Sinopse
Os seus alunos assassinaram a sua filha. Esta é a sua vingança.
Os seus alunos assassinaram a sua filha. Ela não quer justiça, só vingança.
Confissões é um romance narrado a várias vozes, magistralmente construído onde o suspense é mantido até o fim, quando as diferentes peças encaixam. Mas também é uma reflexão sobre o sistema educativo, os laços familiares, o comportamento humano, o amor e a vingança.


Opinião
Extraordinário. Potente. Memorável.
Tinha saudades de ler um livro assim. Não por ser melhor do que outros que tenho lido ultimamente - Ok, por acaso até é - mas por ser diferente. Confissões não tem filtros, é arrojado e revela-se destemido. Julgo que esta última qualificação, o facto de Minato não ter medo algum de expor esta narrativa, reside numa das maiores virtudes da obra. É como se a autora criasse um enredo onde pudesse explanar tudo aquilo que de errado ela vê no mundo. 
Confissões não é, portanto, um simples thriller psicológico como o têm apelidado. É muito mais do que isso. É uma história de desequilíbrios e de más interpretações. É uma linha entre o mal e o bem, entre atitude certa e aquela que achamos ser certa, entre a razoabilidade e a loucura, entre a cegueira e a devoção.
A acção é-nos descrita sob a perspectiva dos vários intervenientes. Acaba por ser, assim, uma história camaleónica, onde o mais pequeno detalhe deturpado resulta numa péssima versão de um acontecimento.
Confissões é um excelente exemplo, levado ao limite, não da maldade da mente humana, mas antes de como uma peça errada no puzzle da vida de cada um pode destruir uma brutalidade de outras vidas.
E, claro, sendo Kanae Minato japonesa, não podiam faltar os fantasmas, os medos, as guerras interiores, os mal-entendidos, as perdas.
Achei este livro um dos melhores que li nos últimos tempos. Tenho visto opiniões que destacam a maldade presente nos personagens. Não questiono esse facto. Mas as ideias presentes na obra vão muito mais longe. Elas incidem sobre a raiz dos verdadeiros problemas das crianças e futuros adultos. 
Na verdade, existem dois grandes elementos comuns em todos os personagens, nomeadamente aqueles que maior importância têm na acção: a solidão (mesmo quando esta não é perceptível a todos) e o relacionamento entre mãe e filho(a). E estes dois aspectos podem e devem ser retidos com muita atenção, pois Kanae Minato disseca-os brilhantemente e associa-os a inúmeros problemas da sociedade actual.
Confissões é um livro absolutamente genial. Oxalá houvesse um bocadinho de Minato em muitos dos livros que se tem visto por aí. Um bocadinho dela seria o suficiente para oferecer profundidade e qualidade aos livros que não passam da normalidade.

2 comentários:

    On 29 agosto, 2016 Paula disse...

    Excelente opinião!
    Vou ler!!

     
    On 29 agosto, 2016 Vasco disse...

    Fazes bem.

     

Blogger Templates by Blog Forum