Hoje quem nos fala de "O Livro" é o autor Pedro Miguel Rocha que conta com algumas obras publicadas entre as quais: Jun­tos Temos Poder (2009); Chegámos a Fisterra (2010); Já não se fazem Homens como antigamente (2010, em co-autoria).
É também o autor da obra "O Eremita Galego" já comentado aqui no blogue.
Licenciou-se em Ensino de Português e Inglês em 1997. Com­plementou a sua formação acadé­mica, em 2006, com uma Pós-Graduação em Ciências Documentais . Para além da escrita, gosta de ler, de viajar e de caminhar pela Natureza.


"No decorrer de um trajecto de vida, penso que ser-nos-á extremamente difícil apontar um só livro ou um filme, uma peça de teatro, um acontecimento, uma personalidade, um momento, uma alegria, um projecto, uma música, um sonho, rotulando-o como sendo único.

De qualquer forma, como o desafio é escolher O Livro, não poderia deixar de optar pela obra que me “lançou” no universo da escrita, motivando a demonstração das minhas ideologias, reflexões e convicções cimentadas há já vários anos. Refiro-me, assim, à obra “Viagens contra a Indiferença”, de Fernando Nobre, publicada pela Temas e Debates, em 2004.

Trata-se de uma compilação de diários, de histórias, de alertas, de apelos e de constatações, recolhidas ao longo de vinte e cinco anos de acção humanitária, ao serviço da AMI, pelo seu Presidente, um homem excepcional, que calcorreou os cinco continentes, dos lugares mais arriscados do Planeta, fervorosamente empenhado na defesa de grandes Causas e Valores.

Fernando Nobre, tal como muitos de nós, acredita que os seres humanos nascem livres e iguais – como proclama solenemente a Declaração Universal dos Direitos do Homem – independentemente do sexo, da cor, da etnia, de concepções religiosas, das opções políticas e condições sociais.

“Viagens contra a Indiferença” convida-nos a reflectir sobre o nosso Mundo, sobre a loucura dos Homens que o agridem, devastam e destroem, violentando o seu equilíbrio natural, por puro egoísmo e ganância. Considero-o, pois, um livro tocante, desfiando experiências vividas, situações dramáticas e únicas, que “sacodem” os leitores, conduzindo-os à procura de respostas para as grandes interrogações deste século.

Em um Mundo em que o desumano atropela constantemente os valores do humanismo, obras como esta tornam-se vitais, servindo de “faróis” para os que se sentem sem esperança, resignados, e para todos aqueles que acreditam que o ser humano merece uma vida condigna e pautada pela igualdade, pela liberdade e pelo respeito mútuos.

Embarquemos, quotidianamente, em uma Viagem contra a Indiferença…"

Pedro Miguel Rocha

3 comentários:

    http://oquediriajulieta.blogspot.com/
    =)

     
    On 21 setembro, 2011 Anónimo disse...

    Um livro capaz de sensibilizar!
    Boa escolha.
    Lúcia

     

    Vou ler!

     

Blogger Templates by Blog Forum