Opinião:
"Amizade a Branco e Preto" fala-nos do valor da amizade, independentemente da cor ou estatuto social...
De uma forma simples e bastante adequada aos mais pequenos, a autora aborda aspectos bastante actuais e importantes da nossa sociedade, através da amizade que se forma entre duas crianças, em que a menina é branca e pobre e o menino é negro e rico.
Ora, apesar dos dois meninos gostarem muito um do outro, não sabem como contar aos pais que são amigos, pois estes têm alguns preconceitos sem sentido...
Na escrita da autora, verifica-se a forte influência de Saint Exupery ao longo de toda a história.
É um livro bastante didáctico, que aguçará o espírito crítico dos mais pequenos. Para além da leitura, as ilustrações encontram-se por colorir, mais um factor que será apreciado pelos pequenos leitores.
Um livro que aconselho a miúdos e graúdos, pois em conjunto poderão "discutir" e trocar impressões sobre os diversos assuntos abordados.

4 comentários:

    On 22 julho, 2011 Unknown disse...

    Ora aqui está uma mensagem que dá que pensar: nestes assuntos, as crianças, muitas vezes, dão exemplo aos adultos. Se não houver influência dos "sabichões" adultos, elas não são contaminadas pelo preconceito.
    É bom que as crianças leiam livros como este mas, mais importante que tudo, seria bom que os adultos pensassem um pouco nisto.
    No reino dos "inteligentes" reina a hipocrisia. Quantas vezes ouvimos noticias como esta: "um cidadão ucraniano foi detido por assalto..." ou "um indivíduo de origem africana foi capturado ao assaltar..." E alguma vez ouviram uma notícia a dizer "um português de raça branca foi preso por..."?
    São estas mensagens subreptícias que nos deviam envergonhar!

     
    On 22 julho, 2011 Paula disse...

    Grandes verdades Manuel...

     

    Gostei :) Obrigada pelas palavras.

    Um abraço
    Patrícia Carreiro

     
    On 22 julho, 2011 Paula disse...

    Olá Patrícia,
    Seja muito bem vinda ao blogue, fico muito feliz que tenha vindo a este cantinho.
    Parabéns pelo seu livro, uma excelente leitura para os mais pequenos assim como para os mais crescidos por todas as razões que já foram aqui expostas :)
    Desejo-lhe tudo de bom e muito sucesso

     

Blogger Templates by Blog Forum