Sinopse

Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com as artes nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.

Obra recomendada pelas Metas Curriculares de Português para o 3º ano de escolaridade.

A Orquestra Metropolitana de Lisboa encomendou a Alice Vieira um pequeno conto para Eurico Carrapato musicar. A Arca do Tesouro, um texto sóbrio e sábio, que se insurge contra a ditadura imposta pelo relógio, conflui com uma música simples, bela e comunicativa e dá conhecer a história de Maria e da sua caixa azul.


Opinião

Confesso que li ontem este livro pela segunda vez. A primeira foi em Outubro do ano passado, pois foi leitura obrigatória do 3º ano, na escola do meu filho. Lemos o livro a “meias”, ele adorou, e eu também. 
A mãe e o pai da pequena Maria (personagem principal),  para mim foram como um espelho. Foram como um espelho, porque no livro, Alice Vieira retrata dois pais que têm um estado de espírito consoante a estação do ano, mais alegre na estação quente, e tristonho e muito pouco paciente no Inverno (nem tempo para sorrir têm), para além da correria do dia à dia (e o relógio que não para), em que sem querer, acabam por arrastar a pequena Maria. 
Temos uma avó paciente e compreensiva, como todas as avós, que ajuda a pequena Maria a ter dias mais alegres no meio de tanta agitação. E é a avó que vai surgir com a tal arca do tesouro, não é uma arca qualquer, não é também uma arca de piratas, mas uma pequena caixa azul como céu, que vai ser especial para a Maria... 
e mais não conto, porque iria estragar a surpresa e a magia que este livro é... 
Nas ilustrações, o que mais me chamou a atenção foram as cores, mais escuras no Inverso e na agitação do 
dia à dia e mais alegres no verão. 
Recomendo, tanto para os miúdos como para os graúdos ;) 

2 comentários:

    On 04 outubro, 2019 Admin disse...

    Vim aqui ter através de uma pesquisa. O meu filho tem de ler este livro e fazer um trabalho sobre ele. Pode por favor dizer me se as versões que existem em pdf no google estão completas? é que não me é possível neste momento comprar o livro uma vez que ainda custa um bocadinho e ficaria lhe muito agradecida se me pudesse responder.
    a versão que tenho do pdf acaba com este texto: "Ela entende tudo!
    Depois é preciso tapar a caixa muito bem, para que as palavras não
    fujam! E, quando um dia precisares delas, já sabes que elas estão aí,
    escondidas, à tua disposição. Na tua arca do tesouro."

     

    Olá, bom dia.

    Envie-me o seu e-mail para ligialeituras@gmail.com, por favor.

    Obrigada.

    Beijinho.

    Lígia

     

Blogger Templates by Blog Forum