A SOLIDÃO DOS NÚMEROS PRIMOS - Paolo Giordano
08/04/2009 by Paula
"Alice é uma menina de sete anos a quem o pai obriga a frequentar um curso de esqui para se tornar forte e competitiva. Numa manhã de nevoeiro faz chichi nas cuecas ao subir a montanha. Humilhada, esconde-se e tenta descer sozinha, mas perde-se e parte a perna. Fica deitada na neve, à espera de morrer.
Mattia é um rapazinho muito inteligente cuja irmã gémea, Michela, é deficiente. A presença constante da irmã impede-o de ter amigos, porque ninguém quer a companhia dela. Por isso, da primeira vez que são convidados para uma festa de anos, Mattia deixa Michaela num banco de jardim e pede-lhe que espere pelo seu regresso. Nunca mais a encontrará. Estes dois episódios irreversíveis deixarão a sua marca para sempre. E quando estes "números primos" se encontram são como gémeos, que partilham uma dor que mais ninguém pode compreender."
O que eu achei:
A solidão dos números primos é uma história magnífica que retrata a vida de dois jovens, Mattia e Alice, que embora gostando um do outro, seguem vidas diferentes. Tal como os números primos, eles estão perto, mas não o suficiente para ficarem juntos "Mattia achava que ele e Alice eram assim, dois primos gémeos, sós e perdidos, próximos mas não o suficiente para se tocarem realmente".
Paolo Giordano dá-nos a conhecer a vida destes jovens em tom crescente ao longo de vários capítulos. Fala-nos dos personagens desde a sua meninice e por tudo o que passaram nesta faixa etária. Alice sofre um acidente que a marca para toda a vida, por sua vez Mattia, para não ser humilhado pelos amigos causa um dano irreparável na sua família e nele próprio, acontecimentos este que irá expiar ao longo de toda a sua vida.
Alice e Mattia crescem e sentem-se desajustados e inadaptados à sociedade, porém cada um e isoladamente reconhecem que, quando juntos completam-se.
Ao caminharmos para o final, quase que conseguimos antever o desfecho desta história. Porém Paolo Giordano surpreende-nos levando esta metáfora ao auge "A Solidão dos Números Primos".
Um romance que todos devem ler.
Classificação: 5/6 - Muito Bom
vou registar, para uma futura leitura. Feliz Páscoa
Este é um livro belíssimo!
Eu adorei, o final entristeceu-me um pouco, mas tinha mesmo de ser assim ;)
Quantos "Numeros Primos" haverá por aí, né?
Bjt
Boas leituras
Gostei muito.
Tenho anotado o títulos dos livros todos que daqui tenho gostado.
Beij.O
Mel
Prazer, nossa adorei a dica do livro A Solidão dos Números Primos, curti muito seu blog...beijoss
Olá Paula
Este parece ser um livro bem interessante. Mais um que vou registar para leitura posterior.
Obrigada por toda esta informação e orientação.
Beijinhos.
Parece-me uma bela história!!!
Obrigada pela dica e boa Páscoa!
Tenho, então, que comprar este livrito!!! ;-)*
Ainda não tinha lido nenhuma crítica em relação a este livro, mas andava com alguma curiosidade.
Vieste confirmar as minhas suspeitas.
Será um livro a considerar. ;)
SD
O prazer de ter descoberto mais um blog de literatura.
Cumprimentos
É sem dúvida um livro que também recomendo. O final não era bem aquele que eu esperava, mas é como dizias, talvez tenha que ter sido assim e depois do que aconteceu fica ao nosso critério imaginar o resto através da liberdade de cada personagem.
Um abraço.