Sinopse
Uma corrida vertiginosa contra o tempo e um inimigo implacável.
Uma jovem mulher brutalmente assassinada num hotel barato de Manhattan.
Um pai decapitado em praça pública sob o sol escaldante da Arábia Saudita.
Os olhos de um homem roubados do seu corpo ainda vivo.
Restos humanos ardendo em fogo lento na montanha de uma cordilheira no Afeganistão.
Uma conspiração para levar a cabo um crime terrível contra a Humanidade.
E um único homem para descobrir o ponto preciso onde estas histórias se cruzam: Peregrino.

Opinião
Brilhante. Meticuloso. Credível. 
Um dos sinais mais evidentes de que se adora um livro de um autor que até então desconhecíamos é, assim que lemos a última página dessa mesma obra, abrir a hiperligação da wook ou da fnac e pesquisar se existem mais títulos publicados em português que tenham sido concebidos pela mesma alma (ok, há quem leia em inglês ou francês, o que não é o meu caso). Foi isso que fiz assim que terminei o "Peregrino".
1) É um livro complexo.
2) É enorme.
3) Tem vários enredos dentro da mesma história.
Muitos diriam que estes factos talvez possam tornar a narrativa maçuda. Pois eu acho que não. "Peregrino" é um romance de excelência, que adorei em todas as suas vertentes. Estive com ele no final de 2015 e no início de 2016 e que melhor forma de transitar de ano!?
Este livro tem tudo! Mas mesmo tudo! Não me interessa entrar em pormenores, mas parece que foi escrito pelo mais genial espião da História. Assim, sem mais nem menos. Um espião eficaz, mas humano. Talvez por isso o personagem seja tão credível, pelo facto de ser humano. Mas a verdade é que este texto não trata apenas do submundo da espionagem, do crime e do terrorismo. "Peregrino" fala de um homem que simplesmente viveu isso tudo e muito mais.
Trata-se de um dos melhores livros que li nos últimos tempos.
Aproveito para assumir que a única desilusão que tive relativamente a este autor foi a evidência de que, para meu pesar, não existe mais nenhuma obra publicada por ele.

4 comentários:

    On 14 janeiro, 2016 LC disse...

    Olá.

    Já tenho este livro na estante, mas ainda não tive tempo de o ler.
    Depois de ler esta opinião fiquei curiosíssima, já vou ter de alterar os meus planos de leitura.

    Bom fim-de-semana e boa sorte na meia-maratona de domingo ;)

    Lígia

     
    On 14 janeiro, 2016 Vasco disse...

    Não o deixes para mais tarde!

    Boa sorte para essa meia-maratona?! Sabes bem que vou em passeio! :D

    Boa pizza! Mas olha que a lasanha também é um sonho!

     
    On 14 janeiro, 2016 LC disse...

    :D A ver vamos... se sempre vais em passeio e se a lasanha é um sonho ;)

     

    Vasco estou a ler o Peregrino, mas é brutal, desumano, fico arrepiada com algumas cenas.
    Sim sou uma mulher muito sensível, odeio violência de qualquer espécie, quer contra seres humanos quer contra animais.
    Estou a ler aos poucos e alternando com outros livros.
    Está muito bem escrito, gosto da maneira como são contadas varias historias, mas ... sim sou uma piegas!
    Bjs

     

Blogger Templates by Blog Forum