Sinopse
«Há dezassete dias que não durmo.»
Assim tem início a história que Haruki Murakami imaginou e escreveu sobre uma mulher que, certo dia, deixou de conseguir dormir. Pela calada da noite, enquanto o marido e o filho dormem o sono dos justos, ela começa uma segunda vida. E, de um momento para o outro, as noites tornam-se de longe mais interessantes do que os dias... mas também, escusado será dizer, mais perigosas.

Opinião
Delicado. Fatalista. Dimensionado.
“Sono” é um pequeno livro de Murakami onde se encontram retratados os dias e as noites de uma mulher vítima de uma estranha e repentina onda de insónias. Na Verdade, e apesar de o período não ultrapassar as tais dezassete noites sem dormir, a narrativa aborda toda a sua vida. Nessas noites passadas em claro, e acompanhadas por tudo aquilo que a personagem deixou para trás – os seus pequenos prazeres esquecidos há muito: os livros, a bebida, o chocolate, a natação –, ela vive tudo aquilo que deixou de viver a partir do momento em que decidiu partilhar o seu dia-a-dia com outra pessoa.
Noutra perspectiva, a ausência de sono parece ser proporcional à energia que vai sentindo nas tarefas que realiza com gosto. Tudo, porém, tem um limite, ou nem por isso.
Há um paralelismo muito interessante que liga o sono à vida e o autor explora isso de um modo que lhe é característico.
“Sono” é uma espécie de estado embrionário quando comparado com as suas grandes obras, quase como uma iniciação para o que aí vem.

6 comentários:

    Tambem quero ler.
    Bjs

     

    Já li Dulce, muito bom!! É Murakami ^_^

     

    Fiquei interessada. Nã oaprecio o Murakami, tenho feito um esforço para gostar, mas deixo os seus livros a meio. O assunto deste toca-me especialmente (sofro de insónias frequentemente) e como me parece mais pequeno....

     

    Ó Vasco, eu tenho andado aqui a pensar... onde é que já vi ou li uma coisa destas? Não sei se num filme ou num livro, havia um personagem privado do sono...

     

    Manuel, lembro-me que ficaste curioso com a minha opinião sobre um livro do Jonathan Coe. Não sei se terá sido relativamente ao 'A Chuva Antes de Cair', se ao 'A Casa do Sono'. Talvez seja por causa deste último, onde fala acerca de perturbações do sono. Será?

     
    On 01 outubro, 2014 Vasco disse...

    M João, este livro é pequeno e o tema é abordado de uma forma muito interessante.

     

Blogger Templates by Blog Forum