Sinopse:
Pedro Alecrim é um jovem que, como tantos outros da sua aldeia, passa os dias entre a escola, os amigos e o trabalho na lavoura para ajudar a família. Não se queixa da vida que leva e descreve-a com ternura e com verdade. Mas tudo muda um dia e o Pedro Alecrim passa de jovem a homem.


Opinião:
Esta obra foi uma das leituras da aula de Português do meu filho. Quando lhe perguntei o que tinha achado, ele respondeu-me que não gostou, porque era muito chato. Curiosa com tanta chatice, também o li.
A minha opinião é contrária ao do meu filho, achei-o bastante interessante, porque mostra uma realidade diferente da maioria dos meninos de hoje (e diferente da minha realidade em menina, pois vivi durante essa idade numa pequena cidade), e não o achei nada chato.
Ainda conversei com ele sobre as personagens e acontecimentos do livro, mas o meu pré-adolescente não cedeu um milímetro da opinião que tinha… tentei mostrar como era engraçado, estes meninos nas férias comunicarem-se por cartas, em vez das mensagens do WhatsApp, mas ele também não achou piada.

É uma obra de fácil leitura mesmo para crianças mais novas, com parágrafos curtos e dividido em pequenos capítulos. Embora a personagem principal seja o Pedro Alecrim, também mostra a realidade de alguns dos seus amigos, como o Nicolau e o Lucas, e descreve algumas das suas aventuras.

A família de Pedro vive da lavoura e tem poucas posses, para que ele possa estudar e para lhe comprarem os livros precisaram de vender um bezerro. Todos os dias quando chega da escola tem de ajudar os pais a tratar dos animais e da horta. Mas um dia a vida dele muda radicalmente, tem de deixar a escola e de criança, passa a um pequeno homem a aprender uma profissão.

Nicolau também deixa a escola e vai viver para uma grande cidade onde tudo é tão diferente da sua aldeia.

Lucas que não sabe como é a vida na lavoura e nem passa por dificuldades económicas, vai atravessar uma má fase. Numa altura em que os casais mesmo que vivessem infelizes continuavam juntos, os pais dele divorciam-se. De início ele não sabe lidar com a situação, aos poucos e poucos vai-se adaptando a esta mudança na sua vida.

E para quem quer saber mais, é ler o “Pedro Alecrim”… aos molhos… Não se vão arrepender…

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum