Sinopse
"O Surto" conta-nos a história de vários sobreviventes de uma epidemia que pouco se conhece. Passado principalmente em Lisboa, mostra o vazio, o caos e a incerteza de Luís, que deambula pela cidade, sem saber o que procurar. Sem esperança, acaba por encontrar Mariana, uma menina de sete anos. E esse encontro é apenas o início que os levará a percorrer caminhos que não julgavam ser possíveis, umas semanas antes.

Opinião
Inquietante. Forte. Irracional.
O Surto é um livro apocalíptico que explora a ocorrência de um desastre sanitário e humanitário à escala mundial, envolvendo inúmeros "ses" e inúmeras variantes. Posso afirmar que a obra me prendeu de uma forma invulgar, ou seja, em menos de 24 horas acabei por devorar as quase 200 páginas como um vírus mortal criado pelo António Limpo devorou a maioria da civilização do planeta. 
Não se pode dizer que a narrativa seja algo de muito inovador. É antes, a meu ver, uma mistura muito bem conseguida dos clássicos A Peste Escarlate de Jack London e A Estrada de Cormac McCarthy e da visão de Danny Boyle em 28 Dias Depois e de uma das séries televisivas do momento, que por acaso não acompanho - embora tenha assistido às duas primeiras temporadas -, The Walking Dead. Assim, o autor acrescenta um cenário estimulante que nos faz entrar nos seus pressupostos: tudo acaba por acontecer em Portugal. 
O enredo não dá muito do interior dos personagens, mas é um facto que essa situação não é necessária, uma vez que tudo ocorre de um modo tão rápido que nem existe tempo para respirar. Nesse sentido, o desenvolvimento da história está muito bem conseguido.
Creio que O Surto se trata de um bom livro, que me agradou bastante, que eu aconselharia a qualquer leitor, quer goste ou não do género. Penso que esta espécie de ensaio sobre o que aconteceria no caso de uma epidemia surgir de repente, sem aviso prévio, mostra bem o que poderia ser de cada um de nós e daqueles de quem gostamos.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum