Sinopse
O Inverno chega a Porvenir e traz com ele uma má notícia: a estação de correios vai fechar e o pessoal vai ser transferido para a cidade. Quem precisa de um carteiro num mundo onde já não se escrevem cartas? A comunicação virtual chegou ás montanhas e até Sara, a única carteira da aldeia, tem um namorado virtual.
Rosa, vizinha e amiga de Sara, uma mulher de oitenta anos, vai arquitectar um plano para evitar que a carteira e os seus três filhos passem pelo sofrimento de se mudarem para a grande cidade. Vai criar uma corrente de cartas, em que todos os intervenientes são um elo muito importante, para provar que a estação de correios continua a ser importante para a aldeia.
Cartas Por Um Sonho é um livro comovente, encantador e cheio de ternura, onde, através da corrente de cartas, vão desfilando personagens do nosso quotidiano, todas elas com os seus sonhos, a sua história, mais ou menos triste, as suas frustrações.


Opinião
Ángeles Doñate é, certamente, uma sonhadora, uma romântica, uma optimista. Se não o é - o que duvido -, pelo menos veste essa pele neste livro. Penso que na minha visão obtusa e machista talvez esses atributos sejam excessivos, mas provavelmente numa visão mais feminina os mesmos se revelem belos e altruístas.
Doñate tem uma escrita que apela à sensibilidade das palavras e dos sentimentos. Mostra-se, assim, uma escrita atraente e delicada, quase poética. O enredo assenta na cumplicidade e na solidariedade. A narrativa tem como pilares a emotividade e a libertação de cada personagem. Penso que este romance se trate disso mesmo: de uma enorme libertação de dezenas de personagens através de uma forma bastante original e espontânea. Neste aspecto, a autora pega num cliché, uma daquelas famosas correntes que nos obrigam a fazer o que anteriormente havia feito aquele que nos agarrou à tal corrente, e inova. Inova de tal forma que oferece beleza a este romance que se destaca por possuir uma certa diferença.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum