Sinopse
Todas as manhãs, durante anos, Kilian Jornet lia estas palavras antes de sair para treinar. Vivia num velho apartamento, dispensava luxos, o que queria era superar-se, ir mais longe, ganhar. Ganhar tudo.
Ainda não tinha vinte anos quando se tornou campeão mundial de corrida de montanha. De repente, no universo da alta competição, nascia um fora de série, um novo herói, uma pessoa extraordinária. O atleta catalão ainda não fez 25 anos e já não tem rivais em skyrunning, uma das provas de endurancemais duras do planeta.
Subiu e desceu o Kilimanjaro mais rapidamente do que qualquer outro ser humano. Pulverizou todos os recordes em cada desafio que se propôs: desde o Ultra-Trail de Mont-Blanc (163 quilómetros de corrida de altitude), à Transpirenaica, passando pela Volta do lago Tahoe...
Correr ou Morrer é o seu diário, o seu manifesto. É o testemunho de um miúdo dos Pirinéus que cresceu na montanha, que aprendeu a amá-la e a respeitá-la. É a história de campeão leal, apaixonado pela natureza, pela competição consigo mesmo, pelas vitórias. Correr ou Morrer é o grito de um atleta a cruzar a meta, uma filosofia de vida, uma lição para todos.

Opinião
Correr ou Morrer é um livro destinado a quem gosta de correr. O autor é atleta de ultra trails e, ao que parece, envolve-se em tudo o que seja praticado em terreno montanhoso. Penso que quem não esteja envolvido na actividade da corrida, seja em estrada, seja em trail (eu só faço estrada, por exemplo), não poderá absorver muito deste manual. Poderá até não compreendê-lo de todo.
Há dias, Kilian Jornet terminou uma prova que durou cerca de um dia completo. Uma das mais duras do planeta. Todos os que assistiam à corrida ficaram boquiabertos quando o viram chegar em primeiro lugar em simultâneo com um atleta norte americano (Jornet é catalão). Ambos cortaram a meta ao mesmo tempo, dando as mãos. Quando questionado sobre o gesto, Jornet disse qualquer coisa como "depois de passar cerca de 23 horas juntos não fazia sentido ganhar por um ou cinco minutos". A verdade é que Jornet havia ganho as duas edições anteriores da mesma prova, em 2014 e 2015.
Jornet parece ser isto isto: extremamente competitivo, mas também generoso. Aliás, quem corre estas distâncias só pode possuir uma generosidade imensa, assim como uma capacidade de luta brutal.
Em Correr ou Morrer podemos conhecer o autor e atleta. Podemos compreender as suas dificuldades, a sua mágoa, o seu caminho, a sua determinação, a sua motivação.
Gostei em particular da descrição das provas em participou, o seu relato, aquilo que ia na sua cabeça nos momentos decisivos das corridas.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum