Disciplina na leitura...


Como é que vocês são no que concerne às vossas leituras?
Eu por exemplo, tenho imensos livros por ler, já não são pilhas, chegam a ser estantes!!! Tento não comprar, porém vai sendo mais forte que a minha vontade! E aos que já tenho vou sempre juntando mais um clássico, mais um livro novo que saiu e tenho a certeza de que é muito bom!
Às vezes, para tentar organizar-me, elaboro uma lista de livros a ler, por exemplo de 50 títulos (a ler durante um ano) e noto que leio uns 7 e os outros são extra-lista. Outras vezes, coloco ao lado do pc uma pilha de 6 livros a ler (como se fosse um alerta – “São estes os que vais ler!” - e volto a desrespeitar a pilha).
Há ainda situações em que estou a ler um livro e às tantas pego num da prateleira e dou por mim tão embrenhada na leitura que o outro fica esquecido e volta para a estante L

E vocês, são disciplinados em seguir listas, pilhas de livros ou mesmo respeitar a ideia de não comprar mais livros durante o resto do ano?


*imagem daqui

64 comentários:

    On 17 julho, 2012 Unknown disse...

    Completamente desorganizados, é o caos e a desordem como diria o outro. Bjs e Parabéns pelo belo blog

     
    On 17 julho, 2012 Paula disse...

    Teresa Queiroz,
    É isso mesmo que referiu, o caos total!!

     
    On 17 julho, 2012 Unknown disse...

    Tal e qual !

    Beijinhos e Boas Leituras!

    oprazerdaleitura94.blogspot.com

     
    On 17 julho, 2012 slayra disse...

    Não consigo respeitar pilhas... vou lendo o que me apetece. E comprando mais e mais. *chora* Tenho livros para os próximos 5 ou 6 anos. O.o

     
    On 17 julho, 2012 Paula disse...

    Eu acho que até tenho livros para o resto da minha vida :)
    Mas claro está, vou comprar muitos mais :D

     
    On 17 julho, 2012 Isabel disse...

    Como eu gosto de ouvir isso!

    Não sou só eu.
    Desisti de fazer seja que plano for em relação à leitura.
    Comprar, continuo a comprar um pouco compulsivamente. Nos dias que correm, com o aumento do custo de vida e os cortes (roubos) nos ordenados, é a única coisa onde gasto dinheiro, fora as obrigações. Só nos livros.
    Este Verão é uma prioridade organizá-los. Aqui o meu espaço é um caos absoluto e completo.
    Um abraço

     
    On 17 julho, 2012 NLivros disse...

    Excelente post de discussão, como eu gosto!
    :)
    Hoje em dia não sou nada disciplinado. Ou seja, durante muito tempo planeava leituras, fazia listas de livros a ler e, enfim, procurava seguir essas listas. Procurava... porque raramente conseguia e comecei a ver que isso me stressava.
    Assim, comecei a descontrair e comecei a ler o que me apetece sem fazer qualquer planeamento.
    Ou seja, tenho muitos, muitos livros para ler. Não sei quantificá-los, mas sei que são algumas pilhas. Alguns já nem me lembro que lá estão, pelo que, de vez em quando, passo por lá os olhos e até acabo por começar a ler um que nem sonhava antes. Quando estou a acabar um livro, começo logo a espreitar outros a fim de escolher o próximo. E é sempre assim, logo se vê, ao sabor do vento e do apetite.
    Em todo o caso, costumo ler dois ou três livros em simultâneo e nem aí sou disciplinado. Hoje sou capaz de ler apenas um livro e amanha passo para o outro. Depois estou uma semana sem ler o livro que estava a ler ontem e assim sucessivamente, entendes?
    Em relação a compra, não costumo comprar!
    Tenho uma lista de livros "a comprar", mas espero pelas oportunidades das feiras ou nos alfarrabistas. No entanto acabo sempre por comprar alguns livros por ano, mas são poucos.
    Na tertúlia que realizámos abordou-se ao de leve o tema da disciplina e quantas páginas lemos /dia, etc. Praticamente toda a gente lia determinadas páginas/dia. Eu não. Há dias que nem leio. Há dias que leio 50 págs e outros dias 20. Há dias que leio 150 págs, etc. Só leio quando me apetece e ao ritmo que me apetece. Não troco jantares, confraternizações ou passeios, para estar a ler. Gosto e leio quando isso me dá prazer e não afecta aqueles com quem vivo ou amigos.
    Entendes?
    Na minha opinião, ler por listas acaba por ser ler por obrigação. Às tantas estás a ler um livro que nem te apetece, mas como tem de ser… Dessa forma podes estar com um excelente livro nas mãos e a tua percepção/opinião final vai ser obrigatoriamente negativa influenciada por essa obrigação e isso é mau, não faz sentido. Uma disciplina férrea retira o prazer de ler, torna-se uma obrigação.

