Santuário - William Faulkner

Opinião:

Faulkner nasceu alguns anos após a guerra de Secessão em que os Estados Unidos haviam sido derrotados, assim como todo o sistema em que a população branca e negra vivia. Assim, assiste-se ao desmoronamento de toda uma tradição, usos e costumes da sociedade sulista.
É neste ambiente de “pós-Secessão” que Faulkner nos envolve na obra “Santuário”
A história passa-se em Yoknapatawpha (condado fictício) no Mississípi.
Os elementos primeiros que integram a história e tornam esta de início viciante e expectante são: a natureza associada a uma casa em ruínas, uma varanda onde se discutem os assuntos importantes, uma mulher constantemente ao fogão com roupas também elas em ruínas, um bebé dentro de um caixote atrás do fogão para não ser comido pelos ratos, o fabrico e a venda de bebidas alcoólicas nesta mesma casa. O número três nesta narrativa adquire bastante expressão (embora eu tivesse pesquisado não cheguei a conclusão nenhuma): três homens, três cantares, três tábuas toscas, três faróis…o número não está lá por acaso reconheço, algum significado terá!!
Vários personagens “dançam” por entre esta narrativa, todos eles fortemente caracterizados: Temple Drake é na minha opinião a personagem mais forte de toda a narrativa, é aquela que marca de forma significativa o leitor.
Temple é uma jovem estudante que por mero acaso vai parar à casa em ruínas. A partir daí a sua vida nunca mais será a mesma. Este é um personagem que entra em desequilíbrio. As suas acções e a escrita de William Faulkner estão tão bem descritas; o leitor consegue visualizar o terror e o desespero pelo qual este personagem passa ao longo de toda a história. A decadência deste personagem representa (na minha opinião) a própria decadência da sociedade sulista dos EUA.
Popeye, representa a força e talvez o equilíbrio da casa em ruínas. Horace Benhow, é o homem justo, que tenta ajudar o outro sem segundas intenções.
Há uma frase de André Malraux, na contra capa deste livro que o descreve na perfeição “A união do romance policial com a tragédia grega”

Confesso, que este não foi um livro fácil de ler, a linguagem apesar de bastante clara, exige um certo esforço de interpretação, pela forma que o discurso é apresentado.
.
Classificação: 5/7 Muito Bom

7 comentários:

    Faulkner é um autor complicado mas Santuário é um livro muito bom. As personagens estão muito bem construídas e a narrativa é entusiasmante, embora um pouco pesada.

    Cumprimentos,
    Filipe de Arede Nunes

     
    On 21 março, 2011 AMB disse...

    Oi, tens um meme lá no meu cantinho Books Beijos AMB

     

    Gosto tanto de Faulkner! Tenho até saudades de alguns livros dele. Mas não li Santuário...
    Vou tentar ler. Grande abraço e deixo-lhe um conto que não foi "premiado"...
    o falcão
    http://falcaodejade.blogspot.com/2011/03/uma-historia-o-meu-pai-e-os-figos-de.html

     
    On 21 março, 2011 Paula disse...

    Mj Falcão, já fui lá ler e estás sem sombra de dúvidas de PARABÉNS!

    Filipe,
    Tens razão sim, é um tanto pesado, mas lê-se bem :)

    AMB,
    Um meme? Será que não é o meme literário? vou ver.

     

    Olá Paula
    de Faulkener li essa obra-prima da literatura mundial que é o Som e a Furia e também Luz de Agosto.
    Este já o tenho em casa para ler (talvez) ainda este mês :)
    É um escritor difícil mas magnífico.

     
    On 22 março, 2011 Paula disse...

    Fico então à espera da tua opinião sobre o livro Manuel :)
    Abraço

     
    On 25 março, 2011 Laura disse...

    Okay, vou falar sem nunca ter lido uma única coisa de Faulkner *shame on me* e, consequentemente, sem ter certeza se isto alguma vez se poderia relacionar: http://en.wikipedia.org/wiki/3_(number)
    Na parte do mito e da religião... Talvez tenha que ver (isto porque uma vez vi uma série onde uma pessoa obcessiva compulsiva tinha um obcessão pelo número 3, porque morava na casa 333, que tinha ardido as 3h e ela tinha-se salvado - tinha sido quase um milagre - e, uma vez que 3 se relacionava com Deus, ela achava que era uma enviada de Deus ou assim...)?

    Muito provavelmente não tem nada que ver MAS pensei que valia a tentativa xDD (não me batam.)

     

Blogger Templates by Blog Forum