Livros autografados

Tenho a confessar que sou muito “amiga” de promoções, e que geralmente só compro livros nessas alturas. Mas quando são escritores portugueses de que goste muito, não resisto e encomendo o livro ainda no pré-lançamento.

Desta vez o irresistível, foi o recente lançamento do autor João Tordo.
O livro vinha autografado e isso deu-me que pensar.

Para mim um livro autografado tem de ter um certo significado, mas este neste caso não tem significado algum.
E porquê?
Eu tenho poucos livros autografados, porque infelizmente na zona onde vivo, temos muito poucas apresentações de novos livros, e por vezes também por falta de disponibilidade minha de comparecer nesses eventos. Mas os que tenho autografados, fazem-me recordar algo com um certo carinho. Recordam uma parte da minha vida que se cruzou com aquele autor, uma tarde bem passada, rodeada por outras pessoas que partilham o mesmo interesse que eu, e o que o autor partilhou sobre o seu novo livro e por vezes dos antigos. Trazem-me uma boa lembrança. Para mim um livro autografado, com significado tem de ser assim.
Já um livro que encomendo online, que vem com um simples autógrafo, quando terminar de o ler, nunca mais me vou lembrar de tal coisa, porque por trás não tem qualquer “história”, não tem uma tarde bem passada, nem uma recordação boa com o autor.

E vocês o que acham??
Têm muitos livros autografados?  
E os que estão autografados trazem-vos boas lembranças, ou isso não tem qualquer significado para vocês?


O livro mais recente do autor João Tordo, que vinha autografado.




O "Galveias" de José Luís Peixoto. Embora não seja o livro que mais goste deste autor, vou guarda-lo sempre com carinho.




“Ás 9 no Meu Livro” da querida Sofia Castro Fernandes.


5 comentários:

    On 11 maio, 2017 Paula disse...

    Concordo contigo Lígia.
    Também tenho alguns assinados, mas são dos tais que me trazem memórias. Ou porque estive presente no momento em que autografaram ou porque são autores que não conheço pessoalmente, mas que contacto através de mail como o Fernando Évora :)
    Encomendar um livro na Wook que venha autografado não é de facto uma opção minha.
    Bjocas

     
    On 11 maio, 2017 Lígia disse...

    Beijinhos Paula ;)

     
    On 11 maio, 2017 Anónimo disse...

    Olá!!! só agora percebi que este bolg é teu!!! lolol
    Tenho dois livros autografados, ambos de autores aveirenses. Ilídio Carreira "Nunca serei Velho", meu conhecido, portanto o autógrafo faz lembrar as minhas aulinhas de natação :) "A outra face de Vitória" de Paula Ribeiro, esposa de um colega de trabalho do maridão, que pediu para a autora autografar e foi oferta do Dia da Mãe, também tem um sabor especial...
    Ana Gonçalves

     
    On 12 maio, 2017 Lígia disse...

    Olá Ana. :)
    Obrigada por participares. :)
    Já li o livro do Ilídio Carreira "Nunca serei Velho", foi oferta de um grande amigo meu. O da Paula Ribeiro ainda não conheço.
    É engraçado saber que pensas como eu quanto a este assunto. :)
    Também gostei de saber que partilhas comigo, para além do gosto pela corrida, o gosto pela leitura. ;)
    Beijinhos

     

    Olá, boa tarde!
    Terminei de ler "Morte numa noite de Verão" de D. K. Dahl no fim de semana e comecei "Sinto a tua falta" de Kate Eberlen.
    Tenho pena de ainda não ter recebido o livro que ganhei no vosso Blogue a 19/04 ("Até Onde Quer chegar?", de Alexandra Vinagre)...
    Boas leituras!

     

Blogger Templates by Blog Forum