Sinopse:
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura
Educação Pré-Escolar
Apoio a projectos  relacionados com Cidadania
Em todos os dias do ano, ao longo dos tempos, aconteceram imensas, imensas coisas. Algumas modificaram o mundo, outras fazem parte da história, da religião, da tradição. O dia mais importante de cada um de nós é o dia dos anos. Também há outras datas que é costume festejar, não em privado, mas em sociedade. O Natal, por exemplo, é o aniversário do Menino Jesus. Há dias que lembram figuras célebres, revoluções, causas a defender. Há datas que até são feriado.
Neste livro, Luís Ducla Soares, fala-nos de algumas datas importantes ao longo do ano. 
Para cada uma escreveu uma pequena história e uma explicação muito breve do seu significado.
Este é o centésimo livro de Luísa Ducla Soares.

Opinião:
Quantas vezes ficamos atrapalhados para explicar aos mais novos, de uma forma simples e clara, porque em tal data é feriado ou um dia mais especial??
Imensas… 
“O Livro das Datas”, vai-nos ajudar nestas “alturas”. De uma forma simples, imaginativa, com algum humor e com a ternura habitual que a autora Luísa Ducla Soares, sempre nos “brinda”, temos a explicação, acompanhada de uma pequena história, desde o dia 1 de Janeiro, ao dia de Reis, ao Carnaval, à Primavera e outros dias importantes do nosso calendário. Ficou a faltar o 1º de Maio.
Para uma das datas que se está a aproximar, a Páscoa, lembra porque a sexta-feira Santa e o Domingo são tão importantes para os Cristãos e também porque esse dia muda todos os anos. Depois dessa explicação, temos uma história engraçada de uma galinha que confunde um ovo dourado de chocolate, com um ovo de uma galinha dos ovos de ouro e que o tenta chocar, e sonha em ter um filho lindo, um pinto de ouro.
Pouco tempo depois temos o 25 de Abril. Para além da breve explicação desta revolução dos cravos, temos a história da pequena Sofia, que julgava que esse dia tinha sido inventado para descansar. A mãe que presenciou esse dia em 1974, vai desfazer esse engano, contando o que ela viveu nessa data.

E quantos meninos não pensam realmente, que os feriados foram inventados para descansar??
Com esta leitura vão perceber que não é assim.
No fim do livro, temos uma página com os meses do ano, para que o pequeno leitor possa escrever as suas datas especiais.


Recomendo.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum