O dia Internacional
da Literacia, assinalado desde 8 de setembro de 1966 pela UNESCO, reforça a importância da
literacia como um direito humano fundamental e a base para a aprendizagem ao
longo da vida.
O objetivo da data é destacar a importância da
literacia para as pessoas e para as sociedades. Numa sociedade moderna,
tecnológica e avançada, são ainda muitos os milhões de pessoas adultas que
ainda não sabem ler nem escrever e de crianças em idade escolar que não vão à
escola.
Todos os anos, o dia Internacional da Literacia,
gravita em torno de uma temática.
Neste ano de 2020 o tema proposto pela UNESCO será o
ensino e aprendizagem da alfabetização na crise COVID-19, tendo como foco o
papel dos educadores e a mudança de pedagogias. O tema destacará a aprendizagem
da alfabetização numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida e, portanto,
irá concentrar-se principalmente em jovens e adultos. A recente crise do
Covid-19 evidenciou o hiato existente entre o discurso político e a realidade:
uma frincha que já existia na era anterior à Covid-19 e que está a afetar
negativamente a aprendizagem de jovens e adultos com pouca ou baixa
alfabetização e, portanto, tendem a enfrentar múltiplas desvantagens. Durante o
Covid-19, em muitos países, os programas de alfabetização de adultos estavam
ausentes nos planos iniciais de resposta à educação; portanto, a maioria dos
programas de alfabetização de adultos existentes foi suspensa, com apenas
alguns cursos continuando virtualmente, através da TV e rádio.
Para mais informações procurar aqui.