Sinopse:
Inspirado num facto verídico ocorrido no Kentucky em 1856, Beloved retrata o horror e a insanidade de um passado doloroso, numa época em que o país começava a confrontar-se com as feridas deixadas pela escravatura recém-abolida.
Neste romance, Sethe, ex-escrava, mata a sua própria filha, ainda bebé, para que esta escape ao destino indigno e atroz da servidão. Consegue fugir para Cincinatti, Ohio, onde cheia de esperança pensa poder viver uma nova vida.
Mas, dezoito anos mais tarde, coisas horríveis começam a acontecer: Sethe ainda não é uma pessoa livre, a sua casa não só é assombrada pelas memórias torturantes do passado, como também pelo fantasma da bebé que morreu sem ter um nome e em cuja sepultura está gravada uma única palavra: «Beloved».
Considerado pelo New York Times um dos romances mais importantes do século XX e vencedor do Prémio Pulitzer, Beloved é o mais famoso livro de Toni Morrison, distinguida com o Prémio Nobel da Literatura. Um retrato realista e pungente da condição cruel e infame dos negros americanos durante o século XIX, narrado com virtuosismo e arte.


Citações:
«Uma obra-prima... magnífica, assombrosa, arrebatadora.» | Newsweek
«Extraordinária... uma obra perfeita da literatura americana.» | The Guardian
«Magistral... admirável... É impossível imaginar a ficção literária americana sem Beloved.» | Los Angeles Times
«Um triunfo.» | Margaret Atwood, escritora - The New York Times Book Review
«Deslumbrante... mágica... uma obra extraordinária.» | The New York Times
«Uma obra poderosa... com uma escrita belíssima.» | The Washington Post
«Soberbo, profundo e avassalador, Beloved carrega o peso da História... Uma narrativa sublime.» | Cosmopolitan
«Um romance para ler e reler.» | Glamour


Opinião:
Beloved retrata a escravatura Americana. Embora seja uma obra de ficção a autora baseou-se em factos reias, e assim vamos vivendo umas vezes no presente outras no passado, conforme as memórias vão surgindo nas diversas personagens. Por vezes é um pouco complexo compreender algumas partes da obra, penso que isso é feito para que nós encarnemos as personagens e compreendamos melhor o seu sofrimento e dramatismos, como se estivéssemos dentro das suas cabeças, de forma a compreender esse desgaste emocional e físico, e a luta que travam para viver com esses traumas e ultrapassar essas vicissitudes da vida.
Mais uma vez fiquei arrepiada e com uma tristeza profunda, porque não consigo compreender como o ser humano consegue ser tão maldoso e cruel com o seu próximo...

Transcrevo esta passagem do livro, que para mim diz tudo.
"Até os negros educados - aqueles que tinham andado muito tempo na escola, os médicos, os professores, os que escreviam nos jornais, os que tinham negócios - até esses tiveram um difícil caminho a percorrer. Para além de precisarem de usar a cabeça para avançar, carregavam aos ombros o peso de toda a raça. Os brancos achavam que, quaisquer que fossem os modos, sob cada pele escura existia uma selva. Águas rápidas e intransitáveis, babuínos que se baloiçavam aos guinchos, serpentes adormecidas, gengivas vermelhas preparadas para o seu sangue doce e branco. de certo modo, pensou, tinham razão. Quanto mais os negros se desgastavam a tentar convencê-los de que eram amistosos, de que eram inteligentes e afetuosos, de que eram humanos, quanto mais se cansavam a convencer os brancos de algo que achavam que nem devia se questionado, mais a selva crescia e se adensava. Mas não era a selva que os negros traziam com eles ao chegarem àquele lugar, vindos do outro lugar (onde podiam viver). Era a selva que os brancos tinham plantado dentro deles. E crescia. Espalhava-se. Na vida, ao longo dela e depois de esta passar, espalhava-se, até atingir os brancos que a tinham criado. Tocava cada um deles. Mudava-os e alterava-os. Tornava-os sanguinários, mais estúpidos do que alguma vez o quiseram ser, tão receosos se sentiam da selva que tinham plantado. O babuíno aos guinchos vivia sob as suas peles brancas; as gengivas vermelhas eram as suas."

Uma obra sem dúvida alguma, muito tocante...

Para mais informações sobre esta obra ver aqui.



1 comentários:

    On 05 agosto, 2018 Sónia disse...

    Parece ser um livro muito marcante, daqueles que ficam na nossa mente por muito tempo depois de o lermos. É sempre tão revoltante quando vejo filmes ou leio livros sobre a escravatura que acabo sempre a chorar. Mas, infelizmente, ainda existe discriminação nos dias de hoje, pode ser mais dissimulada ou não, mas ainda existem pessoas julgadas pelo seu aspeto ou pelo sítio de onde vêm e isso é muito triste para a Humanidade.
    Mundo da Fantasia

     

Blogger Templates by Blog Forum