Sinopse:
“O Desempregado” fala de um jovem que é despedido do seu emprego e se vê com dificuldades em arranjar um novo. Sem saber como, Vicente vê-se metido num rapto a uma entidade governamental sem precedentes e a sua vida fica virada do avesso, numa série de acontecimentos que poderiam ter saído de um qualquer guião de Hollywood. Encontra jovens cheios de ideias inovadoras e uma mulher ativista de personalidade vincada que lhe vai abrir horizontes. Como vai Vicente definir o seu futuro? Será que este precisa realmente de definição?


Opinião:
Adorei a capa desta obra. Minimalista e a aba nos tons de bordô e cinza (como a letra “O”) ficaram lindíssimas. O autor apostou na simplicidade e na minha opinião ganhou. Como já disse várias vezes por aqui, uma capa que encha o olho, é meio caminho andado para despertar a atenção do leitor.

Nesta obra vamos conhecer a história de Vicente de 25 anos, que para além de ser a personagem principal, é também o narrador. Ao longo da obra somos transportados para os pensamentos de Vicente, o que torna tudo muito cómico, porque ficamos a par de certos devaneios e sentimentos aos quais de outra forma não teríamos conhecimento, já que não seriam exteriorizados. Mas como nem tudo na vida é comédia, também vamos acompanhando os seus momentos mais depressivos, de revolta, de frustração e impotência.
Vicente está cansado de que os seus dias sejam sempre iguais e do trabalho que tem, até que é despedido, porque entendeu que nem sempre o cliente tem razão e foi menos educado com uma cliente. Depois desse acontecimento, assistimos à incessante procura de um novo emprego, que nos faz pensar e questionar sobre o futuro dos jovens e do país, tal são as experiências que Vicente vivência nessa procura.
Até ao dia que conhece Lara e a sua vida muda radicalmente. Lara é uma jovem diferente, que não se acomoda ao que tem e que luta por um mundo mais justo e melhor. Tem uma personalidade forte e uma figura esbelta, que é como um íman para Vicente. Um dia, sem que Vicente se desse conta que ia participar em tal acontecimento, envolve-se no rapto do Primeiro-Ministro, e sem esperar, exterioriza toda a revolta e raiva que vai dentro de si.

Como se vê até aqui, nesta obra não temos monotonia, e de uma forma simples, leve e agradável, o autor consegue que os leitores se envolvam na história, proporcionando-nos, tanto momentos  mais cómicos, como mais sérios, que nos deixam a pensar no estado em que se encontra o nosso país.

Embora tenha achado o rapto do Primeiro-Ministro, a prisão e o julgamento de Vicente, pouco verosímil, penso que muitos de nós teriam vontade de agir como o nosso “herói” agiu, se tivessem essa oportunidade.

Na minha opinião, a editora deveria ter feito uma revisão mais cuidada da obra, encontram-se vários erros ortográficos que se poderiam ter evitado.

Mais um autor português a acompanhar.

Para mais informações, podem encontrar a obra aqui e aqui.

2 comentários:

    Sendo o livro escrito pelo Ricardo... é fascinante de certeza absoluta.
    .
    Um dia feliz
    Cumprimentos.

     

    ACHEU um blog muito dez! vou passar sempre que puder para atualizar minhas leituras.

     

Blogger Templates by Blog Forum