     
    On 17 julho, 2012 Draco disse...

    Já comprei mais livros. A crise veio ajudar neste aspecto. Perdi a vontade de fazer biblioteca. Tantos livros que leio e que nunca mais vou ler, tanto papel, tantas árvores. Depois morremos e as coisas ficam mas ninguém lhes dá valor. Pra quê?? Este ano iniciei as leituras no IPAD e estou a adorar. Um passo na evolução.
    Quanto a listas... não faço listas. Vou lendo o que me vai apetecendo ou não vale a pena. Por vezes tenho livros em casa para ler e não me apetece ler o que tenho em casa. Dou uma volta a uma papelaria e encontro um que me apetece ler... Cada livro tem um tempo. Deve ser lido com gosto ou não vale a pena...

     
    On 17 julho, 2012 Angela disse...

    Eu nunca comprei livros. Todos os livros que tenho foram oferecidos. Mas o que eu leio mais é por livros emprestados. Ou requisitados da biblioteca, ou emprestados pelas minhas irmãs ou amigas, ou através de sites de troca de livros. Como nunca leio o mesmo livro duas vezes (porque acho um desperdício de tempo quando há milhares de livros prontos a ser lidos), não preciso dos livros em casa a ocupar espaço. E olha que eu ADORO ler, mas não gasto o meu dinheiro em livros.

     

    Eu bem tento organizar uma lista repleta de prioridades em que cada livro recebe a sua,digamos, conotação. Mas confesso que nestes tempos subornar alguém é tarefa complicadíssima. Torna-se ainda mais díficil quando eu, por exemplo, que está dependente da boa-vontade dos pais e que não recebe qualquer tipo de renumeração para além da mesada. Basicamente, o meu espólio resume-se na compreensão e genorisade dos meus pais e, por vezes, o resto da família, que contribuem mensalmente para enriquecer a minha leitura.
    No entanto tenho tido alguma sorte e recebido bastantes livros(devido, maioritariamente, as promoções da FNAC).

     
    On 17 julho, 2012 Unknown disse...

    Nada disciplinada lol e isso nota-se pela pilha imensa que tenho para ler... e que cada vez cresce mais em vez de diminuir xD
    por vezes penso, "a seguir vou ler aquele", mas depois apetece-me e leio outro. Eu leio o que me apetece na altura. Quanto às compras, mesmo sabendo que provavelmente nao terei tempo para ler tudo, eu compro na mesma, é mais forte que eu;)

     
    On 17 julho, 2012 Paula disse...

    Esta ideia deste post surgiu precisamente porque ontem estava a ler um belíssimo livro "Cada Dia é Um Milagre" de Yasmina Khadra e como tinha recebido "D. Amélia" de Isabel Stilwell, quis abrir o livro, só que quando dei por mim tinha lido 60 páginas :(
    Tive de colocar o de Yasmina Khadra de lado...
    Não sei ler dois livros ao mesmo tempo, agora tenho de terminar D. Amélia para depois então pegar no outro.
    Concordo plenamente com o que o Iceman e o Draco referem, devemos ler o que nos apetece, nunca por imposição (até de uma lista)... Mas gosto de as fazer... tenho imensas :P
    Draco, também tenho um e-book, já tentei ler nele, mas não é a mesma coisa :( tenho de ter o peso do livro sempre comigo, até porque adoro riscar, rabiscar, escrever... guardar papelinhos que apanho das minhas filhas... enfim, afinal o livro é um tesouro :D e às vezes abro um e lá está um papelinho de há anos...

     
    On 17 julho, 2012 Paula disse...

    Draco,
    Não concordo consigo numa coisa, quando eu morrer (que há-de ser com 90 anos com uma visão óptima - para continuar a ler) imagino que vão dar muito valor aos meus livros :)

     
    On 17 julho, 2012 Paula disse...

    Pedro Aguiã, também tenho duas meninas que adoram livros, quando vamos à livraria é uma desgraça para a minha carteira :(

    Ni, sei do que falas, sou igual

     
    On 17 julho, 2012 Sara disse...

