Opinião:
"O Rapaz do Caixote de Madeira" é um relato na primeira pessoa de um sobrevivente do Holocausto! Muitos dirão que este é mais um livro sobre o que se passou em Auschwitz, no entanto e como já referi aqui no blogue qualquer livro que surja no mercado a contar factos históricos sobre esta triste realidade, deve ser lido, pois é mais um testemunho, mais uma realidade que não deve ser esquecida! 
Ao mergulharmos nesta narrativa, já sabemos mais ou menos o que vamos encontrar, porém há sempre algo diferente dos demais, há sempre algo muito pessoal no que é contado, há pormenores que ganham destaque, há sempre algo novo a ser "ouvido"!
Este, livro em concreto, fala-nos de Leyson que passou parte da sua infância não a brincar como teria sido normal, mas sim a tentar sobreviver em campos de concentração, pela simples razão de ser judeu e ser objecto de ódio dos Nazis!
O narrador, conta-nos como sobreviveu, juntamente com a sua família, graças a Oskar Schindler. Layson, conta-nos como este nazi, contornou as regras para salvar pessoas que estavam a sofrer horrores nas mãos daqueles que se achavam superiores!

Gostei e recomendo!

Sinopse: 
Leon Leyson tinha apenas dez anos quando os nazis invadiram a Polónia em 1939 e a sua família foi forçada a viver no gueto de Cracóvia. Neste seu livro de memórias, Leon começa por nos descrever uma infância feliz, na sua aldeia natal e felizmente para a família, o seu caminho cruzar-se-ia com o de Oskar Schindler que os incluiu na célebre lista dos trabalhadores da sua fábrica. Na altura com apenas 13 anos, Leon era tão pequeno que tinha de subir para cima de um caixote de madeira para chegar aos comandos das máquinas. Ao longo desta história, que reproduz com autenticidade o ponto de vista de uma criança, Leon Leyson deixa-nos entrever, no meio do horror que todos os dias enfrentavam, a coragem, a astúcia e o amor que foram necessários para poderem sobreviver.

1 comentários:

    Estou com grande vontade de ler este livro é um tema que gosto, e como este mês é o dia dos namorados + o meu aniversario pode ser que o maridão me ofereça.
    Bjs
    Dulce Barbosa

     

Blogger Templates by Blog Forum