“A Borys e a todos os outros que como ele atravessaram na juventude o limiar da sombra da sua geração”

Opinião:
O limiar da sombra…
A sombra como o símbolo da maturidade e consequentemente do assumir as responsabilidades e o peso que estas acarretam para o jovem adulto…
Conrad, nesta narrativa faz-nos reflectir sobre esta fase da vida um tanto “sombria” e pela qual todos nós passamos sem excepção. Lembra-nos, logo nos primeiros parágrafos (que li e reli) o sonho que é ser criança e a aventura desmedida e inconsequente que é ser jovem.

A narrativa, fala-nos de um jovem que estando a trabalhar num navio como primeiro-imediato despede-se de um momento para o outro. Porém, no trabalho que desempenhava era muito competente e admirado por todos os colegas. No entanto, resolve abandonar tudo e sem planos para o futuro decide voltar para casa. O Capitão do navio em que trabalhava reage a tudo com muita naturalidade e quase que lhe adivinha os planos, mesmo sem estes existirem. Afinal é um homem experiente que já havia passado, há muito, pelo limiar da sombra…
Aquando da sua estadia no Lar dos Oficiais e Marinheiros, o ex primeiro-imediato, fica a saber que fora requisitado para o comando de um navio cujo capitão falecera. Assim, apesar de já ter decidido regressar a casa, aceita o novo desafio sem muito pensar e mais uma vez as decisões são tomadas de forma precipitada, ou não…
Nesta fase da narrativa podemos constatar que a sombra da maturidade já se faz sentir sobre o nosso personagem principal…as dúvidas surgem, as questões sobre determinados assuntos surgem do nada….
Quando finalmente encontra-se ao comando do seu navio, o peso da responsabilidade vai caindo sobre os seus ombros, há que olhar pelo navio e mais importante ainda pelos seus homens!

Na primeira viagem que realiza, o nosso personagem vai enfrentar tempestades, doenças e até assombrações que não fazem mais do que o tornar um homem mais maturo, cuja juventude “irresponsável” fica definitivamente para trás e a sombra (maturidade) é finalmente assumida e sentida.

Eu diria que esta é uma leitura obrigatória.

Classificação: 6/7 Excelente

6 comentários:

    Um belo livro de um grande autor!
    Boa escolha, paula!
    Beijos

     
    On 25 março, 2011 Paula disse...

    Olá Falcão, foi a primeira leitura que fiz do autor, e espero repetir, uma escrita que para além da história em si tem sempre algo mais nas entrelinhas.
    Abraço

     

    Recebi do blog "Gialli-e-Geografie" um Prémio , o "Kreative Blogger". Uma das regras é “voltar a dar” p prémio a 10 blogs que considerasse “criativos”.
    Este blog foi escolhido. Vá ao meu blog “buscar” o prémio, por favor...
    bjs do falcão

     

    Recebi do blog "Gialli-e-Geografie" um Prémio , o "Kreative Blogger". Uma das regras é “voltar a dar” p prémio a 10 blogs que considerasse “criativos”.
    Este blog foi escolhido. Vá ao meu blog “buscar” o prémio, por favor...
    bjs do falcão

     
    On 25 março, 2011 Laura disse...

    Olha, nunca tinha ouvido falar deste livro, penso eu! Parece extremamente interessante... Tenho de o procurar no goodreads e adicionar :)

    *

     
    On 26 março, 2011 Paula disse...

    Laura,
    É uma leitura que vale a pena para fazermos uma reflexão :)

     

Blogger Templates by Blog Forum