    No que toca às pilhas de livros por ler, eu funciono ao contrário da maioria: as minhas diminuem em vez de crescer! há uns meses tinha dezoito livros por ler, agora já só tenho quinze...Sempre me habituei a comprar só depois de acabar de ler o que tinha em mãos. Só em alturas de feira do livro é que se formava uma pequena pilha, mas era rapidamente devorada...O segredo é simples: não há orçamento, não se compra :)

    Agora planear leituras não consigo. Sou completamente desorganizada nesse aspecto. Ás vezes penso "vou ler este a seguir", quando chego à estante apetece-me outro. Tb acontece parar um livro a meio para pegar noutro...Nunca faço listas, contagens ou planeamentos. Levo a leitura no relax, sem me preocupar em quais vou ler a seguir ou quantos vou ler por ano.

    cumps

     

    Leio sempre conforme o meu estado de espírito, como gosto de vários géneros literários, ás vezes ando a olhar para as estantes a ver qual vou escolher ou qual me apetece ler.
    Sim tenho muitos por ler, mas não resisto a comprar sempre que sai um novo de algum autor que goste muito.
    Não consigo ler dois livros ao mesmo tempo.
    Não tenho pilhas organizadas com o objectivo de ler X por aquela ordem, isso nunca, vou-me deixando levar, se me apetece ler um policial tiro um da estante, se estou virada para um romance histórico escolho um desses.
    Nunca imponho regras de leitura, nem estabeleço metas de ler X número de livros num mês.
    Deixo-me embalar simplesmente na leitura!

     
    On 17 julho, 2012 NLivros disse...

    Focou-se aqui algo que confesso me faz pensar quando me ponho a olhar para as estantes.
    Eu tenho cerca de 1000 livros sem contar com os de banda desenhada que ainda são alguns. Por vezes penso que aqueles livros, mesmo estando devidamente condicionados nas estantes, não vão durar para sempre, um dia vão simplesmente estar tão deteriorados que serão jogados fora.
    Depois penso quem é que os vai ler e o que lhes acontecerá quando eu morrer, pois eu não me vou desfazer deles.
    Ou seja, o livro, mesmo sendo um tesouro, é um bem material e que se vai amontoando, ganha espaço que por vezes não temos em casa.
    Eu criei uma biblioteca que, se chegar a idoso, poderá ser substancialmente maior. E questiono o que será feito depois. Provavelmente serão despachados ou vendidos, como sei que muitas vezes acontece com algumas colecções enormes compradas por alfarrabistas ou particulares. Nisso não tenho grandes ilusões e confesso que me entristece.

     
    On 17 julho, 2012 Paula disse...

    Iceman,
    Eu às vezes ponho-me a pensar como tu e depois a mente vaguei para algo que acho muito giro: os miúdos da escola a baterem à porta para virem consultar a biblioteca ou pedir algum livro emprestado :) e eu velhinha a subir as escadas vagarosamente, a segurar-me ao corrimão e até sinto o cheiro da casa (a livros) e eu a disponibilizar o meu tesouro:D
    Já fui mais agarrada a eles, agora gosto de emprestar e às vezes, se vejo que a pessoa gosta mesmo de ler, não tenho problema nenhum em oferecer :)

     
    On 17 julho, 2012 Paula disse...

    Quanto à crise versus compra de livros... pois estou como a Isabel, continuo a comprar a par dos bens que são necessários. Cortei em muita coisa, mas não nos livros :(

     
    On 17 julho, 2012 NLivros disse...

    Isso de me bateram à porta é algo que, honestamente, não me passou pela cabeça, mas confesso que já pensei, um dia, doar os meus livros a uma biblioteca especial para mim, tipo a biblioteca da aldeia dos meus pais, por exemplo.
    Mas não sei, até pode ser que a minha filha seja como eu e os queira.
    Pode ser como tu dizes, eu criar uma biblioteca e os empreste. Não sei.
    Actualmente não me importo de emprestar livros a quem, de facto goste de ler, até te confesso algo de muito precioso para mim, há uma idosa num lar onde trabalha a minha companheira que adora ler e que gostou muito de conversar comigo. Eu empresto-lhe vários livros por mês e ela, simpaticamente, agradece sempre, lê-os todos e depois tece um pequeno comentário. Há dias ofereceu-me um livro que ela gostou muito, “Conspiração contra a América” de Rooh. Muito giro e sinto-me bem pelos meus livros servirem de entretenimento para outras pessoas.
    Mas gosto de emprestar, no entanto, se me estragarem um livro, não empresto mais.

     
    On 17 julho, 2012 NLivros disse...

