Opinião:
Há livros que lemos e que nos tocam, mas tocam-nos de forma distante. Este é um livro que exerce o poder de nos tocar, mas de forma muito profunda. Não é fácil terminar de ler esta obra e partir para outra. As personagens aqui presentes, ficam connosco durante várias horas, vários dias... Posso dizer que já li muito sobre o Holocausto, mas nenhuma me levou às lágrimas como esta. Talvez porque as que li apresentassem os acontecimentos como factos horrendos, mas apenas factos. Esta mostra-nos estes factos, mas imbuídos de um sentimento atroz. Acho que ninguém ficará indiferente a esta escrita. A minha memória levou muito tempo a esquecer Sarah, Esther e o pequeno Daniel. 
Já todos sabem o que se passou nos campos de concentração na Polónia e noutros locais e nesta obra o autor soube aproximar o leitor do sofrimento dos que foram violados nos seus direitos mais básicos!
A certa altura do livro, o autor diz-nos que para descrever o sofrimento em Auschwitz teriam de ser inventadas palavras novas, no entanto e a meu ver o autor conseguiu fazê-lo!
Adorei esta leitura e recomendo sem reservas!

(Lido em 2015)

1 comentários:

    adoro o livro desde que saiu nas livrarias, ainda não o adquiri mas já ouvi falar muito bem dele! E a sua opinião é mais uma prova disso, fiquei curiosa :)

    boas leituras e bom fim-de-semana :)

     

Blogger Templates by Blog Forum