Opinião:
Aravind Adiga, brinda-nos com o seu 3º romance “O Último Homem na Torre”. Uma história que nos mostra, uma vez mais, uma Índia corrupta, onde os interesses materiais sobrepõem-se aos valores humanos.
A narrativa desenvolve-se na Cooperativa Vishram à volta da qual bairros degradados crescem a uma velocidade atroz!
Os habitantes da Cooperativa, apesar da consciência daquilo que lhes cerca, mantêm-se com uma “respeitabilidade burguesa” no edifício que lhes é querido. Onde a água visita as torneiras a horas certas, onde a sujidade prolifera…no bairro, fora dele e até nas próprias pessoas…
As diferenças sociais são evidenciadas nesta obra de uma forma muito sentida, “ouve-se” o “grito” do autor a alertar o leitor para as injustiças e condições desumanas de uma realidade que lhe é próxima!
Em síntese, estamos perante um bom livro! O impacto que me causou terá eventualmente sido "amortecido" pelo facto de ter lido anteriormente "O Tigre Branco" Na verdade, a elevada qualidade literária dessa obra fez com este livro já não me surpreendesse, como deverá acontecer com quem não conhece a escrita de Adiga.

Sinopse:
O Último Homem na Torre é o novo romance de Aravind Adiga, autor de O Tigre Branco, o celebrado Booker Prize de 2008. A acção passa-se em Mumbai (Bombaim), uma imensa metrópole onde coexistem mundos de pobreza e privação, uma gananciosa e empreendedora camada de novos-ricos e uma pequena burguesia orgulhosa das suas tradições… Quando o empresário e construtor civil Dharmen Shah entra em cena na comunidade dos moradores das Torres A e B, da Cooperativa de Habitação Vishram, vem perturbar os laços de convivência entre todos, colocando-os em situações limite. Nesta galeria de tipos humanos, que seduz pela sua diversidade e riqueza, reflecte-se a própria cidade, afinal a grande protagonista deste romance.

Aravind Adiga nasceu em Madras (actual Chennai) em 1974. Cresceu em Mangalore, no Sul da Índia. Frequentou as universidades de Columbia e Oxford, e trabalhou para o New Yorker, o Sunday Times, o Financial Times, o Times of Indi, entre outros jornais. O seu primeiro romance, O Tigre Branco, foi distinguido com o Booker Prize (2008), Entre os Assassinatos, um título constituído por um conjunto de histórias, saiu ainda nesse mesmo ano. Encontram-se ambos publicados pela Presença nesta colecção.
O livro aqui na editora

3 comentários:

    humm... então Paula onde ficamos compro este ou o Tigre Branco?
    :)

     
    On 08 julho, 2011 Paula disse...

    Ângelo,
    Primeiro compras este e depois o Tigre :) por esta ordem vais ADORAR os dois :D

     

    Paula, ok assim seja feita a tua vontade, ainda hoje compro "O último homem na torre".
    Abraços

     

Blogger Templates by Blog Forum