    Um aparte, já li o livro D. Maria II e adorei conforme poderás constatar na opinião.
    Mas delicioso é passar todos os dias pelo Palácio das Necessidades onde a rainha viveu e onde os seus filhos nasceram.
    Passo por lá e imagino a rainha com os filhos na grande varanda. Delicioso!

     
    On 17 julho, 2012 Paula disse...

    Iceman, li o teu comentário sim e entendo o que dizes quanto a passar pelo Palácio das Necessidades :)
    Da autora estou a ler D. Amélia estou no início e a gostar muito.

     
    On 17 julho, 2012 Sara disse...

    Tb já li D.Amélia e gostei muito...Um romance histórico extraordinário! Ao palácio das necessidades nunca fui, mas já visitei a pena onde ela esteve tb.

    Paula,

    Não era minha intenção entrar aqui com a discussão da crise...Cada um vai lendo como pode eh eh

    cumps

     
    On 17 julho, 2012 Dulce disse...

    Sou perfeitamente desorganizada. Por vezes, leio três livros ao mesmo tempo porque não consigo escolher. Então, levo um nos transportes, leio outro antes de dormir e um terceiro à hora do almoço...
    Mas, após ter tentado (sempre sem sucesso) de organizar as minhas leituras, cheguei à conclusão de que é assim que eu gosto de ler: deixando levar-me pela vontade e pelo prazer da leitura. Nada mais!

     
    On 18 julho, 2012 Unknown disse...

    Já nem sei se tenho pilhas, resmas ou montes; tenho livros por ler espalhados por toda a casa... Eu tenho uma regra: quando tropeço num livro, encaro isso como um sinal dos céus: tenho de o ler.
    Agora a sério, nestas coisas como em muitas outras na vida, acho que devemos fazer o que nos apetecer e quando nos apetecer. Para obrigações já basta o que o governo manda e desmanda. É tão bom "ter um livro para ler e não o fazer" :)

     
    On 18 julho, 2012 pertita disse...

    Pois é... eu sou como vocês!
    Sou completamente viciada em livros, tenho pilhas de livros para ler... qualquer dia ando a tropeçar neles,lá em casa. Não consigo fazer um corte radical nas compras pois estão sempre a sair alguns que eu quero ler ou outros que ando à procura. A propósito alguém sabe onde posso encontrar "A vida secreta das abelhas"? Gosto de quase todos os tipos de livros (excepto livros de auto-ajuda e tb não sou grande apreciadora de contos) e gosto de variar os estilos.
    Tenho uma coisa diferente da maioria de vocês, salvo raras excepções, só leio um livro de cada vez... Há meses que digo a mim própria que tenho de organizar os meus livros pois estão um caos mas ainda não consegui.
    Bjs e boas leituras!

     
    On 18 julho, 2012 Célia disse...

    Olá Paula,
    também tenho uma "montanha" de livros por ler, mas vou sempre adquirindo mais e há sempre livros a entrar para a minha lista de desejos. A sensação de ter muitos livros à disposição é absolutamente fantástica.
    Confesso que este ano estou a tentar ser mais regrada nas compras, mas com as promoções fantásticas que por aí há, às vezes, torna-se difícil.
    Quanto a listas costumo fazê-las mentalmente para ir intercalando os empréstimos de livros (tenho cerca de três "bibliotecas" particulares fantásticas, que pertencem a amigos e às quais estou sempre a recorrer), mas poucas vezes as cumpro rigorosamente. Há sempre um ou outro livro a atravessar-se no meu caminho. Mundo maravilhoso :)

     
    On 18 julho, 2012 Anónimo disse...

    No meu caso, compro e vai para a estante...
    Escolho o livro para leitura por impulso mesmo antes de o começar.
    A verdade é que já tenho metade do espaço disponível debaixo do estrado da cama ocupado com livros lidos que não cabem nas estantes.
    Por ler, devo ter uns 100 livros em stand-by...

    Vasco
    http://vascoricardo.blog.com

     
    On 18 julho, 2012 Unknown disse...

    Não resisto em comprar livros, pelo menos um por mês, é realmente uma loucura e depois não me consigo desfazer da maioria, por isso, a minha biblioteca pessoal vai aumentando de ano para ano :)
    Quanto às leituras não consigo fazer planos ou seguir uma listagem... vou na onda!

     
    On 18 julho, 2012 Dulce disse...

