"Assim começa o mal", Javier Marías (Divulgação)
07/11/2015 by Vasco
Depois de Os Enamoramentos, o mui aguardado romance de Javier Marías, sobre o desejo, o rancor e a arbitrariedade do perdão
"Haverá na Europa melhor escritor do que Javier Marías?"
(Independent)
Título Assim começa o mal
Autor Javier Marías
Nr. de Páginas 532
Chancela Alfaguara
Sinopse
Na Madrid de 1980, o jovem Juan de Vere, acabado de sair da universidade, emprega-se como secretário pessoal de Eduardo Muriel, um decano do cinema espanhol. De uma perspectiva privilegiada, quase íntima, assiste à misteriosa desdita conjugal de Muriel e da esposa, Beatriz Noguera, e às reuniões de amigos naquela casa: um grupo de pessoas inteligentes e cultas que lida, no presente, com as consequências de um passado distante e do qual só agora começa, a medo, a falar.
Encarregue por Muriel de investigar o passado de um dos seus amigos de longa data, o doutor Jorge Van Vechten, Juan decide, na arrogância da juventude, ir além das funções de que fora incumbido e tomará decisões questionáveis - decisões de juventude, de quem tem, nas suas próprias palavras a alma e a consciência adiadas.
Sobre o autor
Javier Marías nasceu em Madrid em 1951. É um dos mais destacados autores espanhóis da actualidade.
Venceu o Prémio Ennio Flaiano (El hombre sentimental"); o Prémio Ciudad de Barcelona (Todas las almas"); os prémios Fastenrath, Rómulo Gallegos e Fémina Étranger ("Amanhã na batalha pensa em mim"); os prémios Crítica em Espanha, L'oil el la Lettre e Dublin Literary Award ("Coração tão branco"); e, ainda, pelo conjunto da sua obra, vários galardões em Dortmund, Madrid, Turim, Roma, Udine e Chile, para além do Prémio Literário Europeu.
Foi professor universitário em Oxford e Madrid. A sua obra encontra-se publicada em quarenta e dois idiomas e cinquenta e quatro países.
Conta com seis milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.
Javier Marías é membro da Real Academia Espanhola.
Acho que depois vou querer ler este livro!!
depois...? depois do quê?