Sinopse:
Quando um lobo sabe que o seu tempo está a terminar e que já não é útil à sua alcateia, muitas vezes escolhe afastar-se. Morre assim afastado da sua família, do seu grupo, mantendo até ao fim todo o orgulho que lhe é próprio e mantendo-se fiel à sua natureza. Luke Warren passou a vida inteira a estudar lobos. Chegou inclusivamente a viver com lobos durante longos períodos. Em muitos sentidos, Luke compreende melhor as dinâmicas da alcateia do que as da sua própria família. A mulher, Georgie, desistiu finalmente da solidão em que viviam e deixou-o. O filho, Edward, de vinte e quatro anos, fugiu há seis, deixando para trás uma relação destroçada com o pai. Recebe então um telefonema alarmante: Luke ficou gravemente ferido num acidente de automóvel com Cara, a irmã mais nova de Edward. De repente, tudo muda: Edward tem de regressar a casa e enfrentar o pai que deixou aos dezoito anos. Ele e Cara têm de decidir junto o destino do pai. Não há respostas fáceis, e as perguntas são muitas: que segredos esconderam Edward e Cara um do outro? Haverá razões ocultas para deixarem o pai morrer… ou viver? Qual seria a vontade de Luke? Como podem os filhos tomar uma decisão destas num contexto de culpa, sofrimento, ou ambos? E, sobretudo, terão esquecido aquilo que todo e qualquer lobo sabe e nunca esquece: cada membro da alcateia precisa dos outros, e às vezes a sobrevivência implica sacrifício. Lobo Solitário descreve de forma brilhante a dinâmica familiar: o amor, a proteção, a força que podem dar, mas também o preço a pagar por ela.

Opinião:
Um dos motivos, porque tanto gosto das obras de Jodi Picoult, é que ela aborda temas algo sensíveis e que provocam o leitor. Por vezes pensamos que temos uma opinião formada sobre determinado assunto, e “achamos” que venha o que vier nunca se vai alterar, a autora ao aborda esses temas, dá-nos que pensar e a nossa (a minha opinião) vem a se alterar. Já dizia o ditado, “Nunca digas dessa água não beberei”. A autora nos assuntos mais controversos, vê todas as perspectivas e tenta fazer-nos sentir e compreender todas as personagens que participam, é como se nós nos tornássemos cada uma delas, e perante isso faz-nos entender certas coisas que nos passava ao lado “ou simplesmente ignorávamos, só porque sim, só porque é mais fácil.
Desta vez temos dois irmãos que têm opiniões diferentes quando ao deixar viver ou morrer o seu pai. Luke (o pai) tem um acidente que o deixa em estado vegetativo. Cara a filha mais nova apesar do que os médicos dizem (o pai nunca sobreviverá sem a ajuda de máquinas) acha que o devem deixar viver dessa forma, acha que o pai pode acordar, ou que um dia a ciência estará mais avançada e o poderá salvar. Edward tem a opinião contrária, o pai era uma pessoa enérgica e amava viver e então pensa que ele não gostaria de viver assim. Esta obra vai desenrolar-se à volta destas duas questões desligar as máquinas e doar os órgão de Luke, ou deixá-lo toda uma vida, ligado a máquinas que só assim o manterão vivo. Ao longo da obra vai-se saltando de personagem em personagem e vamos descobrindo um pouco mais de cada uma delas, inclusive de Luke. Através de Luke vamos descobrindo cada vez mais sobre os lobos e as suas alcateias, já que ele chegou mesmo a viver em estado selvagem com uma alcateia.
Vamos conhecendo toda esta família, que apesar de tudo e de início não ser unida, no fim acabam por se tornar unidos, apoiar e compreender a opinião uns dos outros.
Um tema polémico muito bem abordado por esta autora, que nos faz pensar se estivéssemos numa situação destas qual a atitude que tomaríamos.

2 comentários:

    On 07 julho, 2018 Sónia disse...

    Adoro esta autora! Tem razão, os seus livros abordam, sem excepção, temas bastante polémicos e muitas vezes acabamos por alterar as nossas próprias prespectivas acercas deles. Além disso, acho que a Jodi Picoult consegue desenvolver temas sensíveis sem ser demasiado lamechas o que acho louvável. Estava na dúvida se lia este livro, mas com esta autora esta dúvida nem devia ser colocada... "Em Troca de um Coração" é o meu livro preferido dela até agora, fez-me chorar horres com aquele final...
    Mundo da Fantasia

     
    On 13 julho, 2018 Lígia disse...

    Olá Sónia.

    Também já li "Em troca de um Coração", e gostei bastante, mas sinceramente não sei qual o meu preferido.
    O "Lobo Solitário" é muito bom, vai ver que vai gostar.

    Boas leituras.

    Beijinhos

     

Blogger Templates by Blog Forum