Opinião:
Desde a primeira vez que li comentários a este livro fiquei curiosa. Este ano com o lançamento de “As Horas Distantes” de Kate Morton pela Porto Editora, decidi então que era chegada a altura de o tirar da estante.
Gostei da leitura, especialmente pela forma da descrição dos locais, a linguagem utilizada coloca-nos no espaço e no tempo em que a história é contada. As personagens estão bem caracterizadas, bastante sólidas! Posso dizer que adorei a leitura até metade do livro, posteriormente comecei a perder o entusiasmo e a querer chegar ao fim. Penso que a autora peca pela extensão, perdendo-se em detalhes que não interessam.
Não quero dizer com isto que me desiludi com esta leitura, se a classificasse seria um bom, mas tinha tudo para ser um muito bom se a autora por exemplo explorasse um pouco mais a fase da primeira guerra mundial. Infelizmente esta parte é apenas levemente referida. Servindo somente para dar “cor” a todo o romance e obviamente um romance de amor impossível (que por vezes pareceu-me querer cair na lamechice).
.
Aspectos que me agradaram bastante na leitura:
Uma das personagens, nomeadamente Emmeline é claramente aquela personagem que nos mostra a loucura dos anos posteriores à I Guerra Mundial e penso que aqui Kate Morton esteve muito bem. Emme mostra-nos as danças, os bares, as músicas, os filmes, uma sociedade virada para a luxúria, que passa a dar grandes e vistosas festas, uma sociedade de amizades vãs...;
.
Alfred, empregado de Riverton, também ele vai para a guerra, com este personagem a autora mostra-nos como eram tratados os militares da classe baixa, no entanto Kate Morton, também evidência que apesar de haver diferença a nível de tratamento, quando os militares voltavam as sequelas deixadas pela guerra eram iguais em todas as classes.
.
Apaixonei-me completamente pela biblioteca de Riverton, pelo lago onde se dá a tragédia, pelos jardins que circundam a casa… Kate Morton é fantástica nas descrições.
.
Outro aspecto que gostei bastante foi a referência à estenografia, pois eu própria em tempos de escola aprendi, mas que infelizmente já me esqueci de uma boa parte, pois quando não se pratica perde-se o conhecimento.
.
Em suma, gostei do livro e vou lançar-me aos próximos da autora, pois acho que Kate Morton tem tudo para crescer como escritora e sendo esta a sua primeira obra espero ver, nos seus próximos dois livros, diferenças para melhor. De qualquer forma acho que parti para esta leitura com as expectativas muito elevadas.

5 comentários:

    Olá Paula. Aqui Kate Morton é um fenómeno de vendas, e eu tenho em casa "O segredo da casa de Riverton" a ganhar pó. Não consigo entusiasmar-me com o livro, embora só leia comentários positivos. No entanto, também posso dizer que até agora o mais aclamado parece ser "O jardim dos segredos".

     
    On 11 março, 2012 Paula disse...

    Offuscatio,
    O Jardim dos Segredos vai ser o próximo da autora que vou ler :)
    Abraço!

     

    Paula,
    da autora tenho na minha lista de compras este livro que leste e "O Jardim dos Segredos".
    Li diversas críticas positivas a esta escritora, fiquei interessado e fui investigar. Decidi incluir estas duas obras na lista de preferências porque achei as sinopses muito interessantes.
    Gostei muito da tua opinião mas fiquei com algum receio... não gosto nada de "lamechice"!
    Será que me arrependerei de ler a senhora Morton?
    Abraço.

     
    On 13 março, 2012 Paula disse...

    Olá André,
    O livro na sua totalidade (na minha opinião é muito bom) mas há momentos em que andamos ali à volta de coisas sem muito interesse...
    Eu vou ler "O jardim dos segredos" e "As Horas distantes" vou arriscar :D

     

    Li este livro já há uns tempos e gostei bastante. É verdade que a vertente histórica está pouco explorada ou desenvolvida, mas as personagens estão bem construídas. Também li "O Jardim dos segredos", conta uma história completamente diferente e é mais tocante que o anterior. Acho que este não te vai desiludir. Experimenta. Fico à espera da tua opinião. ;o)
    Boas leituras!

     

Blogger Templates by Blog Forum