Saudade - Pablo Neruda

Salvador Dali - A Persistência da Memória
.
.
Saudade - O que será... não sei... procurei sabê-lo
em dicionários antigos e poeirentos
e noutros livros onde não achei o sentido
desta doce palavra de perfis ambíguos.
.
Dizem que azuis são as montanhas como ela,
que nela se obscurecem os amores longínquos,
e um bom e nobre amigo meu (e das estrelas)
a nomeia num tremor de cabelos e mãos.
.
Hoje em Eça de Queiroz sem cuidar a descubro,
seu segredo se evade, sua doçura me obceca
como uma mariposa de estranho e fino corpo
sempre longe - tão longe! - de minhas redes tranquilas.
.
Saudade... Oiça, vizinho, sabe o significado
desta palavra branca que se evade como um peixe?
Não... e me treme na boca seu tremor delicado...
Saudade...
.
Pablo Neruda
.

15 comentários:

    Quem mostra' bo
    Ess caminho longe?
    Quem mostra' bo
    Ess caminho longe?

    sODADE-Susana Évora

    A saudade...sempre sentida e tão pouco explicada...por mais que os poetas o tentem!

    Excelente o seu blog!

     

    Existem saudades sãs, aquelas que a qualquer momento o podem deixar de ser. Existem as saudades sem regresso...essas mesmo.
    E existem as saudades, que muito embora continuem a pertencer à vida, também não têm regresso. Eu tenho saudades de mim.

     

    Paula,

    A saudade é a irmã sombra daquele amor que “é fogo que arde sem se ver”.
    A saudade são as cinzas ainda quentes que cavam um vazio no nosso íntimo mas mesmo assim dão calor.

    Um grande abraço

     

    Maldito tempo! A saudade é uma espécie de morte. A saudade oprime, é inutil e mata devagarinho!
    Deixemos os nossos relógios da memória serem esmagados por um presente que devemos sempre construir com os seus verdadeiros tijolos, que são as memórias do futuro: os sonhos.

     

    Un saludo a todos mis seguidores y amigos, hoy soy yo la que os quiere premiar con este regalito para celebrar la apertura de mi nuevo blog MI JARDIN DE PREMIOS, con él os quiero agradecer vuestro apoyo con las bonitas palabras que me dedicais en mis blogs, la paciencia que habeis tenido cuando he tenido que cerrarlos por que no me ivan bien hasta que he logrado configurarlos a mi gusto y por supuesto siempre pensando en vosotros.
    Os lo iré comunicando mediante comentarios en los blogs, tener un poquito de paciencia ya que sois muchos y el tiempo que tengo es más bien reducido.
    Una vez más me reitero ¡¡¡ GRACIAS¡¡¡ por los premios recibidos que también iré subiendo todos los que tengo atrasados.
    Os dejo el premio para si es vuestro deseo os lo lleveis a vuestras "casas".

     

    SightXperience,Poeta, Argos e Manuel,
    Palavras para quê?? Vocês disseram tudo com as vossas reflexões cheias de significado :) Obrigado pela partilha.

     

    Isabel,
    Parabéns pelo novo blog!

     

    Parabéns. navegar por este espaço tão rico me fez feliz. Com prazer serei a sua seguidora.

    Abraços,

    Raquel

     
    On 25 setembro, 2009 CICL disse...

    Paula, estava passando para mandar um beijo... e este poema despertou a minha curiosidade; mais ainda por ser do P. Neruda e falar de Eça... Adorei.

    Beijo e até breve

     

    oi Paula!
    Deixei um selinho para vc.
    beijos

     

    Olá :)
    Passei só para dar um beijinho!
    Ando sem tempo e com muita saudade de "passear" pelos blogues!
    Até breve

     

    Raquel,
    Sê bem vinda :)

    Cristina,
    Gosto muito deste poema :)

    Renata,
    Obrigado pelo selo :)

    Betita,
    Também ando sem muito tempo, desde que as meninas entraram para a escola, o tempinho à noite é curto ;)

     
    On 29 setembro, 2009 Rubi disse...

    Saudade, uma palavra tao nossa, e endeusada por Neruda. Beijinhos

     

    Rubi,
    Saudade, quem não a sente... :)
    Abraços

     
    On 07 outubro, 2009 myra disse...

    o maravilhoso poeta e ser humano! O Pablo Neruda, oh! beleza, bjs

     

Blogger Templates by Blog Forum