    Olá Paula,
    Tal como vc adoro ler, actualmente não posso comprar livros mas vou à biblioteca (fica nas traseiras de minha casa) e penso que só vou trazer um, trago sempre 3, e quando os vou entregar digo que não trago nenhum mas volto com 3!!!
    Tenho em casa imensos livros para ler mas vou sempre lendo um que trago ou outro que me emprestam... é o caos.
    Adoro nas férias ir à biblioteca e desfolhar, cheirar, mexer nos livros e é verdade ás vezes trago livros que não tinha intenção nenhuma de ler. Perco lá horas, mas são horas de puro prazer!!!
    Conclusão adoro ler!! tenho um filho que não gosta, e não imaginam a minha tristeza!!
    Bjs
    Dulce Barbosa

     
    On 18 julho, 2012 Anónimo disse...

    Olá Paula
    não tenho qualquer regra. Compro porque o título me disse algo, ou uma pequeníssima leitura na livraria mo recomenda, ou porque alguém me falou dele, ou ainda porque de alguma forma o vi publicitado. Durante muitos anos fui sócio do Círculo de Leitores. No entanto considerei que dessa forma perdi um pouco do culto da ida á livraria. Recuperei esse prazer.
    Com amizade, e com imenso prazer de aqui regressar.

     
    On 18 julho, 2012 Paula disse...

    Olá anónimo e presumo ser o Poeta :D
    Estou certa?
    Ainda bem que voltou, por cá sentimos a sua falta :)
    Eu compro na livraria, troco nos grupos do facebook... um autêntico vício :)

    Dulce, não vou muito à biblioteca:(
    Não fique triste porque o filho não gosta de ler... deve estar na idade de não gostar de ler, depois passa ;)

    Artemizza
    Já somos duas no que diz repeito a bibliotecas enormes!!!

     
    On 18 julho, 2012 Paula disse...

    Vasco Ricardo,
    Só cem?? :D
    Eu ainda não tenho livros debaixo da cama, mas já retirei móveis para colocar estantes :P

     
    On 18 julho, 2012 cris disse...

    Olá Paula,
    Pois! É tudo isso que referem aí em cima...
    Livros, livros e mais livros! Que bom!
    Tenho prateleiras que já li e outras que são para ler,é assim que os separo. E prateleiras que são paraler em primeiro lugar e outras que ficam para mais tarde.
    Compro mas compro menos. Leio mas nao leio tanto qt queria... Tenho uma meta de 100 páginas por dia durante a semana: umas vezes cumpro, a maior parte nao, outras ultrapasso... Que importa?
    Ler é assim mesmo. E isso é que o torna delicioso!!!!

     
    On 18 julho, 2012 Carla disse...

    Olá Paula

    Pois eu já passei pela fase de comprar só depois de ler o que tinha entre mãos, e devo dizer que me dava um enorme prazer, nesta altura era a minha mãe e irmãs que pagavam eu era pequenita;)

    Depois passei pela fase, mais palerma de todas, e aqui já era eu que os pagava, ler os livros todos do autor, por exemplo todos os livros de Nicholas Spark. Claro que me fartei.

    Mais tarde comecei a comprar livros mas não conseguia dar vazam aos que tinha mas comprava todos os livros que me piscassem o olho;) E foi nesta fase que eu fazia lista dos livros para ler, mas com cerca de 1250 livros em casa era impossível escolher os livros do ano.

    Agora este ano tenho conseguido não comprar livros e conheço um alfarrabista onde compro por 1 euro livros, mais clássicos, claro.

    Acreditam que já cheguei a fazer uma lista de 100 livros e colocar na estante e os restantes guardar em caixas. Por isso eu faço parte do grupo dos desorganizados. Só tento organizar quando vou de férias mas custa tanto, levo este deixo aquele rraaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Chego a ficar mesmo stressada.

    Outra coisa que me irrita é estar a ler um livro e de repente vá se lá saber porquê um livro me pisca o olho e lá vou eu devorar e deixo o outro de parte.

    Tenho um problema em relação à leitura, tenho que confessar, demoro muito tempo a ler livros que vão para além das 400 sem colocar um pelo meio. Um outro aspecto é que não consigo ler dois livros ao mesmo tempo, já tentei e existiu uma fase em conseguia mas agora a idade vai baralhando as minhas ideias e as histórias.
    Beijocas
    Adorei este tópico, está mesmo bom, Parabéns.

     
    On 18 julho, 2012 Carla disse...

