Sinopse:
1952. Em Shadbagh, uma pequena aldeia no Afeganistão, Saboor é um pai que um dia se vê obrigado a tomar uma das decisões mais difíceis da sua vida: vender a filha mais nova, Pari, a um casal abastado em Cabul e assim poder continuar a sustentar a restante família. A separação é particularmente devastadora para Abdullah, o irmão mais velho que cuidou de Pari desde a morte da mãe de ambos. Nenhum dos dois imaginava que aquela viagem até à capital iria instalar um vazio nas suas vidas que seria capaz de atravessar décadas e quilómetros e condicionar os seus destinos... Neste seu terceiro romance, "E as Montanhas Ecoaram", Khaled Hosseini traz-nos uma belíssima e comovente saga familiar que reflete sobre como os laços que nos unem sobrevivem aos obstáculos que a vida nos impõe. 


Opinião:
No início desta obra  temos a descrição da vida difícil e das privações dos dois irmãos Abdullah e Pari e da sua família. Com a chegada do inverno o pai dos dois irmãos vê-se obrigado a vender Pari, para que todos possam sobreviver ao Inverno rigoroso no Afeganistão. Este acontecimento traumatizante acaba por nos deixar “marcas” durante toda a leitura. Ao longo do livro muitas personagens vão sendo descritas, o pai, a madrasta e a sua irmã, o meio-irmão, o tio (irmão da madrasta) que trabalha em Cabul para um milionário e a sua esposa, dois primos que moram na rua desse milionário, um cirurgião que se encontra em Cabul a prestar ajuda humanitária, um ex-combatente da guerra no Afeganistão e o seu filho, e outras mais. Personagens atrás de personagens vão aparecendo e vamo-nos questionando o que terão elas a ver com a vida dos dois irmãos. Entretanto vamos compreendo que o autor está como que a oferecer-nos  peça a peça de um puzzle, e ao construir esse puzzle vamos compreendendo como tudo encaixa e a relação que têm com os dois irmãos.
Penso que por vezes Khaled Hosseini se dispersou nessas personagens. Senti que quando ele me agarrava a essa nova personagem, propositadamente mudava para outra, “coisa” que aconteceu durante todo a obra, acabando por a vida dos dois irmãos ficar para segundo plano. Essas personagens tinham uma vida tão rica, que fui “desculpando” o adiamento do reencontro dos dois irmãos, mas não sei se isso resultará com todos os leitores, porque este adiar constante pode acabar por provocar o desinteresse do leitor por esta leitura.
O contraste entre todas estas personagens é muito interessante, e a forma como elas amam (cada qual à sua maneira) este país complicado. A escrita fluída e a forma como o autor descreve as paisagens e o cenário de destruição, faz-nos criar uma imagem de tudo na nossa imaginação sem se tornar enfadonho.

Apesar de na minha opinião o reencontro dos dois irmãos tenha ficado para um plano secundário, e a sinopse do livro nos sugira o contrário, gostei bastante desta obra. 

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum