à espreita, olhos sofridos, olhos de medo, sem esperança, nada resta tudo são escombros e fome.
A imagem que mais me marcou neste livro foi a descrição de uma árvore, na qual estavam pendurados bebés pelo pescoço. Uma imagem da vida (árvore) segurando a morte (bebés). É uma prova de que a vida não valia nada e a morte era encarada naturalmente.
Para além do rapaz que é figura central na história, existe um outro personagem bastante importante - Juiz Holden. Um homem violento igual a todos os outros no seu grupo, no entanto, este é um personagem que a par da violência que exerce, vai tecendo algumas reflexões sobre a vida ao longo da narrativa.
Tal como no seu livro, A Estrada , Comarc consegue nesta obra ambientar o leitor neste terror que foram os confrontos na fronteira entre os EUA e o México no início do séc. XIX.
Esta é um obra que embora excelente, não é de leitura fácil, achei bastante densa, bastante descritiva, o que requer muita atenção por parte de quem lê. Depois, há a questão da violência. Os leitores mais sensíveis podem sentir a tentação de abandonar o livro perante tanto horror. No entanto, reconheço que a escrita não poderia ser de outra forma para demonstrar os actos praticados na altura. Assim, aconselho a leitura com algumas reservas!

11 comentários:

    Olá Paula,
    Já por muitos considerado um dos maiores romances do século XX, a violência da história e a forma como é contada choca o leitor mas ao mesmo tempo mantem-no preso até ao fim. Eu por vezes fechava o livro para atenuar o "amargo" de tanta violência. Custou a ler mas adorei.
    É um livro assombroso!

     

    Gostei muito de ler a tua crítica. Muito assertiva nas palavras.
    Como te tinha dito, custou-me a ler esta história devido à sua violência e ao retrato cru das palavras, bem diferente de outros que li neste mesmo parâmetro de rudeza.
    Bom domingo!

     

    É um grande, grande livro de um grande, grande escritor.

    O meu escritor preferido, de longe!

    Boa opinião!

     
    On 29 janeiro, 2012 Jojo disse...

    Cormac McCarthy é um autor que me fascina. Já ouvi maravilhas do senhor e nunca li nada dele. A Estrada é daqueles livros que persigo mas uma razão ou por outra acabo por nunca o trazer para casa.

     

    Olá Paula.
    Tenho lido óptimas críticas a Cormac McCarthy e já defini que irei ler este autor. A tua excelente e descritiva opinião deixou-me, no entanto renitente em fazê-lo com este livro... ;)
    Os títulos "Nas Trevas Exteriores" e "Este País não é para Velhos" parceram-me mais apelativos (lendo as sinopses).
    Qual é a tua opinião sobre este livros?
    Já agora extendo a questão aos que já leram este autor e me possam fornecer uma opinião. ;)

    Bom Domingo.

     

    Pela crítica e comentários, interessei-me por esse livro. Blog excelente. Visitem o meu também, caso possível, por obséquio. Agradeço desde agora
    http://sociedadedolivro.wordpress.com

     
    On 29 janeiro, 2012 Paula disse...

    Teres Dias,
    É realmente assombroso, é a violencia no seu estado mais "puro".

    Tons de Azul,
    É uma linguagem bastante realista.

    Iceman,
    Penso que o próximo que ler do autor é "Este País ñão é para Velhos"

    Jojo,
    Estás a perder uma grande Obra!
    Vais gostar :)

    André Nuno,
    Este título completo é Meridiano de Sangue ou Crepusculo Vermelho no Oeste. As duas obras que referes não conheço, embora pretenda ler "Este País não é Para Velhos".
    Do autor li "A Estrada" um livro EXCELENTE. Se estiveres interessado em ler, basta clicares sobre o nome que está a vermelho na minha opinião.

     

    André,

    elaborei quatro opiniões obre obras de Cormac, se quiseres, espreita-as.

    http://nlivros.blogspot.com/search/label/Cormac%20McCarthy

     

    Paula,
    já estive a ler e achei extremamente interessante. Logo que possível irei experimentar um dos títulos e depois logo verei o que acho da sua escrita.
    Se ficar tão impressionado como algum dos comentadores... não terei outro remédio senão ler todos os seus livros. :)

     

    Gostei da tua análise a este livro, e fiquei com curiosidade em lhe dar uma espreitadela. Possuo dois livros deste autor este Meridiano de Sangue e também "Este país não é para velhos". Que estão ainda na fila de espera que este ano será reduzida.

     
    On 31 janeiro, 2012 Paula disse...

    O outro dia perguntavas se Meridiano de Sangue era um dos livros da Sábado, eu não sabia que fazia parte da colecção. Na altura não fiz a primeira colecção. Ou será que tenho dois?? Tenho de ver isso.
    Também tenho "Este País não é para velhos" espero também ler este ano :)
    Apesar de ter comprado alguns livros na Presença este ano, devido aos descontos bombásticos (agora têm livros a 2,99) vou tentar este ano ler o que tenho em casa. Vamos a ver se consigo :)

     

Blogger Templates by Blog Forum