    Olá Paula

    Pois eu já passei pela fase de comprar só depois de ler o que tinha entre mãos, e devo dizer que me dava um enorme prazer, nesta altura era a minha mãe e irmãs que pagavam eu era pequenita;)

    Depois passei pela fase, mais palerma de todas, e aqui já era eu que os pagava, ler os livros todos do autor, por exemplo todos os livros de Nicholas Spark. Claro que me fartei.

    Mais tarde comecei a comprar livros mas não conseguia dar vazam aos que tinha mas comprava todos os livros que me piscassem o olho;) E foi nesta fase que eu fazia lista dos livros para ler, mas com cerca de 1250 livros em casa era impossível escolher os livros do ano.

    Agora este ano tenho conseguido não comprar livros e conheço um alfarrabista onde compro por 1 euro livros, mais clássicos, claro.

    Acreditam que já cheguei a fazer uma lista de 100 livros e colocar na estante e os restantes guardar em caixas. Por isso eu faço parte do grupo dos desorganizados. Só tento organizar quando vou de férias mas custa tanto, levo este deixo aquele rraaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Chego a ficar mesmo stressada.

    Outra coisa que me irrita é estar a ler um livro e de repente vá se lá saber porquê um livro me pisca o olho e lá vou eu devorar e deixo o outro de parte.

    Tenho um problema em relação à leitura, tenho que confessar, demoro muito tempo a ler livros que vão para além das 400 sem colocar um pelo meio. Um outro aspecto é que não consigo ler dois livros ao mesmo tempo, já tentei e existiu uma fase em conseguia mas agora a idade vai baralhando as minhas ideias e as histórias.
    Beijocas
    Adorei este tópico, está mesmo bom, Parabéns.

     
    On 19 julho, 2012 Anónimo disse...

    Vá, Paula, é capaz de ir aos 150! :P Nada que se compare ao seu... sei lá... meio milhar?! :D

    Vasco
    http://vascoricardo.blog.com

     
    On 19 julho, 2012 poeta do penedo disse...

    Paula
    pois acertou. Fui efectivamente eu que respondi. Esta mecânica está ligeiramente diferente e estou a encontrar algumas dificuldades de adaptação.
    Obrigado pela estima e amizade demonstradas.

     

    Eu tenho o mais ou menos o mesmo problema que a Paula. Não me consigo decidir qual ler e quando e não consigo respeitar as minhas "listas" e muito menos a minha teoria de "Eu não compro mais até não ler os 999.999 livros que já comprei e ainda não li". Tenho o objetivo de ler 100 este ano. Já vou em 50 +-. Não por quantidade, mas por qualidade... de tempo que tenho tido para ler. Mas tenho de, seriamente, parar de comprar livros e ler o que tenho. Tenho cerca de 200 que ainda não li. Que vergonha!!! Talvez seja o meu próximo objetivo: Só ler o que tenho nas estantes... LOL. As if. :P. bjs a todos

     
    On 20 julho, 2012 Paula disse...

    Carolina Cordeiro
    Olá :)
    Que bom ter-te por aqui :D
    Eu já impus este objectivo a mim mesma: ler somente o que tenho em casa (e dava para o resto da minha vida) mas não consigo :(
    Digamos que é um vício bom!!

    Poeta,
    Também quero ler D. Maria II. Estou a terminar D. Amélia e adorei!

    Manuel Cardoso,
    Concordo plenamente!! É tão bom ter livros para ler e não o fazer...

     

    Não sou desses que compram vários livros e os aposenta na estante, mas confesso que quase sempre leio várias obras ao mesmo tempo: três, quatro livros, e faço um embaralhamento; mas no fim de tudo consigo terminar a leitura de todos eles - isso se eu não desistir dalgum deles no meio do caminho. Gostaria muito de ser mais organizadinho, porém parece-me que não dá: algo me impulsiona a fazer isso, e acabo por fazer, realmente. Digo, sempre: "Eu não tenho jeito mesmo!"

     

    Como nem sempre tenho muito tempo para ler acabo por ler todos os que compro e ainda ando sempre a pedir emprestado. Acabo por não ter listas de livros mas listas de desejos de livros...

     

    Tenho imensos livros lá em casa por ler mais mais um sabe sempre bem... e quando me emprestam, tendo em conta a crise e o preço dos mesmos, então é ouro sobre azul e claro que leio esses sempre 1º

    Boas leituras :)

     

    Bom dia Paula,

    há muito tempo que já desisti de ter listas de leitura... Tenho muitos livros para ler, até porque ultimamente tenho aproveitado muitas promoções e a pilha subiu vertiginosamente...
    Mas é tão bom comprar livros, é tão bom ter a "preocupação" de ter uma lista para ler :-)
    E principalmente deixei de planear leituras porque a escolha do livro seguinte depende muito do estado de alma, por isso é um pouco: Vai onde te leva o coração :-D

    Boas leituras
    Maria João
    abibliotecadajoao.blogspot.pt

     

    Eu já tentei impôr-me planos de leitura mas não gostei (apesar de ter lido todos os livros do plano). Agora vou lendo o que me vai apetecendo na altura ou o que tenho em casa e tenho de devolver!

