A nossa 8ª leitura conjunta, aqui do blogue, incidiu sobre a obra de Steinbeck - Ratos e Homens.
Quem quiser participar, dando a sua opinião, pode fazê-lo na zona dos comentários, como já tem sido costume!



Opinião da Paula:
Esta é uma obra que nos fala do sonho e da esperança, porque quando nada se tem, nada resta senão sonhar. O sonho, de facto comanda a vida, fazer com que o caminho se torne possível torna-se um objectivo. Falar dos sonho, repetir esta “ilusão” em voz alta várias vezes e vezes sem conta torna-o quase real para aquele que sonha.
Esta história fala-nos de dois homens, dois amigos – Lennie e George. Lennie é um adulto cujo juízo é de uma criança, mas cuja força física é de um toiro. George é de físico miúdo, é quem toma conta de Lennie.
A solidão é terrível, não ter ninguém para falar é atroz, ter alguém de quem cuidar, estabelece laços inesquecíveis.

“(…) connosco é diferente (…) E porquê? Porque … porque eu tenho a ti para cuidar de mim e tu tens a mim para cuidar de ti, por isso”

Os dois homens buscam trabalho e conseguem-no mesmo em condições precárias, no entanto Lennie comete um erro e George tem de intervir magoando-se para o resto da vida!
A amizade, a solidão, o sonho, o trabalho das gentes pobre e necessitada, é uma vez mais bastante explorada por Steinbeck.  O autor, nasceu em 1902 em Salinas na Califórnia e viveu, ele próprio, numa família onde a riqueza não abundava, vivenciou as necessidades e as dificuldades dos mais desfavorecidos. Viu homens que lutam por viver com dignidade, mas que apenas conseguem sobreviver como ratos, comendo para sobreviver, vivendo em sítio incerto, vendo a morte e o medo em cada canto por onde passam. O medo, este sentimento maldito que se torna uma constante a cada momento da vida! Homens que pouco se distinguem de ratos!

Opinião do Vasco:
Sonhador. Fatídico. Solidário.
“Ratos e Homens” é um livro pequeno, que se lê rapidamente, apesar de a mensagem ser bastante forte. Ainda agora o é, sendo que nos tempos em que terá sido concebido o seria muito mais.
A obra não trata apenas do sonho e da ilusão, mas também da desigualdade, não só de direitos como de oportunidades.
A linguagem utilizada é tão simples da mesma forma que o são as personagens e o meio que as envolve.
No fundo, não obstante os obstáculos e as barreiras que todos têm de ultrapassar, a amizade e os sentimentos primários acabam por estar permanentemente presentes.
Não posso dizer que este tenha sido um dos meus livros favoritos, mas trata-se de uma narrativa que foca alguns pontos importantes acerca das relações humanas, seja do ponto de vista afectivo e mais intimo, seja de uma perspectiva social.

3 comentários:

    Eu adorei este livro. Tocou-me bastante.

    Boas leituras :)

     
    On 09 setembro, 2014 Marta disse...

    Li o livro na língua original e gostei bastante.

     

    Prémio Nobel da Literatura,foi meu companheiro de juventude de muitas horas esquecidas a saborear a sua escrita sempre actual,apesar de ter vivido no séc.XIX...Visionário,inteligente,excepcional...
    Esta obra foi elaborada para peça de Teatro,por isso é diferente.
    Acho que li todos os seus livros e isto revela o quanto me agrada este grande autor.

     

Blogger Templates by Blog Forum