Sinopse
Maxwell Sim bateu no fundo. A sua vida pessoal é um vazio. Ele tem 70 amigos no Facebook mas ninguém com quem falar. Mas tudo muda graças a uma disparatada proposta de trabalho: conduzir um carro carregado de escovas de dentes de Londres até às remotas ilhas Shetland. Um percurso longo que Maxwell decide preencher com uma série de visitas surpreendentes a figuras do seu passado. Acompanhado por "Emma", a voz feminina do seu GPS, com quem estabelece uma peculiar relação, ele não imagina que está a iniciar uma viagem íntima que o mudará para sempre.

Opinião
Soberbo. Intrigante. Pungente.
Por onde começar?
Talvez em primeiro lugar pelo autor. Jonathan Coe é, entre todos, o escritor que mais me marca – e fá-lo sempre, em qualquer livro que pego –, pelos mais variados motivos. Alguns deles não partilharei, porque se trata de algo demasiado pessoal. Outros, porém, podem ser enumerados. Tudo o que ele escreve acaba por ser uma abordagem ao mundo totalmente diferente da que outros escritores protagonizam, ele vê e sente o mundo de uma forma quase única. Além disso, o seu talento para comunicar através daquilo que concebe é imenso. Todas as frases, todas as ideias e o caminho que os seus enredos seguem são puro sentimento, pura vivência de alguém que vê mais além, que vive com mais intensidade.
Agora o livro.
Bem, “A Vida Privada de Maxwell Sim” é como todos os outros que escreveu: genial. Gira em redor da vida de um malogrado, que é quem não quer ser, de alguém que não tem força para ser o oposto daquilo que é. Maxwell é o resultado de uma teia que começou a ser tecida bem antes de ter nascido, e, ao longo do livro, ele parte atrás de si mesmo e atrás do seu passado, dos seus fantasmas. É um homem inoperante e frustrado, cuja vida parece ser vivida em função daquilo que lhe é apresentado e não daquilo por que realmente anseia.
Claro que, sendo um livro de Jonathan Coe, existem doses generosas de ironia – a famosa ironia do destino mas também ironia social –, de busca incessante, de excentricidade, de sorrisos, de ligações inesperadas, de uma espécie de sentido cósmico.
Jonathan Coe é um dos meus autores de eleição; está no topo das minhas preferências e tenho a certeza que lá permanecerá.
Recomendo, não vivamente como costumam dizer, mas ‘eternamente’.

1 comentários:

    Uma obra excepcional de um autor que merecia ser mais divulgado.
    Adorei ler "A vida privada de Maxwell Sim ",pelo desenvolvimento do enredo em que nos vamos envolvendo de tal forma, que somos capazes de percepcionar todas as suas vivências sem ,no entanto ,perspectivar o que vai acontecer a seguir.
    Simplesmente genial!

     

Blogger Templates by Blog Forum