     
    On 09 outubro, 2012 Carla disse...

    Olá Paula, normalmente faço pilhas intercalando livros meus e empréstimos. Opto por fazer pilhas curtas, que tento cumprir, mas se entretanto me chegar às mãos um livro que quero mesmo ler, não tenho qualquer problema em pô-lo no topo da pilha.

     

    Eu organizo as minha sleituras consoante estações do ano, situações e estados de espirito...tenho livros para Outono, para inverno, livros para as férias, livros para ler no avião :)
    (Xiça, sou um pouco estranha....)
    ;)

     
    On 09 outubro, 2012 Inês disse...

    Olá,

    Por acaso sou bastante desorganizada, ou melhor, eu organizo direitinho o que vou ler (felizmente como sabem que adoro livros, recebo-os como presente com alguma frequência então vou tendo bastante com o que me entreter)mas há sempre um livro extra que chega e me obriga a reorganizar a minha lista o que vai empurrando livros para o fim e que já ando há meses para pegar, mas parece que nunca chega a hora deles.

    Mas o meu mais recente modo de organizar é ler primeiro os livros isolados, que não pertencem a nenhuma saga, depois os que me faltam de sagas que li há pouco tempo (e não preciso de reler)e por fim os que pertencem a sagas que quero reler. Os emprestados só quando já terminei com os meus a menos que seja algum livro mesmo especial, como a saga do Harry Potter emprestada que estou agora a ler pela primeira vez e estou a adorar! ;)

    Resumindo, organizada até que chega um livro novo para instaurar novo caos. Mas ADORO esse caos! =)

     
    On 09 outubro, 2012 Ash disse...

    Eu não faço planos de leitura, nem consigo sequer organizar leituras à excepção do que tenho para troca que vou intercalando com aquilo que me apetece ler.
    Cada vez que penso em começar uma nova leitura, olho para as prateleiras e vejo o que "me salta ao olho".
    Actualmente vivo no Luxemburgo e em ano e meio já cá tenho cerca de 200 livros, por ler... Não resisto a comprar e depois ficam ali na prateleira à espera!! Acho que nunca pego num livro mal ele me chega às mão!
    Faço colecções de sagas e depois quando leio o 1º, descubro que afinal não gosto assim tanto...Mas sou uma compradora de livros compulsiva e não consigo conter-me!
    A única coisa que mantenho organizada são mesmo as prateleiras e a lista de livros que tenho!!

     

    muitas leituras e feliz aniversario)):

     

    Não sou nada organizada nas leituras a ler anualmente, até porque vou pegando nos livros dependendo muito do meu estado de espírito. Depois, há sempre novidades fresquinhas que, apesar de ter cada vez mais livros para ler (cerca de 500), acabo por não conseguir resistir a comprar mais e mais, mesmo não tendo data prevista para os ler.

     

    Faço imensas listas, vou alterando e alterando...mas primeiro que as cumpra... Normalmente acabo por escolher um livro consoante a minha disposição.

     

    Não costumo seguir listas.
    Vou lendo os que me vão chamando a atenção.
    Acontece por vezes um livro chamar-me a atenção quando eu estou a meio de outro... e às vezes a tentação é tal que não resisto...:) então posso ter, em certas ocasiões, dois a três livros na mesa de cabeceira.
    Mas geralmente, leio um de cada vez..
    As minhas escolhas têm muito a ver com as críticas que vou lendo, os livros que me vão chamando a atenção, mas também muito com o estado de espírito e grau de "cansaço" físico e mental.. quando estou muito cansada prefiro o género policial ou fantástico.
    Mas geralmente leio romance, não romance sentimental, o chamado romance dramático.. o melhor que li nos últimos meses foi O Quarto de Jack. Fabuloso!
    Enfim, e há tantos e tantos livros para ler... tantos, tantos, e tão pouco tempo..:)

     

    Eu tenho de facto estante e estantes de livros ainda à espera de serem lidos mas assim que pego em um livro evito ler vários ao mesmo tempo para que a concentração e raciocínio se mantenham :)

     

