"Maestra", L.S. Hilton (Opinião)

Sinopse
Durante o dia, Judith Rashleigh trabalha numa prestigiada leiloeira de Londres. Ambiciona uma carreira no mundo da arte e, apesar das origens humildes, tornou-se uma mulher sofisticada.
Para fazer face às despesas, aceita trabalhar durante a noite como acompanhante num dos bares da capital. Mas depressa o sonho de uma vida luxuosa se desmorona.
Desesperada, acompanha um dos clientes do bar numa viagem. Após um acontecimento que marca o seu destino, Judith envereda por um caminho violento e tortuoso. Assistimos à ascensão de uma mulher à margem da lei e da moral, segura do seu rumo.
Mas mais do que possível, será a redenção desejável?

Opinião
"Maestra" é um puro thriller que abrange diversos temas. O livro possui, de facto, algumas particularidades que faz com que se distinga da maioria das obras que existem dentro deste género literário. A protagonista é alguém de quem podemos não gostar. Revela-se demasiado fria, por vezes desequilibrada e algo inconsistente para alguém que, fazendo o que faz, só pode estar envolta de uma fortuna anormal. Para além disso, o tema - que a autora demonstra ser conhecedora - envolve o mundo da arte, embora se debruce no seu lado mais negro, ou seja, na venda, nos leilões e nas falcatruas de gente endinheirada. Por último, as cenas sexuais são mais explícitas do que é habitual constatarmos neste tipo de obras; a verdade é que Judith parece gostar mais de sexo do que o macaco de bananas, como diria o cantor que não gosta dos transmontanos. Penso até que é nesta parte mais atrevida que o livro acaba por se destacar, embora me custe perceber que uma mulher pense e aja da forma como a personagem principal o faz. Talvez seja demasiado, a meu ver. No entanto, cada mente é uma mente, e, no meio de tantas, não devem ser poucas as que possuem essas características.
Parti com algumas expectativas para este livro. Sei que diversas pessoas devorarão esta obra, porque detém os elementos que o mercado actual tem solicitado. Mas para mim foi apenas uma leitura divertida. Nem todas as leituras necessitam de ter mais do que aquilo que se espera, mas aos meus olhos não passou disso.


Mais informação sobre o livro aqui!

2 comentários:

    Perfeitamente de acordo, bem visto. Fiquei decepcionado: reconheço que vai ao encontro das solicitações do mercado actual, misto de porno soft e de narrativa de suspense, mas é pouco credível e a personagem central nada consistente. No género em que o narrador é o próprio psicopata, desde Mr. Ripley até à série de tv sobre um serial killer cujo nome de repente não me vem, tem-se feito melhor, muuuuito melhor.

     
    On 18 julho, 2016 Vasco disse...

    Ficámos com a mesma sensação, José. :)

     

Blogger Templates by Blog Forum