A Menina da Rádio
Rute Silva Correia
Oficina do Livro
N.º de Paginas: 176

Maria Eugénia, nascida a 1 de Abril de 1927, foi actriz e cançonetista. Aos dezasseis anos, sem nunca ter representado nem cantado em público, protagonizou a primeira de seis longas metragens que viriam a constituir a sua vida artística, breve mas intensa: A Menina da Rádio e O Leão da Estrela, dois êxitos da longa carreira de Arthur Duarte, que estão entre os clássicos mais amados do cinema português.

Entre o inverno de 1944 e o verão de 1947, Maria Eugénia protagonizou seis produções portuguesas, espanholas, e hispano-italianas. Foi quinze vezes capa de revista, e actuou em numerosos espectáculos em Portugal e em Espanha. Na memória de todos ficariam temas como “Sonho de Amor”, “O Nosso Bairro” e “Sonhar...”, que a sua voz celebrizou. Em 1947, foi convidada para filmar em Itália com Vittorio de Sica. Pouco tempo antes, Amedeo Nazzari tinha-lhe proposto casamento; duas ofertas que Maria Eugénia recusou. No mesmo ano, viria a abandonar o sonho do cinema pelo seu sonho de amor, num tempo em que os dois destinos teriam sido dificilmente conciliáveis.

Para a História do cinema português, ficaria uma época em que a indústria cinematográfica tinha como principal recurso o talento dos actores e dos técnicos e como principal alimento um grande público de admiradores dentro e fora do país; mas pouco orçamento, pouco tempo, nenhuns subsídios. Maria Eugénia, com a ajuda da irmã, Maria Antonieta, reuniu um arquivo de documentos que ilustram uma época e um meio artístico desaparecidos, a que este livro regressa.

Rute Susana da Silva Correia nasceu em Lisboa, em Fevereiro de 1981. É licenciada em Comunicação Social pelo ISCSP e em Estudos Românicos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Mestre em Literatura Portuguesa Contemporânea, com uma tese sobre Agustina Bessa-Luís. Como investigadora tem escrito artigos para várias publicações acadêmicas.
Frequentou desde 1984 a Academia de Música de Santa Cecília, em paralelo com o curso de música do Conservatório Nacional. Desde 2004, integra o Coro Sinfónico Lisboa Cantat, com o qual se tem apresentado em palcos de todo o país.
A Menina do Rádio é o seu primeiro livro.

1 comentários:

    On 25 setembro, 2011 Lauh disse...

    Quero tanto pôr as minhas mãos neste livrinho! Tenho A Menina da Rádio e O Leão da Estrela cá por casa e já os vi. Agora só tenho de arranjar este livrinho! :)

     

Blogger Templates by Blog Forum