Ana Cristina Silva, soube transpor para esta história todo o horror e terror da inquisição.
Este é um livro que comove e revolta qualquer pessoa que o lê, inclusive cristãos. Não restam dúvidas de que o passado cristão tem muito de que se envergonhar. O abuso por parte dos que detinham o poder na igreja foi grande e sem limites. Magoando e matando, em nome Daquele que nada teve a ver com tamanhas atrocidades.
A História é-nos contada, através da personagem principal - Sara de Leão que se encontra num calaboiço em Évora, acusada de práticas judaizantes.
Sara conta-nos a história da sua família judaica em terras portuguesas. Uma família que assistiu ao sofrimento/morte dos seus pares e tentou vingar na vida engolindo o orgulho, os seus sonhos e submetendo-se àqueles que se julgavam melhores do que os Judeus: os Cristãos.

"Isabel Álvares foi rapidamente despojada das suas vestes, ficando com uma camisa grande e umas ceroulas compridas (...) Submetida a um trato corrido e logo depois a um trato esperto, com as articulações desfeitas, todo o seu ser se foi rebaixando ao efeito interminável das dores. "Senhor, fiz tudo o que foi dito pelas testemunhas. Sou culpada" , confessou por fim.
Esgotada, a mulher caíra no chão, tomada por uma espécie de agitado torpor. Amarfanhada a um canto, toda ela termia (...)
De seguida, sem mais delongas, mandou o carrasco aplicar-lhe o suplício da água "Fiz tudo o que dizem que fiz" repetiu duas vezes, numa voz sumida (...)
.
O inquisidor:
"Como é que eu poderei mostrar-te compaixão, se não abres a tua alma à redenção?"
.
"e tapando-lhe o rosto com um pano, despejaram-lhe por um funil vários púcaros de água na boca. Eu acompanhava a respiração daquela mulher como que ensurdecida pelo ruído de uma cascata, sentindo-me também sufocar nas águas profundas."
.
Esta é uma leitura excelente, uma leitura obrigatória!
.
Classificação: 6/7 Excelente

7 comentários:

    Este foi direitinho para a minha lista de compras..-

     

    Nossa!!!
    Pela sua resenha deve ser realmente intenso...a igreja cometeu muitos atos vergonhosos em nome Daquele que só prega a paz e o amor.
    beijos

     

    Bem sabes que gostei deste livro! ;) Depois deste fiquei com mais vontade de ler sobre este tema. Já tenho mais alguns na lista para comprar. :)

     

    A inquisição talvez seja o período mais sinistro da história da humanidade. Dele nos têm falado grandes autores, como José Saramago e Umberto Eco.
    A capa sugere-me o convento de Mafra. Foi lá o cenário de um auto de fé no Memorial do Convento.

     

    Bem, trata-se de um tema tão pesado como a inquisição, mas a tua opinião está fabulosa. Talvez devesse ler este livro...
    Beijinhos ;-)*

     

    Muito crazy, pura realidade!!!

     

    Que tempos! E têm tendência a "voltar" sempre essa intolerância, essa irresponsabilidade, sob aspectos diversos...
    Vou ver se compro o livro!
    Gd abraço

     

Blogger Templates by Blog Forum