    Caos Organizado =P
    Nas minhas estantes tenho só livros que já li e no chão 2 mega pilhas de livros para ler..
    Vou comprando sempre quando tenho mais algum € e vejo uma boa promoção, para ir lendo quando não tenho condições para comprar mais!
    E tenho um dossier cheio com a minha lista (uns bons milhares) q é serve para orientação do que compro/leio (incluindo sistema de classificação das leituras =P)

     

    infelizmente estou dependente dos empréstimos que me fazem de livros, mas tento manter uma organização dentro da desorganização pela ordem de empréstimo e urgência de devolução.Quando não há empréstimos volto à prateleira para ler os que li há mais tempo e quero relembrar. O que interessa é mesmo ler.

     

    Por acaso até sou organizada de mais mas depois nao tenho tempo para seguir as minhas listas por isso acabo por estar sempre a fazer listas e... nada... tudo na mesma =)

     

    Eu também tenho montes de livros para ler, que nem sei para onde me virar.
    Qunato às lsitas de leitura a seguir, como estou a ler livros que já estão reservados para troca, não posso fugir muito daquilo que combinei e mesmo assim às vezes lá aparece um ou outro que em emprestam e pronto fica tudo enmaranhado.

     

    Eu tenho estantes com livros lidos e estante com livros não lidos, depois é só escolher conforme o meu estado...

     
    On 09 outubro, 2012 macy disse...

    Eu não consigo fazer listas d eleitura, nem listas dos que já li, não contabilizo as leituras mensais, já desisti de fazer pilhas de livros a ler ordenando-os por prioridades... tenho montes e monets de livros à espera nas estantes pela oportunidade de os ler mas... continuo a acumular mais e mais. Resumindo sou um verdadeiro caos, mas não me importo! Chegará a vez de todos caso ainda tenha muitos anos para viver e portanto continuo a minhas leituras sem stress! Sou capaz de ler vários ao mesmo tempo desde que sejam de géneros literários diferentes, por vezes começo um mas chega cá a casa outro mais apelativo e pego nesse largando o outro por alguns dias. Ja me aconteceu esquecer-me por completo que já tinha começado um livro que entretanto tinha post em standby. A leitura é para mim um vicio mas não tenho pressas desnecessárias, além de vicio é um prazer portanto deixo fluir sem me preocupar muito. Não entro em modas e não leio um livro só porque está badalado por todos. Sou caótica mas feliz :)
    Parabéns Viajar pela Leitura por estes fantásticos 4 anos e venham muitos mais!
    Beijinho para ti Paula e continua o maravilhoso trabalho.
    Tereas Carvalho

     

    Parabéns pelo Blog!

     
    On 09 outubro, 2012 Gryps disse...

    A mim acontece-me exactamente o mesmo! é dificil respeitar uma lista pré-definida, uma vez que surgem sempre novos lançamentos..e já para não falar das descobertas de títulos mais antigos! :)

     

    Eu tenho imensos livros na estante que não li. Ou porque não fazem o meu género, ou porque não me cativaram a atenção ou porque ainda não tive "tempo". Mas tenho sempre alguns na mesa de cabeceira à espera para serem lidos. Esses são escolhidos na hora e colocados lá. Há sempre 3/4. Mais tarde ou mais cedo, acabo por ler todos os que me conseguem "prender" página a página.

     

    Olá a todos!!! Eu sou super viciada em livros!Adoro mesmo ler!! Em tempos, só comprava livros depois de acabar o que tinha pois n tinha grandes possibilidades de comprar! Agora ja trabalho, e tenho mais capital para gastar em livros e, gasto imenso, mas tudo em promoções!!! Faço altas compras na Fnac e em outros seites, raramente compro livros ao preço normal, como tenho muitos para ler posso esperar por comprar os que quero em descontos!!Eu digo muitas vezes que a Fnac é a minha ruína looool Quanto a organização, sou bastante organizada nos livros que tenho, porque empresto muitos e já me aconteceu ficar sem eles por não me lembrar a quem empresto!Agora tenho uma lista com tdos os meus livros, se li ou não, e a quem empresto!! Quanto a leitura não sou nada organizada, escolho o que me apetece no momento!! Leio bastante mas tenho pena de não ler mais porque trabalho mas também não passo a vida a ler, as vezes tou um mês sem ler nada porque tou mais virada para séries e filmes!Só leio um livro de cada vez e mesmo que não goste muito obrigo me a lê-lo, mas é muito raro não gostar ;)

     

Blogger Templates by Blog Forum